Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 18:04:59


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Caixas Leslie  (Lida 3202 vezes)
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« : 20 de Fevereiro de 2014, as 15:25:06 »

Eu vejo muitos pedais por ai tentando recriar esse efeito e ao mesmo tempo vários guitarristas que nem sabem bem como ele funciona, fiz uma boa pesquisa e estou disponibilizando a informação aos interessados em um artigo:

http://stcustom.blogspot.com.br/2014/01/tecnologia-das-leslie-rotary-speaker.html
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #1 : 20 de Fevereiro de 2014, as 15:39:23 »

Bem interessante o artigo!
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 20 de Fevereiro de 2014, as 17:35:37 »

Boa!
 Cool
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Guilherme
Visitante
« Responder #3 : 20 de Fevereiro de 2014, as 19:44:47 »

Afinal, o efeito "Leslie" é tremolo ou vibrato ?

Ou não seria modulação de "fase" ?

Acho que o autor do blog acima tentou explicar "vibrato" utilizando  o principio Doppler que, a meu ver, não se encaixa muito bem na definição do efeito.

Mas muito bacana as animações.

Se ele coloca-se uma terceira animação, com o ponto móvel vermelho se deslocando à frente da "frente de onda", teríamos um objeto quebrando a barreira do som  Bufando



-----
Deixa eu editar essa mensagem.

Por conta de um atentado à língua portuguesa, onde se lê "coloca-se", leia-se "colocasse".
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2014, as 20:34:34 por Guilherme » Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #4 : 20 de Fevereiro de 2014, as 22:38:17 »

Afinal, o efeito "Leslie" é tremolo ou vibrato ?

Ou não seria modulação de "fase" ?

Acho que o autor do blog acima tentou explicar "vibrato" utilizando  o principio Doppler que, a meu ver, não se encaixa muito bem na definição do efeito.

O artigo explica que o efeito é produzido por algumas variáveis, a intensidade de volume muda, assim como a frequência pelo efeito doppler e o conteúdo de frequência devido a mudança da propagação de graves e agudos pela densidade de materiais como as paredes da caixa.
PS: O artigo foi redigido por mim e qualquer correção ou crítica construtiva é bem vinda.

Se ele colocasse uma terceira animação, com o ponto móvel vermelho se deslocando à frente da "frente de onda", teríamos um objeto quebrando a barreira do som  Bufando

O efeito é mesmo bem interessante, mas eu achei que não haveria necessidade já que os limites de operação da Leslie estão claramente abaixo disso.
Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #5 : 21 de Fevereiro de 2014, as 18:01:38 »

Legal Renan, é bom saber que seu interesse pelas Leslie é serio. Além do mais, você é uma pessoa de bom gosto musical.

Veja, o que eu tentei dizer foi que o vibrato típico das Leslie, vibrato esse que somente ela consegue, não precisa do efeito Doppler para ser explicado.

A teoria acústica da Leslie é muito complicada. Na verdade é exatamente o ponto onde "tremolo" e "vibrato" se unem e deixam de lado questões acadêmicas do que esses termos significam em separado.

O efeito Doppler é útil para explicar desvios no comprimento de onda de objetos que se aproximam ou se distanciam de referencias físicas, da forma que você mesmo escreveu ao exemplificar ondas luminosas (redshift, blueshift). Mas para o efeito Leslie não é preciso tanto.

Logo que tiver um tempinho vou scanear um texto fantástico/complicado do Norman Crowhurst sobre tremolo, vibrato e fase, tudo junto no efeito Leslie. Creio que  lhe será muito útil caso queira desenvolver o blog sobre esse tema.

Em tempo: o Frias e eu também já abrimos outros tópico sobre esse assunto, e já montei uma aranha do amp SS para uma Leslie com apenas o rotor de graves.

abração

Guilherme
Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #6 : 22 de Fevereiro de 2014, as 13:05:06 »

Grato pelo elogio e pelo feedback positivo! Esse seria mais o princípio das 122 e 147 (salvo engano), outros modelos da empresa não vingaram, teve um usado pelo Gilmour no qual o falante era estacionário e placas abafadoras rodavam na parte superior da caixa. É um som muito difícil de ser replicado, uma vez que até a sala onde a Leslie está instalada faz bastante diferença no som.
Esse texto do Sr. Crowhurst parece ser interessantíssimo também, apesar do blog ser sobre tecnologia no geral e ter sessões dedicadas ao DIY, curiosidades e a evolução do meu próprio equipamento e montagens, a possibilidade de disponibilizar mais informação é sempre bem vinda!
Eu estava lendo um outro tópico onde você citava essa montagem, meus parabéns ao Sr e desejo persistência e alguma sorte ao Alex que até onde eu li estava começando um projeto desses também.
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #7 : 19 de Julho de 2014, as 16:17:00 »

Muito boa a matéria, achei bem interessante, acho muito legal esse efeito que ela dá no som.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #8 : 13 de Outubro de 2014, as 15:08:18 »

Cara, que artigo legal, obrigado por compartilhá-lo. Adoro esse efeito.
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal