Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Maio de 2024, as 16:33:41


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Capacitores eletrolíticos esquisitos, help!  (Lida 5309 vezes)
saul britto
Visitante
« : 26 de Fevereiro de 2014, as 18:07:20 »

Boa noite gente boa!

Seguinte: Tou com um osciloscópio HP das antigas mesmo um modelo 1740A de 100 mhz,peguei parado achei um capacitorzinho ruim troquei e funcionou.
No dia seguinte ele apresentou uma dificuldade o trigger muito grande,limpei chave time base e nada,fui na fonte e verifiquei um ripple muito alto num dos caps da fonte,medi o capacitor e ele esta dando um valor creio que 50% acima do nominal,estendi o teste aos demais e tem deles absurdamente altos tipo: 6000uF está com 7200 e por aí vai,alguma opinião amigos? Estou pensando em trocar todos de uma vez.

-----
Por incrível que pareça eu nunca peguei capacitores com esse tipo de alteração,por isso a dúvida!
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, as 11:19:17 por saul britto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 26 de Fevereiro de 2014, as 18:49:50 »

Traduz pra mim o que é:
- antrolas
- trigar
- riple
- extendi
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #2 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:00:33 »

Opa perdão pelos erros amigos,não costumo cometer tantos assim. É que passei por uma cirurgia de vesícula e ainda estou meio baleado _.

Antrola é uma mistura de antigo com vitrola.
O correto é estendí.

E os capacitores estão todos com pedras na vesícula pelo que to vendo aqui.

-----
Opa perdão pelos erros amigos,não costumo cometer tantos assim. É que passei por uma cirurgia de vesícula e ainda estou meio baleado _.

Antrola é uma mistura de antigo com vitrola.
O correto é estendí.

E os capacitores estão todos com pedras na vesícula pelo que to vendo aqui.

Alguem já deu de cara com capacitores medindo 50% ou mais que o valor nominal?
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 19:05:40 por saul britto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:10:49 »

A HP costumava fazer instrumentos de boa qualidade, então os componentes usados eram de boa procedência. Mas agora sabendo que o instrumento é antigo, você deve saber que os eletrolíticos se deterioram com o passar do tempo. Além disso, mesmo novos, os eletrolíticos apresentam grande tolerância com relação ao valor nominal (+- 20% chegando a 50% em alguns).

Obviamente você está:
- Realizando as medições dos valores dos capacitores com eles fora do circuito (i.e.  dessoldados e retirados das placas).
- Usando um medidor confiável e calibrado.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 19:14:29 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #4 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:44:23 »

A HP costumava fazer instrumentos de boa qualidade, então os componentes usados eram de boa procedência. Mas agora sabendo que o instrumento é antigo, você deve saber que os eletrolíticos se deterioram com o passar do tempo. Além disso, mesmo novos, os eletrolíticos apresentam grande tolerância com relação ao valor nominal (+- 20% chegando a 50% em alguns).

Obviamente você está:
- Realizando as medições dos valores dos capacitores com eles fora do circuito (i.e.  dessoldados e retirados das placas).
- Usando um medidor confiável e calibrado.

Exatamente,com eles fora do circuito.O engraçado é que a esr deles é ótima muito baixa,creio que você está certo, devem estar muito alterados já,pois tem mais de 40 anos.
Registrado
felix
Visitante
« Responder #5 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:44:58 »

6000uF com 7200uF está ótimo.

O problema com certeza não é esse.
Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #6 : 26 de Fevereiro de 2014, as 19:49:04 »

6000uF com 7200uF está ótimo.

O problema com certeza não é esse.

Tomara Felix _ p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eles são peças raras viu. Tem uns 5 todos nessa medida,dando 50% ou mais. O defeito se manifestou por uma dificuldade de sincronizar a onda,achei que poderia ser ruido da fonte,mas, acho que vou ter fuçar no gerador de trigger dele. O Xformer tem razão a construção do scope é magnífica e ate amigável em termos de desmontagem.

-----
6000uF com 7200uF está ótimo.

O problema com certeza não é esse.

Tomara Felix _ p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eles são peças raras viu. Tem uns 5 todos nessa medida,dando 50% ou mais. O defeito se manifestou por uma dificuldade de sincronizar a onda,achei que poderia ser ruido da fonte,mas, acho que vou ter fuçar no gerador de trigger dele. O Xformer tem razão a construção do scope é magnífica e ate amigável em termos de desmontagem.
Antes que eu esqueça: Só dessincroniza nas faixas baixas de time base,em altas freqeuncias funciona redondinho.

Preste atenção na hora de escrever para não usar internetês.
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2014, as 20:37:56 por xformer » Registrado
felix
Visitante
« Responder #7 : 26 de Fevereiro de 2014, as 20:14:43 »

O Xformer tem razão a construção do scope é magnífica e ate amigável em termos de desmontagem.

Com certeza a HP não aproveitou o pessoal na hora de projetar seus notebooks.   Evil Azn
Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #8 : 26 de Fevereiro de 2014, as 20:56:38 »

O Xformer tem razão a construção do scope é magnífica e ate amigável em termos de desmontagem.

Com certeza a HP não aproveitou o pessoal na hora de projetar seus notebooks.   Evil Azn
Verdade,pena mesmo! Mas os scopes dos anos 70 foram feitos para durarem viu,julgando pela época; a montagem já era muito avançada,os tektronix são muito bons tambem,mas,em termos de montagem a HP saiu na frente.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 26 de Fevereiro de 2014, as 21:10:20 »

Acho que enquanto os fundadores da HP ainda estavam vivos, se prezava muito pela extrema qualidade dos produtos da empresa. Eles eram engenheiros e a qualidade estava acima do custo e do lucro. Depois com a mudança do mundo, onde se busca o lucro e os CEOs das empresas deixam de ser engenheiros e não entendem mais da satisfação e qualidade dos produtos, onde se busca baixo custo em detrimento da qualidade para se conseguir manter no mercado competitivo e de baixa qualidade, a coisa degringolou de vez. Eu tenho calculadoras HP que vão fazer 30 anos e continuam funcionando (HP12C e HP15C) eram caras, mas duram a vida toda.  Hoje as calculadoras são feitas por outras empresas, em regime de OEM,  e são brinquedos de duração limitada comparados com os de outrora.  O mesmo se pode dizer das impressoras e computadores. A fabricação é toda terceirizada (embora com supervisão do cerrada do pessoal da HP), mas não é a mesma coisa.  A divisão de instrumentos da HP, virou Agilent, que também terceiriza toda produção (os scopes eram fabricados pela Rigol).  Assim caminha a humanidade ...
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #10 : 26 de Fevereiro de 2014, as 21:55:17 »

Achei um capacitor na placa time base acho que é de tantalum,quando testa com multímetro vermelha no positivo dele e preta no negativo naturalmente, não tem bronca,quando inverte aí começa uma espécie de fuga que vai aumentando quase até o meio da escala ele é de uma marca que ja vi em outros aparelhos: sprague!!
Danado é que só tenho eletrolíticos...
Registrado
felix
Visitante
« Responder #11 : 27 de Fevereiro de 2014, as 09:18:56 »

Não pode inverter não, os capacitores de tântalo são polarizados, isto é, mono-direcionais.
Invertendo corre-se o risco de queimar o componente.
Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #12 : 27 de Fevereiro de 2014, as 13:22:08 »

Não pode inverter não, os capacitores de tântalo são polarizados, isto é, mono-direcionais.
Invertendo corre-se o risco de queimar o componente.

Mas isso é com o multímetro Felix. Quando inverte as ponteiras ele faz isso,creio que não está ruim deve ser uma característica dele mesmo.
Registrado
felix
Visitante
« Responder #13 : 27 de Fevereiro de 2014, as 14:22:15 »

Dependendo do teste que que se faz e da tensão máxima reversa suportada pelo capacitor.

Bum!!!! Bufando


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, as 14:26:51 por felix » Registrado
saul britto
Visitante
« Responder #14 : 27 de Fevereiro de 2014, as 17:12:22 »

Dependendo do teste que que se faz e da tensão máxima reversa suportada pelo capacitor.

Bum!!!! Bufando Ele é de trinta volts


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Ele é de trinta volts,mas que os de tantalum são esquisitos são [color=red(RISOS)[/color]. E no fim,parece que o problema ´vai ser sujeira na chave time base,vou dar um geral aqui depois te reporto o resultado.To qurendo ficar com esse scope pois sempre persegui um de fósforo verde e esse ta com o tubo parecendo novo:Intensidade e fóco maravilhosos.

-----
Descobri a zebra: Era uma blindagem que tem na fonte de HV com parafusos folgados e quase solta.
Scope funcionando a 1000. Por isso em um dia ele funcionou bem e no outro deu problema e assim ia continuar se não tivesse visto o erro.
Valeu galera OBRIGADOOOOOOOOOO.

PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO USAR INTERNETÊS NAS MENSAGENS.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2014, as 23:55:13 por saul britto » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal