Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 08:24:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Arranjo amplificador com 'efeito hifi'  (Lida 35588 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #105 : 28 de Maio de 2016, as 13:27:10 »

Citar
Ou seja, ao testar no multímetro eu coloco a ponteira negativo do multímetro no B+  e o positivo na grade?

Não faça isso, pois você estará polarizando a grade positivamente! A medida sairá incorreta! (entre outras coisas ruins que podem acontecer...)Cry

Citar
PS: Se for isso mesmo, testei novamente e o resultado foi o seguinte.

Positivo do multímetro no B+ e Negativo do multímetro na Grade = 195V
195 - 203-5 = -8,5V <- Este é o BIAS?

Muita confusão.  Shocked

Costuma-se medir sempre em relação ao terra.  Undecided



 Sarcasmo
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 16:47:38 por Matec » Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #106 : 28 de Maio de 2016, as 13:37:55 »

Citar
Ou seja, ao testar no multímetro eu coloco a ponteira negativo do multímetro no B+  e o positivo na grade?

Não faça isso, pois você estará polarizando a grade positivamente! A medida sairá incorreta! (entre outras coisas ruins que podem acontecer...)Cry

Citar
PS: Se for isso mesmo, testei novamente e o resultado foi o seguinte.

Positivo do multímetro no B+ e Negativo do multímetro na Grade = 195V
195 - 203-5 = -8,5V <- Este é o BIAS?

Muita confusão.  Shocked

Costuma-se medir sempre em relação ao terra.  Undecided

Abs

Certo, mas como num circuito que só se tem tensões positivas se tem uma tensão negativa na grade? Quando eu medi em relação ao terra (com o negativo do multímetro no terra) e o positivo do multímetro na grade o que eu lia era coisa de 100mV, mas positivo.
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #107 : 28 de Maio de 2016, as 13:50:11 »

A tensão negativa na grade de controle (G1) é sempre em relação ao catodo (K). Como no catodo tem um resistor ligando-o ao terra e passa uma corrente de catodo por ele, desenvolve-se uma tensão sobre o resistor, que deixa o catodo com um valor de tensão positivo em relação ao terra (no caso uns 12Vdc).  Como a grade está aterrada pelo resistor de grade (470k) e não há corrente de grade, o potencial de tensão da grade é zero volts (0V). Logo a grade estará 12V abaixo da tensão de catodo, ou -12V.  Por isso chamamos esse tipo de polarização (bias) de  polarização por resistor de catodo ou automática.
Quando o catodo é aterrado diretamente, então temos que injetar uma tensão negativa na grade, pra que fique abaixo dos 0V do terra. Nesse caso, temos que usar uma fonte ou bateria com polaridade invertida (gerando assim a tensão negativa na grade). Essa é chamada de polarização fixa.
« Última modificação: 28 de Maio de 2016, as 13:55:37 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #108 : 28 de Maio de 2016, as 13:52:59 »

juloliveira

Continua misturando conceitos.

A tensão da grade de controle costuma ser mais negativa do que a tensão de cátodo. É isso o que importa.

Caso o cátodo esteja ligado diretamente ao terra, aí você terá que ter a grade polarizada com tensão negativa em relação à terra (e ao cátodo).

Abs

PS. As respostas do xformer são mais completas que as minhas, mas pelo menos elas estão de acordo.
« Última modificação: 28 de Maio de 2016, as 13:57:40 por Matec » Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #109 : 28 de Maio de 2016, as 15:08:19 »

A tensão da grade de controle costuma ser mais negativa do que a tensão de cátodo. É isso o que importa.

A tensão negativa na grade de controle (G1) é sempre em relação ao catodo (K).

Oops  Batendo Cabeça

Bom, fiz umas contas, uns ajustes nos resistores, para chegar aos valores definidos no PaintKIP, subi a resistência da segunda grade para 6k8 (6780 ohms) levando a tensão para 169,7V (próximo dos 167,7 que simulei no PaintKIP), corrente de 5mA e a resistência de catodo para 319 ohms e chegando a uma tensão de 10,68V e corrente de 33,5mA (no PaintKIP a simulação era 32,1mA), corrente de anodo em 28,5mA. Coloquei também um resistor de 1M ohm na grade e deixou uma tensão de -10,68V.

Como eu calculo o resistor da grade para obter -12,5V?

Valeu a ajuda pessoal!
Registrado

Juliano Oliveira
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #110 : 28 de Maio de 2016, as 16:52:02 »

juloliveira

Variar o valor resistor de polarização da grade de controle não fará grande diferença na tensão Grade-Cátodo.

Lembre-se que o Paint KIP é uma ferramenta e não um modelo infalível. Para que as coisas ficassem milimetricamente corretas você teria que ter o seu Tracer e passar as curvas dessa sua válvula para o programa. As válvulas variam um pouco suas características de modo que você não vai conseguir exatamente os mesmos valores que obteve no P-KIP.

Para conseguir uma tensão maior Grade-Cátodo o mais simples é alterar o valor do resistor de cátodo (com uma alteração na corrente de cátodo na bagagem.. Roll Eyes )

Abs
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, as 16:45:45 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #111 : 29 de Maio de 2016, as 07:53:55 »

Tem que calcular o resistor de catodo para ajustar a tensão de bias. A partir do gráfico com as curvas com cada tensão de grade, trace a reta de carga. Escolha o ponto quiescente na reta e veja em qual tensão negativa de grade (Vg1) ele está (qual curva ele cruza ou deveria cruzar). Veja qual é a corrente de placa (Ia) na escala a esquerda correspondente ao ponto quiescente e descubra quanto seria a corrente de screen (se tiver as curvas plotadas, senão estime-a mais ou menos como 1/5 a 1/7 da corrente de placa).  O resistor de catodo = Vg1/(Ia + Iscreen).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #112 : 29 de Maio de 2016, as 23:49:14 »

Juloliveira... na página da ECL82 na Altana tem várias configurações para o pentodo. De uma olhada lá que pode ajudar ou servir de referência.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #113 : 30 de Maio de 2016, as 17:13:36 »

Tem que calcular o resistor de catodo para ajustar a tensão de bias.

Obrigado xformer. Vou testar em casa e posto os resultados.

Lembre-se que o Paint KIP é uma ferramenta e não um modelo infalível.

Eu sei Matec que o PaintKIP é só pra não dar um tiro totalmente no escuro. Até por que as curvas originais do pentodo da ECL82 tem uns pequenos "coices" nas curvas e que no PaintKIP não simula. Mas obrigado pelas respostas.

Juloliveira... na página da ECL82 na Altana tem várias configurações para o pentodo. De uma olhada lá que pode ajudar ou servir de referência.

Tudo bom Kem? Os primeiros testes eu usei alguns valores iguais aos que tem no site da Altana. Depois tentei fazer contas e achar valores diferentes e ver os resultados. Hoje vou tentar fazer mais contas e testar mais valores.

Viu que estou usando uns circuitos que você havia recomendado para minha fonte regulada?

Aliás, as duas fontes funcionam bem, mas como podemos ver na imagem do osciloscópio, tem um forte ripple de 60Hz e 3,44Vpp (1,69% de 203,5V do B+ em coisa de 40mA) (não sei se para o ripple devemos referenciar a tensão RMS ou pico a pico).

Eu estive fazendo algumas contas para filtrar esse ripple. Me corrijam se eu estiver errado por favor:

203,5V em 50mA (subi um pouco a corrente) com ripple de 0,1% (defini esse percentual arbitrariamente)
0,1% * 203,5V = 0,2035V
Período de 60Hz = 1/60 = 0,017s = 17ms
Capacitância para filtrar: (17ms  * 50mA) / 0,2035V = 4176,9uF

Logo, com 4700uF eu consigo reduzir o ripple para 0,2035Vpp? Este valor de 0,1% do ripple ainda me trará ruido?

Valeu pessoal!


« Última modificação: 31 de Maio de 2016, as 13:45:39 por juloliveira » Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #114 : 30 de Maio de 2016, as 20:25:25 »

Citar
203,5V em 50mA (subi um pouco a corrente) com ripple de 0,1% (defini esse percentual arbitrariamente)
0,1% * 203,5V = 0,2035V
Período de 60Hz = 1/60 = 0,017s = 1,7ms
Capacitância para filtrar: (1,7ms  * 50mA) / 0,2035V = 417,7uF

0,017s = 17ms

0,1% de ripple é difícil.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #115 : 31 de Maio de 2016, as 13:55:22 »

Citar
203,5V em 50mA (subi um pouco a corrente) com ripple de 0,1% (defini esse percentual arbitrariamente)
0,1% * 203,5V = 0,2035V
Período de 60Hz = 1/60 = 0,017s = 1,7ms
Capacitância para filtrar: (1,7ms  * 50mA) / 0,2035V = 417,7uF

0,017s = 17ms

0,1% de ripple é difícil.

Eu li também que a tensão de ripple se utiliza a Vrms, né?
Bom, ontem eu coloquei 14.700uF na fonte de baixa. Reduziu bastante o ripple, porém, a fonte leva uns segundos para carregar o capacitor de 10.000uF (só coloquei para ver o comportamento).

Na tensão depois do conversor boost, havia 147uF e ainda com ruido, coloquei mais 220uF e o ruido diminuiu mas ainda permanecia. Coloquei mais 220uF somando então 567uF e o ruido ficou bastante fraco mas ainda perceptível. Foi quando eu percebi que depois de colocar o último capacitor de 220uF a tensão de ripple não se alterou, mas o que a frequência diminuiu para 28Hz. Depois fui tentar pesquisar e ler sobre filtros mas estou um pouco confuso sobre esse filtro. Pensei que o efeito era na amplitude mas a alteração acabou sendo na frequência. Qual seria uma boa solução pra filtrar essa fonte?


Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #116 : 31 de Maio de 2016, as 14:31:27 »

Tem que diminuir a capacitância na saída e fazer com que o consumo de corrente seja próximo do máximo.
Esses conversores com reguladores/controladores mais simples funcionam fazendo monitoramento da tensão de saída, e simplesmente desligam o chaveamento quando não há uma queda significativa na tensão. Assim ficam vários ciclos desligados o que causa o ripple de baixa frequência. Por isso na saída deles geralmente tem um capacitor pequeno (não mais do que 4uF) que é suficiente pra filtrar em alta frequência (>40kHz).
Colocar mais capacitor na saída e usá-los para pouca corrente dá esse problema. Ligue um resistor de potência para gastar a corrente não usada, deixe apenas o capacitor de saída embutido na fonte.  O ripple de alta frequência pode não ser audível e vai ter menor amplitude.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #117 : 31 de Maio de 2016, as 14:37:34 »

Tem que diminuir a capacitância na saída e fazer com que o consumo de corrente seja próximo do máximo.
Esses conversores com reguladores/controladores mais simples funcionam fazendo monitoramento da tensão de saída, e simplesmente desligam o chaveamento quando não há uma queda significativa na tensão. Assim ficam vários ciclos desligados o que causa o ripple de baixa frequência. Por isso na saída deles geralmente tem um capacitor pequeno (não mais do que 4uF) que é suficiente pra filtrar em alta frequência (>40kHz).
Colocar mais capacitor na saída e usá-los para pouca corrente dá esse problema. Ligue um resistor de potência para gastar a corrente não usada, deixe apenas o capacitor de saída embutido na fonte.  O ripple de alta frequência pode não ser audível e vai ter menor amplitude.

Bacana, é a mesma solução que li ontem num artigo do Guilherme de como usar um choke de 10H e 100mA num circuito de 15mA. A solução é justamente colocar uma carga para consumir a carga necessária para o funcionamento do choke.

Dimensionando Chokes de Filtro e Calculando o Fator de Ripple

Vou testar a noite e posto os resultados. Valeu xformer!
Registrado

Juliano Oliveira
Páginas:  1 ... 6 7 [8]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal