Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 07:46:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Capacitores de Tântalo em Valvulados  (Lida 4773 vezes)
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« : 30 de Outubro de 2013, as 09:22:11 »

Bom dia meus amigos!!

Estava falando com um camarada meu que faz restaurações de valvulados. Comentando com ele sobre um projeto que tenho em vista, ele sugeriu trocar os capacitores de acoplamento de polipropileno (uns orange drops que pretendia utilizar no projeto) por capacitores de tântalo.

Minha pergunta é: Isso é viável? Vale à pena?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 30 de Outubro de 2013, as 09:58:33 »

Depende em que estágio esses capacitores de acoplamento serão usados. Se for estágio entre um anodo e a grade de outra válvula, geralmente há uma tensão bem alta (+- 200 a 400V) que os de tântalo não vão suportar (vai ser caro e difícil de achar). Se for só para a entrada, aí pode ser, mas não precisa de tanta capacitância (na casa dos micro farads dos de tântalo) podendo ser os de poliéster ou de polipropileno (variando de algumas dezenas a centenas de nano farads).    
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, as 10:00:32 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #2 : 30 de Outubro de 2013, as 10:06:21 »

Achei estranho mesmo... O cara comentou que consegue os de tântalo com um isolamento maior do que os de polipropileno. Esses caps tem polo positivo e negativo, certo? Isso não influenciaria no circuito?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 30 de Outubro de 2013, as 10:59:32 »

Também tem capacitor de tântalo despolarizado de alta tensão, mas eu não vejo muita vantagem em usar os de tântalo pra isso (são caros e grandes). Seu "camarada" tá querendo complicar as coisas.

http://www.vishay.com/docs/40028/285d.pdf
« Última modificação: 30 de Outubro de 2013, as 11:01:58 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #4 : 30 de Outubro de 2013, as 11:22:50 »

Valeu Xformer!! Esclareceu muito!!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 30 de Outubro de 2013, as 12:51:07 »

Há artigos interessantes sobre capacitores e como sua construção se relaciona com suas características de comportamento.

http://www.cliftonlaboratories.com/capacitor_voltage_change.htm

http://diyaudioprojects.com/mirror/members.aol.com/sbench102/caps.html

Recentemente eu comprei um microfone de condensador com diafragma grande e o primeiro capacitor de acoplamento, da cápsula para o preamp, no valor de 1.000pF (1nF) era um cerâmico multicamadas. Há uma mod bem conhecida na rede que é apenas a substituição desse capacitor por outro de mesmo valor, mas feito de poliestireno (?). Como era uma mod baratinha, e o mic MXL também tinha custado muito barato, resolvi fazê-la. A diferença foi brutal! Ao medir os dois capacitores havia apenas uma pequeníssima diferença de valor no cerâmico multicamadas, para mais. A resposta de graves e agudos do mic mudou positivamente. Infelizmente não tive como aferir isso de maneira científica e assim fica mais um relato de abdução por UFOs...rs.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #6 : 30 de Outubro de 2013, as 13:02:06 »

Há artigos interessantes sobre capacitores e como sua construção se relaciona com suas características de comportamento.

http://www.cliftonlaboratories.com/capacitor_voltage_change.htm

http://diyaudioprojects.com/mirror/members.aol.com/sbench102/caps.html

Recentemente eu comprei um microfone de condensador com diafragma grande e o primeiro capacitor de acoplamento, da cápsula para o preamp, no valor de 1.000pF (1nF) era um cerâmico multicamadas. Há uma mod bem conhecida na rede que é apenas a substituição desse capacitor por outro de mesmo valor, mas feito de poliestireno (?). Como era uma mod baratinha, e o mic MXL também tinha custado muito barato, resolvi fazê-la. A diferença foi brutal! Ao medir os dois capacitores havia apenas uma pequeníssima diferença de valor no cerâmico multicamadas, para mais. A resposta de graves e agudos do mic mudou positivamente. Infelizmente não tive como aferir isso de maneira científica e assim fica mais um relato de abdução por UFOs...rs.


heheheh Mas essa pesquisa empírica, deu um resultado interessante, não?!

Os capacitores sempre trazem assuntos polêmicos! haha

Uma dúvida, em termos sonoros em valvulados, qual é melhor polipropileno ou poliester?
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #7 : 30 de Outubro de 2013, as 14:47:59 »

Uma dúvida, em termos sonoros em valvulados, qual é melhor polipropileno ou poliester?

Vou votaria nos de polipropileno. Mais pelas trucentas milhões de coisas de li na internet do que por empirismo.
Agora é aquela coisa, é polêmico. Vai ter gente preferindo os de poliéster por causa de "A+B".
Então acho que é uma coisa um pouco subjetiva.
Seguindo a linha dos grandes amplificadores dos grandes nomes, acredito, pelo que me lembro, que há uma certa tendência para esses capacitores mais diferenciados (e caros), como polipropileno (Orange Drop), mica, polipropileno metalizado (Solen) etc. Agora usam bastante também os de poliéster metalizado (Mallory 150's series).
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #8 : 30 de Outubro de 2013, as 14:50:41 »

É... já li muita discussão sobre isso.... e há bastante diversidade. Bom, vou nos de polipropileno mesmo....
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #9 : 30 de Outubro de 2013, as 16:13:51 »

Tantalum no caminho do audio.... hummmm....

http://www.avx.com/docs/techinfo/tantbench.pdf

http://www.beavisaudio.com/techpages/Caps/
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Guilherme
Visitante
« Responder #10 : 30 de Outubro de 2013, as 18:45:09 »

Citar
Seguindo a linha dos grandes amplificadores dos grandes nomes, acredito, pelo que me lembro, que há uma certa tendência para esses capacitores mais diferenciados (e caros), como polipropileno (Orange Drop), mica, polipropileno metalizado (Solen) etc. Agora usam bastante também os de poliéster metalizado (Mallory 150's series).

Para áudio, os caps com dielétrico de papel, ou papel-óleo para isolamento acima de 500Vdc, ganham disparado de qualquer outro.

Infelizmente são caros - um Jensen de 100n/250V custa 14 USD - e difíceis de encontrar.

Esses caps eram standard na indústria do áudio até aparecerem os de filme de poliéster, que são completamente diferentes do poliéster ou polipropileno metalizados.

Os de poliéster são construídos de forma idêntica ao de papel e seu representante atual mais conhecido é o "mustard cap", cópia dos Philips/Mullard serie C296.

Acho que boa opção hoje em dia, talvez melhor do que polipropileno, são os Mallory 150 ou seu equivalente da Vishay, cujo nome não me lembro agora.

Registrado
JB.Santos
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 140

Obrigado
-Dado: 48
-Recebido: 21



« Responder #11 : 21 de Abril de 2020, as 19:09:19 »

Olá
 
Aproveitando este tópico:
Fiz uma pergunta em um site americano se poderia usar capacitor de Tântalo no catodo da válvula pré-amplificadora.
A resposta foi que os capacitores Tântalos, quando queimam, entram em curto circuito e isto danificaria a válvula e, por isso, o mais indicado seria os eletrolíticos.
Como nunca usei esse tipo de capacitor e não tenho experiência, queria saber a opinião de vocês.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 21 de Abril de 2020, as 21:11:35 »

Citação de: JB.Santos
A resposta foi que os capacitores Tântalos, quando queimam, entram em curto circuito ...


Isso é verdade.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal