transferencia para placa de fenolite

Started by pauloamanda, 22 de January de 2014, as 17:08:46

Previous topic - Next topic

pauloamanda

Guest
Gente estou a construir o OD-1 do Guero, e surgiu uma duvida, no projeto não diz se os capacitores tem que ser eletroliticos.. ceramico.. etc. e como eu não sei ler o esquema, estou perdido, me ajudem ai por favor.

xformer

Administrator
DIY Freak
e^(i x pi)+1=0
Quando não há indicação (o símbolo indica se tem polaridade ou não) de qual tipo de capacitor pode/deve ser usado, algumas dicas:

- Quando os valores de capacitância forem altos, acima de 0,47uF (470nF) normalmente se usa eletrolíticos (polarizados ou não) e de tântalo (mais caros).
- Com valores intermediários entre 1nF e 2,2uF podem ser usados os de poliéster metalizado.
- Para valores abaixo de 1nF (1000pF) normalmente se usam capacitores cerâmicos ou de poliestireno (styroflex)
- O espaço disponível na placa/desenho pode determinar também qual o tipo de capacitor a ser usado, pelo tamanho dele.
- Outro fator é a tensão de operação do capacitor (normalmente capacitores de cerâmica e poliéster tem tensões maiores do que os eletrolíticos).
- Se o símbolo do capacitor no esquema tiver indicação de polaridade (o sinal +) num dos terminais, então é eletrolítico ou de tântalo. Se não tiver o sinal, mas um dos traços paralelos for mais grosso do que o outro (ou for um "u" largo), também é polarizado.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.