Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 21:00:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Boss NS-2 - Perda de Volume  (Lida 5301 vezes)
flamesdragon
Visitante
« : 30 de Janeiro de 2014, as 07:04:05 »

Bom dia pessoal tudo certo?
Já fiz diversas pesquisas no google, em forums, forums gringos, e não consegui encontrar algo muito útil.
Eis meu problema:
Comprei um pedal da Fire, o Overdrive, fui testá-lo no meu amp, só com ele, toquei um pouco, vi que estava tudo funcionando e resolvi então colocá-lo no meu pedal board.
Possuo um Boss NS-2, então coloquei conforme está no manual, o Fire desta forma: NS-2 Send > Fire > Jackhammer > NS-2 Return.
Mesmo com o noise-gate desligado, percebi uma queda muito grande no volume do Fire. Achei até estranho, daí rapidamente, sem alterar os knobs, liguei ele novamente direto, com a guitarra no input e o amp no output, o volume cresceu absurdamente. Percebi que quando o pedal está dentro do loop do NS-2, eu tenho que praticamente colocar o volume no máximo para chegar no nível que estava quando o mesmo estava fora do loop do NS-2, isso porque o Knob estava aproximadamente na metade quando fora.
Foi então que fiz o mesmo com o Jackhammer, e mesma coisa.
Percebo também que dentro do loop, o knob de volume fica extremamente sensível no final do curso, então basicamente, 80% do knob altera muito pouco o volume, e os 20% finais altera muito. E isso só acontece dentro do loop.
A lógica é que com o pedal desligado, não era pra acontecer isso.
Com o pedal ligado, ele mantem o mesmo nível de volume do pedal desligado, e sim, ele faz sua função de reduzir o ruído, mas fica muito complicado utilizá-lo, visto que eu perco totalmente o controle do volume das minhas distorções.
Alguém tem alguma idéia?

Agradeço.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 30 de Janeiro de 2014, as 07:16:25 »

Procure nos manuais e especificações dos produtos, as impedâncias de entrada e saída de cada equipamento e poste aqui.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
flamesdragon
Visitante
« Responder #2 : 30 de Janeiro de 2014, as 08:08:18 »

Obrigado pela ajuda.
O esquema do Ns-2 segue com INPUT, OUTPUT, SEND e RETURN.
No caso conforme manual, ligo a guitarra no input, o amplificador no output, e ligo o SEND do NS-2 no input do pedal, e o output do pedal no RETURN do NS-2.

Segue as impedâncias que encontrei nos manuais:
FIRE OVERDRIVE: Não encontrei a impedância do FIRE no manual, então teremos que nos basear pelo Jackhammer, que apresentou o mesmo fenômeno de perda de volume.
JACKHAMMER - Entrada: 1M ou mais  /  Saída: menor do que 20k
BOSS NS-2 - Entrada: 1M  /  Saída: 10k ou mais, não há nada especificado sobre o SEND - RETURN
METEORO MGV30: Não encontrei no manual. Sei que o falante é de 8 ohms.
GUITARRA COM CAPTADOR EVOLUTION: Resistência 13.84K segundo site Dimarzio

Neste link tem o esquema do BOSS NS-2: http://img.photobucket.com/albums/v517/uncle_boko/NS2.gif

Obrigado!
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 30 de Janeiro de 2014, as 11:53:01 »

Tente trocar as seguintes peças do NS-2:

C4 para 100n

R8 para 1M

Deve resolver.
Registrado

flamesdragon
Visitante
« Responder #4 : 30 de Janeiro de 2014, as 12:12:29 »

Muito obrigado Adiel, tentarei fazer esta substituição.

No caso de ser algum componente queimado ou com mau funcionamento, qual estágio do esquema poderia ser, além destas duas sugestões que você deu?

Obrigado.

André
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #5 : 30 de Janeiro de 2014, as 12:15:35 »

Não me parece ser defeito, mas característica.  Tente mudar as peças e dê um retorno para a gente.
Registrado

flamesdragon
Visitante
« Responder #6 : 30 de Janeiro de 2014, as 12:27:34 »

Obrigado Adiel farei isso hoje a noite e retorno com o resultado.
Só mais uma pergunta, mantenho R2 conforme está? 1K?
O C4 hoje é eletrolítico, posso substituí-lo pelo cerâmico normalmente?

Muito obrigado.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 30 de Janeiro de 2014, as 14:29:55 »

Olhando para o esquema do NS-2, realmente a impedância da entrada RETURN não é muito alta (deve ficar na casa dos 40 e poucos kohms) o que causaria uma perda de amplitude do sinal se ligado às impedâncias de saída dos seus pedais de efeito (20kohms, daria uma perda de pelo menos 3dB).  Como o Adiel já sugeriu pra trocar uns componentes no Noise Supressor, pra aumentar a impedância de entrada, a minha ideia seria que você intercalasse um buffer (com alta impedância de entrada e baixíssima impedância de saída) entre as saídas dos pedais e a entrada RETURN para evitar essa perda. Se você tiver e souber trocar os componentes como o Adiel sugeriu, é melhor.  Caso não saiba como fazê-lo, ou não queira mexer no Boss, ou se isso não funcionar, aí o jeito é partir para o buffer.   O capacitor de 100nF pode ser cerâmico, mas se tiver de poliéster, melhor (tem uns azuis ou amarelos quadradinhos).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
flamesdragon
Visitante
« Responder #8 : 30 de Janeiro de 2014, as 21:44:39 »

xformer e Adiel
Acabei de fazer a troca dos componentes conforme vocês sugeriram, e não houve alteração, o fenômeno da perda de volume manteve-se.

Como eu faria o buffer que você sugeriu?

Esta perda não poderia estar acontecendo por algum outro motivo em outra parte do circuito? Talvez por ele não ser true bypass?

Obrigado!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 31 de Janeiro de 2014, as 07:22:06 »

http://www.beavisaudio.com/techpages/Buffers/
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #10 : 31 de Janeiro de 2014, as 07:26:50 »

Com outros pedais ocorre o mesmo problema, ou é só com esses? Tentou com um pedal de cada vez no loop send/return?
Registrado

flamesdragon
Visitante
« Responder #11 : 31 de Janeiro de 2014, as 07:28:11 »

Obrigado xformer!

Pensei comigo aqui, não sei se faz sentido, mas alteramos os componentes do RETURN, sem sucesso, então será que o próprio SEND do pedal não está enviando um sinal com menor amplitude do que está recebendo no INPUT?

Obrigado.

-----
Adiel, no caso só testei com o Jackhammer e o Fire Overdrive porque são os dois pedais de distorção que eu uso.
Testei um de cada vez neste loop SEND/RETURN.

Obrigado.
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2014, as 07:34:45 por flamesdragon » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 31 de Janeiro de 2014, as 07:41:55 »

Pensei comigo aqui, não sei se faz sentido, mas alteramos os componentes do RETURN, sem sucesso, então será que o próprio SEND do pedal não está enviando um sinal com menor amplitude do que está recebendo no INPUT?

No meu entender, normalmente um pedal introduz uma amplificação no sinal (ainda mais com esse nome de "overdrive"). Muitos deles conseguem a distorção pela amplificação exagerada.  Se você tivesse acesso a um osciloscópio, seria fundamental pra descobrir em que parte da cadeia está ocorrendo a atenuação.  Ou um gerador de sinais e um VU meter.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 31 de Janeiro de 2014, as 09:48:25 »

...  então será que o próprio SEND do pedal não está enviando um sinal com menor amplitude do que está recebendo no INPUT?

mole!
1) liga a guitarra no INPUT;
2) liga o pedal no SEND;
3) liga a SAIDA DO PEDAL no AMP;
4) compara com o pedal ligado direto;
5) se o volume estiver baixo, o problema é antes do RETURN;
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
flamesdragon
Visitante
« Responder #14 : 31 de Janeiro de 2014, as 10:34:26 »

hgamal
Exatamente isso que eu vou testar assim que chegar em casa!
Obrigado.

-----
Pessoal, boa tarde!

Aconteceram uns fatos muito estranhos hauehuehuhea

Ontem cheguei em casa, e fiz a sugestão do hgamal, ligando o SEND no NS-2 no input do Fire, e depois pro AMP direto, e ficou normal o volume.
Deduzi então que o problema realmente estava entre a saída do FIRE e o RETURN, então coloqueii ele sozinho dentro do loop do NS-2, e por incrível que pareça, também fucionou, sendo que na quinta-feira (2 dias atrás - onde eu havia troca os componentes sugeridos pelo Adiel) eu havia feito isso e obtido a perda de volume.
Achei extremamente estranho, então testei com o Jackhammer, e também funcionou.
Mesmo não sabendo como, pensei que o problema estava solucionado, dai coloquei o FIRE e o Jackhammer juntos dentro do loop, e o problema retornou.
Voltei o jackhammer sozinho, funcionou. Depois o FIRE sozinho, funcionou também.
E eis o grande mistério, retornei os dois juntos no loop, e está funcionando agora.

Não tenho nem idéia do que pode ter acontecido, mas parece que alguma coisa está com mau contato ou algo do tipo.
Estou dando um retorno mesmo em agradecimento ao pessoal que me deu as dicas, no momento está tudo funcionando, só espero que mantenha assim.

Obrigado!
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2014, as 12:26:57 por flamesdragon » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal