Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Abril de 2024, as 05:41:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pré amplificador para microfone valvulado  (Lida 6512 vezes)
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« : 21 de Abril de 2021, as 02:44:30 »

Boa noite amigos, eu construi um pré amplificador valvulado para microfone, de acordo com esse esquemático:



Fiz a fonte como nesse esquema:



E esse é o equipamento:



Deu certo o som ficou legal mas tem um ruído que não pode existir, porque esse equipamento é para estúdio então o ruído deve ser o mínimo, eu mudei algumas coisas, usei um grid stopper de 1K que não consta no projeto original, e omite o capacitor de 15pF, esse capacitor de 15pF acredito que não deveria ter retirado porque ele provavelmente evita que a válvula oscile em altas frequências, eu gravei alguma coisa e abri um e acoplei o sinal de entrada com um capacitor de 1uF analisador de frequência e vi alguma coisa perto de 18khz crescendo, então talvez pode ter sido esse capacitor, certo?

Utilizei como v1 uma 12AT7, na saída não consegui atingir sinais com alto headroom, gravando no sonar ficou baixo, não muito mas ficou baixo, talvez posso contornar isso no transformador de saída, tenho um enrolamento em paralelo que não está sendo usado, de repente posso ter uma melhora nisso.

Os filamentos estão em 6,3vac, e um detalhe é que o ruído some quando desliga a chave do microfone, sem cabo também tem o ruído, só quando desliga a chave do mic que some completamente.

Gostaria de algumas sugestões de melhoria, principalmente sobre o ruído do vídeo, que segue abaixo:

Link do vídeo
https://youtu.be/dgDB7veDZIE
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 21 de Abril de 2021, as 04:31:41 »

À princípio, parece que o ruído é externo ao pré. No entanto, também existe uma fiação muito próxima ali na parte da fonte.
Você utilizou algum desacoplamento de ruídos vindos da Rede elétrica?

Eu não tiraria o capacitor, e deixaria o resistor de 1k na entrada.

Veja também se não acabou criando algum loop de aterramento.

Os transformadores que você utilizou foram construídos mesmo para esse fim?

 Smiley

P.S. O chassis é de alumínio ou ferro?
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #2 : 21 de Abril de 2021, as 05:15:54 »

Eu rotacionaria em 90 graus o transformador de força...
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #3 : 21 de Abril de 2021, as 05:32:51 »

À princípio, parece que o ruído é externo ao pré. No entanto, também existe uma fiação muito próxima ali na parte da fonte.
Você utilizou algum desacoplamento de ruídos vindos da Rede elétrica?

Eu não tiraria o capacitor, e deixaria o resistor de 1k na entrada.

Veja também se não acabou criando algum loop de aterramento.

Os transformadores que você utilizou foram construídos mesmo para esse fim?

 Smiley

P.S. O chassis é de alumínio ou ferro?

Estudei bem sobre o aterramento, juntei todos em um ponto e desse ponto fiz uma única ligação ao chassis, os transformadores são específicos, inclusive tenho gráficos de performance deles, são lineares na faixa de áudio. Sobre rotacionar eu não tinha pensado nisso, a fiação sobre a fonte não está muito adequada mas não sei o que fazer a não ser aumentar o tamanho e fugir da área de alimentação o que me deixou em duvida se eu encurtava ou se passava próximo. O chassis é de alumínio.

Sobre rotacionar o transformador de força na verdade ele está do lado de fora do chassis, não sei se repararam mas vejam que ele está fora.
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #4 : 21 de Abril de 2021, as 07:30:19 »

Verdade. Mas acho que o choke da fonte deveria ser rotacionado também.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 21 de Abril de 2021, as 15:04:02 »

O ruído audível é de frequência bem menor do que 18 kHz (que nem seria muito audível), mais perto da frequência da rede e de ripple.
Normalmente o pessoal nesses circuitos para pré, usa corrente DC para alimentar os filamentos.
Outra coisa é que nas recomendações no esquema, está escrito que a parte de áudio seja blindada da parte da fonte. Talvez seja necessário colocar uma chapa metálica entre as duas placas separando e blindando os circuitos.
Experimente aterrar a carcaça dos potenciômetros. Solde um fiozinho na carcaça (a cobertura metálica de trás) e aterre-o.

 
« Última modificação: 21 de Abril de 2021, as 15:09:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #6 : 22 de Abril de 2021, as 17:23:40 »

Verdade. Mas acho que o choke da fonte deveria ser rotacionado também.

Bom dia amigos,

Rotacionei o choke, mas não resolveu. Na linha DC eu não observei nenhum tipo de ripple, coloquei no osciloscópio e estava muito bom, sem ripple aparente, e sem o ruído que apresenta na saída, meu próximo passo será usar DC nos filamentos, vou projetar uma fonte, tenho um LM 317 que posso usar para estabilizar a tensão e ai vou testar denovo. Por enquanto agradeço!!
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
nelsonpaschoal
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 77

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 9



« Responder #7 : 24 de Abril de 2021, as 21:02:35 »

Boa tarde pessoal,

Só pra dar um feedback, eu consegui resolver o problema do ruído, primeiro eu fiz um terra artificial nos filamentos, meu transformador não tem center tap nos filamentos então eu li que isso pode deixar flutuante o primário. Outra coisa que resolveu e muito foi estudar o datasheet e os gráficos da válvula que estou usando, porque o esquemático dizia para usar uma 12AY7 mas não encontrei disponível, então coloquei uma 12AT7, porém não é só tirar uma e colocar outra, é preciso avaliar o ponto de funcionamento pelos gráficos de característica da placa e nessa eu fiz algumas alterações, no primeiro estágio estou com um resistor de 22k e no segundo estágio um de 47k, e o som melhorou bastante, estou numa região mais linear, antes estava dando um pouco de distorção na voz, quando forçava um pouco o volume ai rachava a voz, agora o problema acabou e eu entendi estudando o datasheet e essa pagina: https://robrobinette.com/Drawing_Tube_Load_Lines.htm , além de melhorar o desempenho o ruído sumiu. Moral da história: quer ser DIY´er, é bom estudar o que vc está fazendo, será de enorme aprendizado, só pegar um esquema e ir copiando pode não dar certo e ai você não vai entender o porque. 
Registrado

O Rock ´n Roll nunca irá te decepcionar!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal