Qualidade das 3PDT: Como identificar?

Started by Sergiodam, 15 de January de 2014, as 11:24:40

Previous topic - Next topic

Sergiodam

***
Colaborador
Posts: 599
Location: Rio de Janeiro
Logged
Sei que muitos aqui já devem ter passado por uma experiência chata como a minha; pois montei um pedal que acabou indo parar no set de um amigo meu e que apresentou problema de mal contato na 3PDT. Isso é muito chato, pois deixa o guitarrista numa saia-justa em plena apresentação. O problema é que a gente só sabe que a chave não era de boa qualidade depois que acontece uma situação assim  >;( .

Por isso a minha pergunta: existe algum meio de poder diferenciar uma 3PDT de boa qualidade de uma 3PDT lixo? Eu não vejo marcas, logos, códigos em nenhuma delas; os pesos me parecem idênticos assim como os preços (vagabundas ou não, sempre são caras), enfim, é uma proeza semelhante a descobrir se o papagaio é macho ou fêmea. Mas deve haver um meio, e eu queria muito saber para não correr o risco de ficar entrando em  furadas.  )>|

Em tempo: sei que o Felix vende 3PDTs de boa qualidade - sempre que posso compro com ele -, mas às vezes aproveito o frete de uma compra on-line e incluo uma ou duas 3PDTs e elas acabam se misturando mesmo...

felix

Guest
Logged
Depois que você pega algumas centenas delas, dá para saber qual é a ruim pelo "peso", pressão e barulho do click  :D
Mas é difícil mesmo saber.

Só digo uma coisa, não deixe as chaves paradas, 1 dia que ela fica guardada é um dia a menos que ela tem de vida.
Por isso tento manter um fluxo grande para não ficar com chaves guardadas.

Outra coisa são os lotes, infelizmente, as vezes recebemos lotes com problemas, ao identificar um lote com defeito, eu retiro todas as chaves deste lote de circulação. Como eu não misturo os lotes, acaba tendo um controle maior.

Basicamente como todo componente a regra é clara.
1o Não misture componentes de épocas, fornecedores e lotes diferentes.
2o Não guarde peças por muito tempo
3o Não use ferro de solda de qualquer jeito, menos é mais.
4o Teste antes de soldar e depois de soldar.
5o Tenha sorte.

:tup

GuitarCris

****
Handmaker
Posts: 1,210
Location: São Paulo
Logged
Como sempre comprei do Felix, nunca me preocupo com isso.......Qualidade garantida!!!
Em busca do drive perfeito!!!

hgamal

*****
Hand MasterMind
Posts: 3,986
Logged
Esta questão da ?PDT é delicada mesmo... tenho pensado mesmo em usar bypass eletrônico ou com relê!

Já comprei chaves com um belo acabamento... muito bonitas mesmos... mas ordinárias... coisa bem Nelson Rodrigues!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar

cesar.carazza

***
Colaborador
Posts: 683
Logged

Sergiodam

***
Colaborador
Posts: 599
Location: Rio de Janeiro
Logged
#5
Quote from: hgamal on 15 de January de 2014, as 15:17:10

Já comprei chaves com um belo acabamento... muito bonitas mesmos... mas ordinárias... coisa bem Nelson Rodrigues!

Esse é o problema. Aos olhos comuns elas são idênticas. Estive olhando duas que eu tenho aqui e notei uma coisa interessante: uma delas tem a resina vermelha entre os polos bem demarcada (ou seja, há nove quadradinhos de resina, uma em cada polo), a outra tem uma "capa" de resina única, envolvendo todos os polos, como se estivesse espalhada entre eles. Talvez a primeira seja a melhor, pois dá a impressão de um acabamento mais cuidado. :-)  Faz sentido, ou seria o contrário??? :D  Na foto abaixo o primeiro caso e a segunda foto e vice-versa... (ops!)


Marcos Câmara

*
Iniciante
Posts: 5
Mateus 11:28
Logged
Já ouvir dizer que as DPDT Carling são top... mas o preço também.

felix

Guest
Logged
Eu recebo chaves do mesmo fabricante com e sem excesso de resina, isso não influi em nada, varia conforme a disposição de quem fez.

O que não pode é ficar misturando chaves de vendedores diferentes, até porque para quem vende com controle como eu, é importante saber se alguma chave apresenta problema, porque é assim que posso isolar o lote.

As chaves que vendo, como já comentei, não são ROHS, logo estão cheias do bom e velho chumbo, isso ajuda muito na durabilidade das chaves.

Essas ROHS como as da Mammoth costumam a estragar antes, mas como eu disse anteriormente, como tudo na vida, existe também o fator sorte.

felix

Guest
Logged
Sorte me deu seu Queijo Meia Cura, o coisa boa  :D
Temos que trabalhar em cima de novas trocas.  :P
Ruim que os 40 graus aqui do Rio, mais a morosidade dos Correios, arriscado você enviar Meia Cura da Canastra e chegar Gorgonzola dos Canastras.
[beer2]

Sergiodam

***
Colaborador
Posts: 599
Location: Rio de Janeiro
Logged
Quote from: felix on 15 de January de 2014, as 15:45:20

O que não pode é ficar misturando chaves de vendedores diferentes, até porque para quem vende com controle como eu, é importante saber se alguma chave apresenta problema, porque é assim que posso isolar o lote.

Entendi o recado, amado mestre!!! :D :D :D  Mas com toda a certeza essa não veio de um lote seu...  :tup  Assim como o Marcos e tantos outros, nunca tive azar com as peças que peguei com vc...  :D

O que me deixa incorformado (pela falta de lógica) é que as peças são idênticas e o fabricante de peças de boa qualidade não coloca uma marca em suas peças. Isso ajudaria.

Marcos Câmara

*
Iniciante
Posts: 5
Mateus 11:28
Logged
Quote from: felix on 15 de January de 2014, as 15:53:39
Sorte me deu seu Queijo Meia Cura, o coisa boa  :D
Temos que trabalhar em cima de novas trocas.  :P
Ruim que os 40 graus aqui do Rio, mais a morosidade dos Correios, arriscado você enviar Meia Cura da Canastra e chegar Gorgonzola dos Canastras.
[beer2]

Tem um box no Mercado Municipal aqui que está vendendo um Canastra que é sensacional. hehe

Battery Acid

****
Handmaker
Posts: 1,242
Location: Uberlândia - MG
Logged
Deem uma lida nisso aqui ;)

http://www.instructables.com/id/Repair-your-footswitches-SPDT,-DPDT,-3PDT/?lang=pt

E queijos mineiros são f*da! Tenho sorte de ter nascido numa das regiões mineiras que tem os melhores queijos :D

felix

Guest
Logged
Eu queria dizer tudo de melhor que faz na terra que eu nasci, porém tenho medo de ser preso.
Para resumir acho que daqui só gosto das cariocas e do joelho (salgado de lanchonete).


Viniratm

Guest
Logged
Compro direto com a Tigger Comp, mas tem algumas coisas deles que as vezes incomodam.


As 3PDT deles vem com os terminais todos sujos, encardidos, não aceita solda de jeito nenhum.

Toda vez que eu vou soldar tenho que passar uma lima nos terminais, e depois um isopropílico.

Mas mesmo assim a solda não adere como deveria.



Abraço A todos!

Sergiodam

***
Colaborador
Posts: 599
Location: Rio de Janeiro
Logged
Exatamente como o que me causou problema, Viniratm, comprado na própria Tigger.  )>|