Teoria da conspiração: Gibson contra os canhotos

Started by laerteandrade, 17 de January de 2014, as 10:37:30

Previous topic - Next topic

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Sigam a dica do Alex Frias. Usem um potenciômetro  linear com treble bleed. O treble bleed altera a atuação do potenciômetro de forma que ele se assemelha a um log (ou rev log, dependendo de quais pinos são ligados), além de evitar a perda de agudos ao diminuirmos o volume.
AI = data laundering

Roberto Alves

Hand MasterMind
Quote from: Tiarlei Crist on 30 de July de 2015, as 23:20:29
Por essas e muitas outras razões, desisti de tocar como canhoto logo que comecei.
Sou canhoto e sempre toquei como destro.

Eu também Tiarlei.

Eclético mas com parcimônia!!!

laerteandrade

Colaborador
Na minha próxima modificação usarei o linear com o treble bleed para ver como fica, já usei o treble bleed em pot de 250 reverse log e não notei alteração na atuação do potenciometro, mas pode ser que eu tenha me passado.

Quote from: darkislanio on 31 de July de 2015, as 05:59:54
Sigam a dica do Alex Frias. Usem um potenciômetro  linear com treble bleed. O treble bleed altera a atuação do potenciômetro de forma que ele se assemelha a um log (ou rev log, dependendo de quais pinos são ligados), além de evitar a perda de agudos ao diminuirmos o volume.

Tiarlei Crist

Guest
Lembrando que para haver alguma alteração na atuação do pot, tem que ser o "treble bleed" com resistor.
O que parece não ser o que o Alex usa.

-----

Quote from: Roberto Alves on 31 de July de 2015, as 08:59:27
Quote from: Tiarlei Crist on 30 de July de 2015, as 23:20:29
Por essas e muitas outras razões, desisti de tocar como canhoto logo que comecei.
Sou canhoto e sempre toquei como destro.
Eu também Tiarlei.

Tamo junto.
(guitar_player

No começo foi muito trabalhoso ir contra a "natureza".
Más acredito ter saído mais barato assim. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
Então, fui citado e agora me defendo...rs. 8)

O uso do capacitor de "Treble Bleed" certamente cria uma curva diferenciada, mas não chega a ser como o uso de um potenciômetro logarítmico.
O que interessa para mim ao usar um potenciômetro na guitarra é ter mais nuanças de alteração de valor entre a terça parte máxima do cursor. Assim fica muito mais fácil achar "sweet spots" quando se usa alguns tipos de distorção. Além de facilitar tremendamente o recurso de "swell", que seria tirar o ataque percussivo da nota digitada/palhetada.

Para quem se interessa nesse tipo de coisa vale a pena experimentar!
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

darkislanio

Colaborador
Electronic Mess
Mas quando se usa o treble bleed com capacitor e resistor, a curva fica semelhante à curva de um potenciômetro logarítmico.
AI = data laundering

Tiarlei Crist

Guest
E com apenas capacitor (pelo ao menos com pot linear, que é o que sempre uso no volume quando poço) nunca percebi uma alteração de fato na curva. E também gosto muito de fazer o "swell" principalmente com delay.
Mesmo na teoria essa alteração de curva provocada por este capacitor aconteceria apenas em frequências específicas que mudam conforme posição do pot. Más na pratica acabamos percebendo isto como uma "alteração de brilho" e não como outra curva no pot, pelo que parece.

Alex Frias

DIY Freak
Flanelinhas, cuidado!!!
A alteração apenas usando o capacitor (de valor adequado, lógico) traz uma curva mais relacionada com a impedância, coisa que também vai compensar o efeito de perda excessiva se altas quando se abaixa o volume usando um amplificador e/ou pedal de entrada de alta impedância.

"Swell" com pot linear é outra coisa! Se tiver um drive depois, ou mesmo um compressor...
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!

Tiarlei Crist

Guest
Quote from: Alex Frias on 19 de August de 2015, as 14:35:52
A alteração apenas usando o capacitor (de valor adequado, lógico) traz uma curva mais relacionada com a impedância, coisa que também vai compensar o efeito de perda excessiva se altas quando se abaixa o volume usando um amplificador e/ou pedal de entrada de alta impedância...

É exatamente disto que falo.

Quote from: Alex Frias on 19 de August de 2015, as 14:35:52
"Swell" com pot linear é outra coisa! Se tiver um drive depois, ou mesmo um compressor...

Malmsteen que o diga... rs

RafaS

*
Iniciante
Uso linear pra tudo e não me estresso com nada disso.

Independente de ser destro (sou).

Eu não uso log para quase nada porque meu cérebro é linear. hahahaha
"Dê um peixe e você alimenta ele por um dia. Dê uma guitarra e você diverte ele pro resto da vida."