Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 08:25:08


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Manutenção pedal Nux Mod Core  (Lida 6385 vezes)
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« : 06 de Março de 2014, as 14:02:06 »

Galera, preciso de uma ajudinha para ressuscitar o meu pedal Nux Mod Core, primeiramente vou contar como o mesmo veio a óbito.
Estava eu todo feliz mudando meu pedal board com tudo ligado, quando o cabo de alimentação do pedal ao lado que estava solto, cai sobre a parte metálica do P10 que vai no Mod Core, deu uns pipoco afinal foi um curto de positivo (parte externa do P4)com negativo (carcaça do P10). No mesmo instante o bichinho ficou mudinho, sem som nenhum quando em efeito. Cry

Vamos as boas noticias(ou mas hehe), o circuito By pass dele esta ok, ele chaveia o relé acende as luzes e deixa passar o som em bypass, mas quando em efeito fica mudinho da silva...

Abri o falecido e logo subiuumo cheirinho de queimado, foi farejando hehe a placa até que achei um transístor bipolar NPN SMD creio eu que seja um 2SD596 DV4 pois estava estourado e do lado dele tinha um DV4, então usando a lógica e as as letras D que ainda dava para ler no transístor que fritou creio que seja o mesmo...

Esse transístor fica na parte de alimentação, do outro lado da placa fica os reguladores de tensão que alimentam o CI digital do efeito, e pelo o que eu medi, parece que estão enviando as tensões corretas.

E agora meus camaradas por onde começo? qualquer ajuda é bem vinda, vou tirar umas fotos em alta resolução para ajudar a vocês me ajudarem hehe.

Quem tiver o pedal e puder tirar umas medidas de tensão para mim será de muita ajuda, assim como lugares onde eu possa comprar componentes SMD principalmente esse transístor que fritou.

Obrigado. Sad


-----
Galera consegui um avanço agora a noite, descobri mais ou menos qual a função dos NPN.

Eles estão ligados em série com os reguladores de tensão de 3,3V e 5V. Depois de novo teste, constatei que alem de queimado, ele esta em curto do Coletor com a Base.

Este transistor que queimou, alimenta o regulador de 5V, testei com mais calma agora e ví que este regulador não esta recebendo alimentação vi também que o transistor queimado fornece energia para boa parte do circuito, eu acompanhei uma trila e vi que ele alimenta até os dois RC4558 da Saída e os fets da entrada, não é atoa que o pedal esta mudinho Grin.

Agora gostaria da opinião dos presentes, alguém já viu esse tipo de ligação? um transistor ligado entre a alimentação 9V e um regulador de tensão? Será que tem ele a função de proteção? Ou o que será?

Se tiver a função de proteção, será que eu posso retirar ele e ligar direto para ver se o pedal volta a falar? Somente para teste? Ou será que é muito arriscado...

As características dele são:

Transistor NPN smd - 2SD596  - DV4*

Vcbo = 30V
Vceo = 25V
Vebo = 5V
Ic = 700mA
Pc = 200mW
Hfe = 50 a 320 **

*no transistor SMD só estava marcado DV4.
**O ganho varia de acordo com a corrente.

Será que posso usar um similar a este porém sem ser smd? ou tento achar ele fora do brasil?

Dúvidas muitas dúvidas, mas sei que posso contar com o apoio do mestres daqui  Grin
« Última modificação: 07 de Março de 2014, as 20:09:03 por Biograve » Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #1 : 07 de Março de 2014, as 21:00:04 »

Veja se ajuda em algo:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=4862.msg108075#msg108075
Registrado
Biograve
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 63

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 8



« Responder #2 : 08 de Março de 2014, as 15:31:36 »

É com grande alegrei que comunico que consegui ressucitar meu mod core, graças a Deus!!!

Resolvi criar coragem e troquei o transistor que fritou, revirei minha sucata atras de um transistor NPN bipolar parecido e não encontrei nada, ai vi meu BDI e fui da uma olhada nos transistores dele e lá tinha um SMD BC846 código smd 1Bt no estágio de acionamento do bypass, ele só aguenta 100mA contra 700mA do falecido.

Para tentar evitar sua queima com a carga dos capacitores, usei um fonte mais fraca de 7,8 V e liguei, testei e novamente o regulador de 5V começou a receber alimentação e o pedal voltou a funcionar normalmente...  Palmas

Fiquei uns 10 minutos brincado com ele, então resolvi guardar, vou deixa-lo encostado por um tempo, vou comprar na china o bendito DV4, o ruim que só achei quantidade minima de 50 Huh?... Vai DV4 ai? Vou ter de baldada  Cheesy

Pensando bem eu posso usa-lo em uma porrada de função, afinal é um NPN SMD que aguenta 700mA....

Deixo registrado aqui aos que tem pedais SMDs mortos, como um relato positivo de manutenção dos micro componentes, nada que um pouco de sorte, uma lupa uns fios de cobre na ponta do ferro de solda e muita, muita paciencia não resolvam Grin
Registrado

Queria ter mais tempo para meus handmades...
mymostoeberl
Visitante
« Responder #3 : 05 de Fevereiro de 2016, as 11:48:27 »

 bom amigos estou com um problema em meu pedal um nux mod core tenho ele  a aproximadamente 1 ano que ele resolveu queimar, creio que foi pelo fato de que minha fonte deu pau no regulador de tensão, ou talvez foi ele quem forçou a fonte pois o consumo dele está extremamente alto mais enfim fonte já consertada gostaria de uma ajuda dos amigos para ressucitar meu pedalzinho 

-----
encontrei um resistor e outro componente que não sei ao certo o que é enviarei uma foto assim que eu conseguir

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2016, as 20:32:13 por mymostoeberl » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #4 : 06 de Fevereiro de 2016, as 10:50:45 »

Indutor: 220 uH
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.047 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal