Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 08:36:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tutorial de Confecção de Placa de Circuito Impresso por Fotogravação  (Lida 46093 vezes)
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #45 : 31 de Janeiro de 2015, as 22:59:39 »

Pessoal, uma dúvida (bem de iniciante na coisa  Tongue ): a lâmpada que é usada na revelação é lâmpada de "luz negra" comum, que compramos em loja de materiais elétricos, ou precisa ser a "especial" que tem no site da pcismart, mas que custa quase 60 dilmas?
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2015, as 23:04:51 por PatraoGuitar » Registrado

Aprender, aprender e aprender.
Antonio de Campos Junior
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 470

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 102



« Responder #46 : 01 de Fevereiro de 2015, as 07:13:35 »

Olá PatraGuitar,
Eu utilizo uma luz negra comum, só se atente para a potência dela, que deve ser de 28W.
Utilizando a tinta da Placompel, apenas 2 minutos e suficientemente para exposição.
Abraços,
Antônio
Registrado

Os políticos e as fraldas devem ser trocados sempre, e sempre pelos mesmos motivos!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #47 : 01 de Fevereiro de 2015, as 12:37:55 »

Pelo o que pesquisei, a fotossensibilidade das tintas fica na faixa dos raios ultravioleta A (UVA -  de comprimentos de onda de 400 a 320nm = luz negra), portanto essa é a característica que a lâmpada deve ter.
Lâmpadas UV germicidas emitem radiação na faixa de 280  a 100nm (mais especificamente em 254nm) e são do tipo UVC. Eu uso para apagar EPROMs.
Intermediariamente tem os UVB, na faixa de 320 a 280nm.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #48 : 01 de Fevereiro de 2015, as 13:22:46 »

...os dois tipos de lâmpadas emitem radiação ultravioleta, mas existem uma diferença quanto à intensidade e ao comprimento de onda. As chamadas lâmpadas de luz negra ou simplesmente luz negra, emitem radiação ultravioleta de pequena intensidade na parte do espectro próxima do violeta, sendo usada em lanternas para verificar fluorescência e também com efeitos decorativos e bailes e vitrines. A radiação fraca destas lâmpadas não é prejudicial às pessoas e por isso não existem restrições quanto ao seu uso. Por outro lado as lâmpadas de ultravioleta de vidro transparentes são lâmpadas que emitem radiação ultravioleta de alta intensidade numa faixa mais ampla do espectro sendo utilizadas em diversos tipos de aplicações como bactericida, para apagar memórias EPROM, para gravação em placas fotosensíveis, etc. A radiação destas lâmpadas é perigosa para os nossos olhos, devendo portanto sempre serem utilizadas em locais vedados, nunca de modo que sua luz chegue até nossa vista.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
PatraoGuitar
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 5



« Responder #49 : 01 de Fevereiro de 2015, as 18:46:30 »

Valeu pessoal, achei meio estranho uma lâmpada custar quase 60 reais...   Ui
Agora é juntar o dinheiro para pegar todo o material necessário.
Registrado

Aprender, aprender e aprender.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #50 : 02 de Fevereiro de 2015, as 10:57:55 »

Pessoal,

Todo mundo comentou sobre as lampadas mas só o Antonio respondeu.
Qual lâmpada se usa? A quela transparente ou a aquela que parece uma fluorescente compacta escura (luz negra)?

Pelos comentários do xformer e do site do Newton, é necessário usar a lâmpada transparente que emite o comprimento correto de onda, certo?
Mas a lâmpada a que o PatraoGuitar se refere vendida no site da pcismart não é essa lâmpada transparente e no site não há nenhuma referência de potência e comprimento de onda emitido.

Lampada Especial Para Cura De Tinta Uv Especial

Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #51 : 02 de Fevereiro de 2015, as 11:08:11 »

Qual lâmpada se usa? A quela transparente ou a aquela que parece uma fluorescente compacta escura (luz negra)?

Pelos comentários do xformer e do site do Newton, é necessário usar a lâmpada transparente que emite o comprimento correto de onda, certo?
Mas a lâmpada a que o PatraoGuitar se refere vendida no site da pcismart não é essa lâmpada transparente e no site não há nenhuma referência de potência e comprimento de onda emitido.

Lampada Especial Para Cura De Tinta Uv Especial

A lâmpada certa é a que emite "luz negra" e que parece com a compacta fluorescente, pintada de preto.  A lâmpada transparente (de cristal e não de vidro) é a germicida e NÃO SERVE pra curar a tinta, pois o comprimento de onda dos UV que ela emite é inadequado.

Como sugestão, comprem a lâmpada do Nelson que sempre me atende bem e tem preços muito bons (R$ 30 a lâmpada negra):
http://www.placonline.com.br/materiais-ci.html?p=2

« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2015, as 11:13:02 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #52 : 02 de Fevereiro de 2015, as 11:12:14 »

Falha minha

(UVA -  de comprimentos de onda de 400 a 320nm = luz negra)
Registrado

Juliano Oliveira
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #53 : 02 de Fevereiro de 2015, as 11:51:07 »

Pessoal estou vendo os materiais para comprar, e como vou experimentar o método vou comprar o básico.

A tinta foto-sensível pensei nessa aqui:

http://www.placonline.com.br/materiais-ci/tinta-foto-sensivel-para-circuito-50g-plc-8320-50.html

O revelador:

http://www.placonline.com.br/barrilha-para-revelac-o-300gr-plcbl300.html

E a lâmpada:

http://www.placonline.com.br/lampadaultravioleta-1025.html

Então esses materiais servem para a técnica proposta certo?
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #54 : 02 de Fevereiro de 2015, as 11:56:34 »

Sim,

Colocaria apenas na lista folha de transparência para imprimir os circuitos.
E um pedaço de vidro para sobrepor entre a transparência e a placa, para melhores resultados.

Registrado

Juliano Oliveira
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #55 : 02 de Fevereiro de 2015, as 12:06:30 »

Murbachjean,

não é necessário gastar com o revelador. Você mesmo pode fazer a solução usando 2g de barrilha leve (vende em casas de material de piscina) para 200ml de água. 2kg de barrilha leve custa em média 10,00.

Para limpeza, use acetona.
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #56 : 02 de Fevereiro de 2015, as 12:09:35 »

Esse site que você mandou tem bons produtos, mas parece que ele tem um problema, parece que perde a sessão e zera o carrinho e volta para a pagina inicial.

Mais alguém com o mesmo problema?

Registrado

Juliano Oliveira
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #57 : 02 de Fevereiro de 2015, as 12:12:52 »

Comigo não aconteceu isso, fechei a página abri de novo e não zerou meu carrinho.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #58 : 02 de Fevereiro de 2015, as 12:19:36 »

As compras que fiz na Placompel (Placaonline) eu pedi por email ou por telefone porque eram itens fora do site. E fui buscar (av. Conselheiro Carrão, na vila Carrão em SP, perto da Radial Leste).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
murbachjean
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 341

Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 141



WWW
« Responder #59 : 03 de Fevereiro de 2015, as 07:46:11 »

Murbachjean,

não é necessário gastar com o revelador. Você mesmo pode fazer a solução usando 2g de barrilha leve (vende em casas de material de piscina) para 200ml de água. 2kg de barrilha leve custa em média 10,00.

Para limpeza, use acetona.

Então Marcos eu coloquei na compra porque acho que aqui na minha cidade não vou encontrar!

O resto dos materiais vou comprar aqui mesmo, o vidro pensei em dois pedaços de uns 20x20 cm ou 25x25 cm, a transparência também eu encontro aqui, e o óleo de banana acho eu que encontro também!

Pensei em construir uma base para a lâmpada como essa aqui: (29:31)

https://www.youtube.com/watch?v=7r8KmczVgpE

Não exatamente como essa, apenas a base com bocal para ligar a energia.

Agora pra secar a placa que eu vou ter dificuldade, só se usar o secador de cabelos da minha irmã, existe alguma outra forma de secar a placa? Daria para expor ela a algum gerador de calor, por exemplo alguma lâmpada?
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 8   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal