Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 08:54:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Borne T7 Classic  (Lida 23347 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #30 : 27 de Novembro de 2013, as 00:05:01 »

Obrigado Plautz, assim fica mais fácil a visualização desse circuito com detalhes "diferentes".

Eddie. Não entendi essa ligação do circuito de alimentação dos filamentos ao cátodo da 6L6, isso está correto?
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, as 00:10:07 por Matec » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #31 : 27 de Novembro de 2013, as 08:10:12 »


Eddie. Não entendi essa ligação do circuito de alimentação dos filamentos ao cátodo da 6L6, isso está correto?

Sim, uma das fazes do do filamento é conectada ao catodo da 6l6, isso é bem comum em amps SE com terra virtual, serve para reduzir o ruído de 60 hz.

-----

esse volume na entrada da 6L6 é estranhíssimo. Um pot de 100k , que já é um valor baixo e que ainda  pode zerar, sobrando só um resistor de 22k, como carga da placa da 12ax7 que tem um resistor de placa de 220k!
E o filtro em baixo volume? 22n com 22k mais uns 10k com o volume em 9Hs, só médio e agudão (Corte em 220Hz -3dB) [/spoiler]


Quando uso ele saturando o pré, o resultado é uma distorção com uma sonoridade muito fechada, então tá explicado a ideia do Pedrone, compensar o ganho de graves restringindo controle de volume.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2013, as 14:41:43 por EddieTavares » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #32 : 27 de Novembro de 2013, as 19:37:41 »

Citar
Quando uso ele saturando o pré, o resultado é uma distorção com uma sonoridade muito fechada, então tá explicado a ideia do Pedrone, compensar o ganho de graves restringindo controle de volume.


Eddie
Na sua opinião esse som que você mencionou é uma característica boa desse amplificador?
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 15:00:28 por Matec » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #33 : 27 de Novembro de 2013, as 19:45:45 »


Eddie. Não entendi essa ligação do circuito de alimentação dos filamentos ao cátodo da 6L6, isso está correto?

Sim, uma das fazes do do filamento é conectada ao catodo da 6l6, isso é bem comum em amps SE com terra virtual, serve para reduzir o ruído de 60 hz.
Não só em SE, se bem que aqui quem ta ligado ao catodo dos pentodos são os resistores de 100R...
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?action=dlattach;topic=2529.0;attach=11358;image
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #34 : 28 de Novembro de 2013, as 08:38:47 »

Citar
Quando uso ele saturando o pré, o resultado é uma distorção com uma sonoridade muito fechada, então tá explicado a ideia do Pedrone, compensar o ganho de graves restringindo controle de volume.


Eddie
Na sua opinião esse som que vc mencionou é uma característica boa desse ampli?

Well... Soa interessante, mas tenho que dizer que dessa forma não é muito versátil, se o amp fosse meu provavelmente eu tiraria esse controle e provavelmente modificaria o mesmo para ficar mais parecido com um Champ, talvez até trocar a 6l6 por uma 6v6.

O amp tem graves sim, liguei a saída dele na minha 2x12 e eles ficaram mais evidentes ainda, mas o que é chato nesse amp são os médios, provavelmente um pedal Eq com o clássico "sorriso" corrija isso, já que implementar um tonestack de 3 controles sem detonar a aparência do amp esta fora de questão, outra possibilidade seria alterá-lo pra que controle somente os médios, e é bem possível que o Pedrone tenha pensado nisso, pois tem vários jumpers e pads de componentes não usados.

Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #35 : 03 de Dezembro de 2013, as 09:13:21 »

Report final.

   Esse final de semana entreguei o amp, o dono testou e  o amp está funcionando 100%.

   O problema que ocorreu é que a placa é fixada no chassis apenas pelos potenciômetros, durante o transporte o ela balança mais do que deveria, e dessa forma uma das trilhas se rompeu justamente onde temos um dos pads do pot de volume (que também polariza a grade da V2). Fiz um jump e o amp voltou a funcionar corretamente.

   A solução definitiva seria fixa criar mais um ponto de fixação pra que a placa não balance mais, isso é um pouco difícil pois o chassis é uma chapa 18(?) dobrada em em U, no fim das contas, acabei montando o amp novamente e entregando ao dono.
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #36 : 03 de Dezembro de 2013, as 19:02:06 »


Ah, sim, já ia esquecer: o transformador de saída é pra lá de decente! Antes de mudá-lo realmente havia falta de graves e definição.

 Fala cara, de onde saiu esse transformador?
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #37 : 03 de Dezembro de 2013, as 19:49:44 »

Citar
Não só em SE, se bem que aqui quem ta ligado ao catodo dos pentodos são os resistores de 100R...

"terra virtual" é usado em navios, submarinos, aviões, naves espaciais. Por motivos óbvios.

Esse método de referenciar a tensão AC de filamento ao potencial de cátodo mais elevado do circuito, nesse caso o cátodo do pêntodo de potencia, assegura que as altas correntes AC de 60Hz fiquem restritas aos filamentos, não circulando  pelo chassis ou outros pontos do circuito.

O método adotado nesse amp é o mais simples mas, não por isso, bastante eficiente.


Registrado
nivek
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 44

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 60


Do or do not... there is no try<< yoda


« Responder #38 : 21 de Setembro de 2020, as 15:49:18 »

Bom dia. Alguém ainda possui o esquema desse amplificador, que foi postado aqui? Não consigo baixar no link enviado.
Estou com uma "bomba" dessas, de um amigo, está sem funcionar a anos. Teve várias tentativas de conserto, mas cada um que abriu, entregou com mais algum fio solto.

Obrigado desde já.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #39 : 21 de Setembro de 2020, as 19:11:12 »

Bom dia. Alguém ainda possui o esquema desse amplificador, que foi postado aqui?...

Embora eu saiba como agem os fabricantes nacionais não custa perguntar se você já tentou conseguir com a própria Borne
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
toscator
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 52

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 0


« Responder #40 : 22 de Setembro de 2020, as 07:10:19 »

Bom dia. Alguém ainda possui o esquema desse amplificador, que foi postado aqui? Não consigo baixar no link enviado.
Estou com uma "bomba" dessas, de um amigo
Obrigado desde já.

eu tive um desses, comprei de segunda mão por, pasme, 200 reais, alguns meses depois apresentou mau funcionamento, quando abri vi que os capacitores nao eram confiaveis, os transformadores sofriveis, o amp estava com alguns erros na propria pcb, etc etc... E olhe que eu nao entendo tanto quanto algum dos mais experientes do forum.
Minha dica seria voce tentar produzir uma placa mais confiável... porem tenho o arquivo com o esquema em algum local no meu hd, se tiver interesse mande seu email que eu envio sem problemas (não sou bom upando arquivos no drive)
Registrado
nivek
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 44

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 60


Do or do not... there is no try<< yoda


« Responder #41 : 23 de Setembro de 2020, as 21:23:03 »

Bom dia. Alguém ainda possui o esquema desse amplificador, que foi postado aqui?...

Embora eu saiba como agem os fabricantes nacionais não custa perguntar se você já tentou conseguir com a própria Borne

Sim, tentei, porém sem resposta.

O amigo toscator já me passou o esquema, muito obrigado aliás.

Já consertei, está funcionando perfeitamente... Estou tentando convencer o dono dele a refazer todo o circuito de uma forma mais robusta. Logo teremos novidades hehe.

Obrigado Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #42 : 23 de Setembro de 2020, as 23:53:04 »

Que bom que você conseguiu ! Teria como postar aqui o esquema bem como descrever o problema e como o resolveu para a posteridade ?
« Última modificação: 24 de Setembro de 2020, as 16:01:52 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
nivek
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 44

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 60


Do or do not... there is no try<< yoda


« Responder #43 : 24 de Setembro de 2020, as 01:34:14 »

https://drive.google.com/file/d/1PDh5EvfnsxO_WYH87Q0UwcZIMB9PVxYp/view?usp=drivesdk


Esse aqui foi um problema bem específico. Ele foi ligado em tensão errada, fritou alguns componentes a ponto de ser impossível ler os valores pra troca. Até aí, OK.
Foi mandado para conserto em vários lugares diferentes, e cada um que abriu ele, desmontou alguma coisa, e devolveu sem por no lugar... Como a placa é cheia de gambiarra, os fios são soldados na face das trilhas. E nisso é que eu estava perdido. Os valores dos componentes queimados, e as ligações de válvulas e transformadores simplesmente desconectados.

Mas deu tudo certo. Agradeço a paciência dos amigos.
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal