Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 01:36:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Durabilidade de um pedal Handmade.  (Lida 14066 vezes)
Viniratm
Visitante
« : 14 de Fevereiro de 2014, as 22:20:11 »

Ola Pessoal!

Abri este tópico para discutir sobre a durabilidade dos pedais feitos por nós!

Tenho alguns pedais que eu fiz que estão funcionando perfeitamente até hoje.


Mas tenho outros que dão problemas as vezes, ficam simplesmente mudos.

A qualidade das peças e a competência de quem monta também é um fator importante.

Quanto tempo os pedais de voces duram em média???


Seria legal se cada um falasse sobre a durabilidade de seus pedais, e tal.


Agradeço muito a atenção de todos!


Abraço!

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, as 22:23:06 por Viniratm » Registrado
felix
Visitante
« Responder #1 : 14 de Fevereiro de 2014, as 22:37:19 »

Primeiro - Depende muito de quem usa
Depende do cabo, da fonte, da pisada, da umidade e salinidade do ar, do cuidado...
Por exemplo já foi falado aqui que plugs da Santo Angelo comuns arrombam os jacks.
A fonte pode ser ruim ai já era também.
O pisão, tem gente que sobe em cima das chaves.
O DJ, tem usuário que acha que o pot é pickup de discotecagem.
A umidade e a salinidade do ar são os fatores principais pela deterioração de jacks, chaves e pots.
E o cuidado, que com cuidado todos os fatores acima podem ser contornados.

Segundo - Depende muito de quem monta
Dependendo da qualidade da placa, da soldagem, do acabamento e da seleção dos componentes.
Por exemplo, placas que se corroem por falta de proteção ou solda fria.
Tempo de mais de soldagem em chaves, transistores, diodos, pots e capacitores eletrolíticos podem enfraquecer o componente mortalmente.
O bom acabamento ajuda a prevenir danos da umidade ou da sujeira residual das soldas.
E a seleção dos componentes, não adianta nada usar bons componentes se não selecionamos antes, a única forma de garantir um circuito é testando antes, todo bom componente é sujeito a falhas.

Terceiro - O fator que menos considero é, por incrível que pareça, a qualidade das peças em si, porque não adianta nada usar bons componentes se não temos hábitos adequados de usuários e/ou montadores.
A menos que usemos todos os componentes com especificação militar, mas isso encareceria o pedal pelo menos em 5x (se tratando de Brasil umas 10x).

« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, as 22:38:52 por felix » Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #2 : 14 de Fevereiro de 2014, as 23:48:14 »

Félix.

Concordo plenamente com você.

Mas os pedais meus que deram problema, a causa era sempre um componente estragado.

Estou com Tube Screamer que montei, e ele ja deu pau no 4558 umas 4X.

Ai eu vou la e troco, mas depois de algum tempo, esse 4558 volta a dar defeito.

Costumo comprar esses 4558 na TiggerComp, Acredito algum lote deles veio com defeito.


Abraço!
Registrado
felix
Visitante
« Responder #3 : 15 de Fevereiro de 2014, as 00:11:42 »

Pode ser que sim, mas pode ser a fonte também.

Vale a pena investigar todos os componentes que alimentam o Op-amp.
Pode ser algum resistor ou capacitor fora do escopo esperado.
Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #4 : 15 de Fevereiro de 2014, as 00:53:03 »

Sera que um pedal feito com um layout off board e ligações feitas por fios tendem a ter mais chances de dar defeitos do que os pedais montados on board?

Admiro muito os pedais da MXR antigos, pois era tudo off board, a placa ficava praticamente solta dentro da carcaça.

Muitos usam uma esponja de proteção em volta da placa. E muitos destes pedais da MXR funcionam até hoje, e nunca deram um defeito.

Costumo usar esta esponja nos meus pedais off board.

Mas me bate uma preocupação danada por a placa ser off board, e medo de acontecer alguma coisa e o pedal para de funcionar..



Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #5 : 15 de Fevereiro de 2014, as 12:21:29 »

Dos pedais que eu fiz, somente 1 deu problema devido a uma 3pdt que comprei na tiggercomp, no geral faço layouts onboards e uso componentes de qualidade, evito comprar no Brasil exceto quando compro com o felix  Smiley
No mais sigo o que o felix mencionou, tem também o fator de quem usa e abusa do pedal, mas pedais de marca também falham, eu mesmo já arrumei alguns e estou com 2 de gringos aqui para conserto também. Abraços.
Registrado
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #6 : 15 de Fevereiro de 2014, as 13:17:52 »

Acho que o que mais pode dar problema mesmo são as partes mecanicas que se movimentam (chaves, potenciometros, etc). E, geralmente, uma simples substituição resolve o problema. Isso são desgastes que qualquer pedal pode sofrer, não somente os handmades.

Tenho um rat que montei há mais de 5 anos. Desenhei o layout no canetão mesmo, não passei verniz na placa e coloquei ele em um caixa de plastico PATOLA. Funciona que é uma beleza.
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Adriano_Passos
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 888

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 48



« Responder #7 : 17 de Fevereiro de 2014, as 10:57:26 »

Eu tenho um tubescreamer que fiz desde 2006,nunca deu problema.
Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #8 : 17 de Fevereiro de 2014, as 14:12:53 »

Eu tenho um tubescreamer que fiz desde 2006,nunca deu problema.

Legal!

Quais componentes voce usou?

Os mais caros ou os mais baratos?

Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #9 : 17 de Fevereiro de 2014, as 14:21:34 »

Até hoje montei poucas coisas, mas os problemas que tive foram em partes mecânicas tipo chave.
Pra mim pot eu mexo pouco pois depois que acerto oque quero, quase não ponho mais a mão, uso apenas o pé para acionar/desligar.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #10 : 17 de Fevereiro de 2014, as 16:58:35 »

eu acho que já mencionei aqui, tive pedais que já caíram do primeiro andar de uma casa (e estava em uma patola) e ainda funcionaram, sem falar de ter que aguentar meu filho de 3 anos hehehehe, no MEU ponto de vista o que decide o tempo de vida do pedal, não é o uso de componentes caros e sim da organização e firmeza do mesmo dentro da caixa, claro que se a placa ficar balançando dentro da caixa com o vai e vem do manuseio a chance de quebrar um fio será maior.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #11 : 17 de Fevereiro de 2014, as 18:54:18 »

Já montei muitos pedais, a maioria para mim mesmo, mas alguns fiz para pessoas que me pediram e que usam em shows e estúdios. Só tive problemas com chaves 3PDT (compradas na Tigger). Algumas vezes tive problemas ainda durante a montagem, por conta de potenciômetros baratos (chinas), mas depois que passei a comprá-los com o Felix, nunca mais. No meu ponto de vista, o fato de ser handmade não tem porque ser relevante na durabilidade deles, desde que a montagem seja feita com todo carinho, cuidado e atenção aos detalhes.
Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #12 : 17 de Fevereiro de 2014, as 21:29:09 »

Já montei muitos pedais, a maioria para mim mesmo, mas alguns fiz para pessoas que me pediram e que usam em shows e estúdios. Só tive problemas com chaves 3PDT (compradas na Tigger). Algumas vezes tive problemas ainda durante a montagem, por conta de potenciômetros baratos (chinas), mas depois que passei a comprá-los com o Felix, nunca mais. No meu ponto de vista, o fato de ser handmade não tem porque ser relevante na durabilidade deles, desde que a montagem seja feita com todo carinho, cuidado e atenção aos detalhes.

A cada dia que passa tenho a mais pura certeza de não comprar mais componentes no Brasil, a não ser com Félix.

As lojas aqui na Brasil além de venderem componentes de baixa qualidade botam o preço la em cima.

Alguém sabe dizer um lugar legal fora do Brasil pra comprar componentes em grandes quantidades? Tipo chaves, Potenciometros, Jacks, Etc.


Abraços!
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #13 : 17 de Fevereiro de 2014, as 22:35:54 »

Olha, Viniratm, acho que "o buraco é mais embaixo"... Sad
Vou dar um palpite aqui, e se falar alguma grande besteira, já me desculpo antecipadamente. Mesmo comprando em grande quantidade lá fora, não se elimina o risco de comprar maus componentes. Pelo que sei, os colegas, como o Felix, que nos vendem produtos de excelente qualidade, passam perrengues para dar essa garantia. Muitas vezes perdem muitas peças testando e separando os componentes realmente bons e dentro do padrão de variabilidade aceitável para pode repassar. Para mim este é o maior problema que enfrentamos para equilibrar nosso hobby, em termos de qualidade x custos. Aliás é ingenuidade imaginar que um pedal handmade é sinônimo de coisa boa e barata. Coisa boa, sim, mas se colocar na ponta do lápis, pode ser mais caro que um pedal de balcão, mesmo de marca conhecida.
Pronto, falei!  Cheesy
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #14 : 17 de Fevereiro de 2014, as 22:38:53 »

Coisa boa, sim, mas se colocar na ponta do lápis, pode ser mais caro que um pedal de balcão, mesmo de marca conhecida.
Pronto, falei!  Cheesy

Pois é! Meu tempo pelo menos é muito caro! Por isso que não me disponho mais a montar pedais pra ninguém a não ser pra mim mesmo e pra alguns poucos amigos mais chegados.  Smiley
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal