Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 01:55:39


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte Regulada de Alta Tensão para bancada  (Lida 39846 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #45 : 16 de Abril de 2014, as 16:24:07 »

Fusivel?

Você não prefere algo ajustável que desligue "gracefully" sem ter que tocar nada?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #46 : 16 de Abril de 2014, as 19:35:39 »

Fusivel?

Você não prefere algo ajustável que desligue "gracefully" sem ter que tocar nada?
CLARO que eu prefiro...
Mas como eu também nunca vi disjuntor para mA e não tinha pensado nos DR (que ainda não sabemos se serve), pensei nessa opção...
Afinal, melhor trocar um fusivel do que queimar o dedo...  Cheesy
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #47 : 17 de Abril de 2014, as 08:49:14 »

Quando e leio "Fonte Regulada de Alta Tensão para bancada", me vem a ideia da brincadeira adolescente de pregar uma placa no sujeito escrito "chute me!". A bichinha tem que estar preparada para a batalha!

Algo para bancada tem que ser tolerante aos "enganos" e problemas da bancada! Imagina sempre ter que corrigir dois problemas, o do circuito que você está mexendo e da sua fonte que queima um fusível a cada minuto?

Na minha concepção, a fonte ideal de bancada tem que possuir pelo menos os controles: setup de tensão nominal, setup de corrente máxima, display de tensão  e um led indicativo de curto ou sobre corrente.

Do contrário, não merece o nome de "Fonte Regulada de Alta Tensão para bancada". Sem controle de corrente ou proteção, ela teria que ter o nome: "Fonte Regulada de Alta Tensão para pessoas muito espertas que sabem o que estão fazendo e nunca cometem erros"! Smiley

PS: atire a primeira pedra quem nunca mediu tensão com o multímetro configurado para medir resistência!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #48 : 17 de Abril de 2014, as 09:38:38 »

Na minha concepção, a fonte ideal de bancada tem que possuir pelo menos os controles: setup de tensão nominal, setup de corrente máxima, display de tensão  e um led indicativo de curto ou sobre corrente.

PS: atire a primeira pedra quem nunca mediu tensão com o multímetro configurado para medir resistência!
O display de tensão da pra implementar facil...
http://www.ebay.com/itm/171202505329
A pedra... bom, só se for na minha cabeça. Já fiz isso e não foi uma vez só...  Batendo Cabeça
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #49 : 17 de Abril de 2014, as 13:10:53 »

Eu tenho uma, regulada e ajustável. Toda valvulada. Preciso achar o esquema dela.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #50 : 17 de Abril de 2014, as 13:15:23 »

Eu tenho uma, regulada e ajustável. Toda valvulada. Preciso achar o esquema dela.

Você chegou a ver a que eu postei nessa thread, do Luciano Peccerini?

Fonte de bancada para circuitos valvulados

Se achar, publique o esquema Eduardo. Acho que será bom ter opções para quem quiser montar uma.
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #51 : 17 de Abril de 2014, as 14:15:22 »

O display de tensão da pra implementar facil...
http://www.ebay.com/itm/171202505329

Eu gosto mais de medidores analógicos (voltímetro) porque não precisam de mais uma fonte pra funcionarem (nesse do anúncio, precisa de 5V, então mais uma coisa pra se implementar).  
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 14:18:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #52 : 17 de Abril de 2014, as 15:44:36 »

O display de tensão da pra implementar facil...
http://www.ebay.com/itm/171202505329

Eu gosto mais de medidores analógicos (voltímetro) porque não precisam de mais uma fonte pra funcionarem (nesse do anúncio, precisa de 5V, então mais uma coisa pra se implementar).  
Seu desejo é uma ordem...  Tongue
http://www.ebay.com/itm/171202506526
Mas o digital é muito mais facil de visualizar, fora que como temos os 6V dos filamentos, um 7805 resolve...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #53 : 17 de Abril de 2014, as 16:06:04 »

Seu desejo é uma ordem...  Tongue
http://www.ebay.com/itm/171202506526
Mas o digital é muito mais facil de visualizar, fora que como temos os 6V dos filamentos, um 7805 resolve...

Nossa, esse é legal mesmo. Como eu sei que tudo que você encontra no ebay, no fim acaba comprando, se pedir um desses pra você, pede mais um pra mim ... Grin
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #54 : 17 de Abril de 2014, as 16:07:16 »

E como são charmosos estes mostradores!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #55 : 17 de Abril de 2014, as 16:22:41 »

E como são charmosos estes mostradores!

Não é só o charme dos mostradores analógicos com ponteiros que importa.  Muitas vezes é mais rápido e prático termos uma leitura em ponteiros do que uma digital. Caso típico é nos velocímetros e conta-giros dos carros. Para um motorista é muito mais fácil de perceber o giro do motor ou a velocidade do carro olhando para um ponteiro do que para os dígitos (que ficam variando muito) de um mostrador digital, imaginem isso num carro de fórmula 1, por isso que tem os leds piscantes tipo vu para indicar as RPMs. Nesses casos em que a precisão ou resolução não é importante, o que importa é saber a posição aproximada do ponteiro.
Eu odeio carros com velocímetros digitais, principalmente quando se vai passar nos radares e temos que saber rapidamente qual a velocidade do veículo.
Mesmo em alguns multímetros digitais, existe uma barra analógica pra ajudar nas medições. Então no caso dessas altas tensões, a conversão AD causaria uma flutuação nos valores das leituras o que causa instabilidade nos valores mostrados. Com o ponteiro, mesmo que o erro seja maior e a precisão menor, ele fica mais parado e estável.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #56 : 19 de Abril de 2014, as 13:24:19 »

Quem quiser um com visual 100% vintage e que suporte até 1KV.
http://www.ebay.com/itm/130962073425
Claro que a precisão cai mais ainda...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #57 : 19 de Abril de 2014, as 13:55:46 »

Quem quiser um com visual 100% vintage e que suporte até 1KV.
http://www.ebay.com/itm/130962073425
Claro que a precisão cai mais ainda...

Esse já começa parecer peça da máquina do Dr. Frankenstein ou do filme De Volta para o Futuro.  Mas tem um problema, a escala não é linear (veja no detalhe das fotos) e para a fonte do nosso amigo, o fundo de escala é muito alto, o que realmente perde precisão e noção do valor medido (principalmente perto dos 1000V).  Talvez como painel indicador para amplificadores seja legal, mas para instrumento de teste, não tem muita valia.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #58 : 20 de Abril de 2014, as 10:50:36 »

Você chegou a ver a que eu postei nessa thread, do Luciano Peccerini?

Eu vi. O circuito da minha é parecido, mas bem mais simples. A carinha dela é essa:



Como podem ver, eu também gosto de mostradores de ponteiro. Ela tem uma saída de tensão positiva e uma de tensão negativa, para bias. A tensão positiva é regulada por uma 6DQ6B e a negativa por uma EC900. O chassis e os transformadores eu ganhei do Guilherme. Essa fonte foi a que eu usei no experimento da EF184 no Valvolab.

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #59 : 27 de Maio de 2014, as 21:41:51 »

Finalmente chegou meu transformador de potência com vários taps.  Smiley
Segue o esquema do projeto (a alta tensão é de 200mA, 12 volts de 2A e 6.3 de 6A):



Olha a foto do dito cujo:



O tranformador acima é um de saída com primário 4 a 8k e para 55mA. Comprei na valvestate.

Bom, continuando meu projeto de fonte regulada, vou seguir o esquema que o xformer mandou, segue o esquema:



Algumas dúvidas.

Posso substituir esse MOSFET BUZ326 por um IRPF460 ou um ?
O xformer citou o potenciômetro que estaria ligado diretamente a alta tensão e que seria melhor usar um de potência maior. Porém, os de fio só encontro de até 50k/4W. Será que se usar um potenciômetro duplo ligado em paralelo resolve?

E a última dúvida seria a seguinte. Nesse esquema indica uma variação de tensão de 0 até 330v. Minha estratégia para contornar a a enorme dissipação em uma variação tão grande de tensão é variar apenas 50 volts. Ou seja, se eu quiser uma tensão de 170 volts, eu seleciono o tap de 200 volts e ajusto no regulador MOSFET. Se eu quiser uma de 370 volts, seleciono o tap com 400 volts e ajusto no regulador com o MOSFET. Com isso eu teria uma dissipação máxima de 10 watts.

Então, esse ajuste no potenciômetro quando ajustado no mínimo, teria uma resistência padrão. Que cálculos eu teria que fazer pra saber qual a voltagem mínima no gate pra se ter determinada voltagem no source?

Em outras palavras, que cálculos eu devo fazer pra saber o valor de alguns componentes para quando selecionado 200 volts, a variação seja de 150-200, quando estiver em 300, a variação seja de 250-300, quando 350, 300-350 e 400, 350-400.

Estive olhando o datasheet do IRFP460 procurando informações sobre o ganho, mas acho que estou no caminho errado pois não achei nada.
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, as 21:48:10 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal