Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 14:55:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Para os distraídos que invertem os capacitores polarizados  (Lida 4397 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« : 30 de Março de 2014, as 22:12:19 »

Vídeo muito instrutivo sobre o que acontece com os capacitores invertidos:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=9jDsNe_bmtE

O blog do Dave Jones é muito bom pra se aprender eletrônica e sobre aparelhos eletrônicos na prática, pois ele faz experimentos e testes com tudo que aparecer na frente dele (mesmo que pra isso ele destrua as coisas...).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #1 : 30 de Março de 2014, as 23:05:16 »

A explosão do capacitor eletrolítico ficaria interessante se mostrada na "Supercâmera" do Discovery!

http://discoverybrasil.uol.com.br/web/a-supercamera/
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #2 : 30 de Março de 2014, as 23:14:42 »

Quando eu tinha lá meus 16/17 anos eu e meu colega explodiamos capacitores, mas eram 120Vac, era por uma extensão e plugar na tomada e sair correndo e depois ver o que acontecia, era legal  Evil
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #3 : 31 de Março de 2014, as 00:43:21 »

Quando eu tinha lá meus 16/17 anos eu e meu colega explodiamos capacitores, mas eram 120Vac, era por uma extensão e plugar na tomada e sair correndo e depois ver o que acontecia, era legal  Evil

Buenas

Muito fiz isto quando estudei eletrônica no SENAI.
A energia da sala era interrompida totalmente quando vazia, através de disjuntores. Sempre tinha um para deixar capacitores conectados às tomadas de 127 V e/ou 220 V, esperando uma vítima.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #4 : 31 de Março de 2014, as 00:54:41 »

Hummm...
Eu assisti sem audio, mas me confirmem... ele somente inverteu a polaridade? Manteve a tensão dentro da tolerancia dos capacitores?
Se sim... 2 coisas... primeiro, o de tantalo me assustou...
Segundo... ele não segue o padrão de cores, visto que a garra preta esta ligada ao negativo do capacitor...

Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #5 : 31 de Março de 2014, as 09:13:08 »

Hummm...
Eu assisti sem audio, mas me confirmem... ele somente inverteu a polaridade? Manteve a tensão dentro da tolerancia dos capacitores?
Se sim... 2 coisas... primeiro, o de tantalo me assustou...
Segundo... ele não segue o padrão de cores, visto que a garra preta esta ligada ao negativo do capacitor...



Os capacitores eram todos de 10v, e ele polarizou eles invertidos em 15v.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 31 de Março de 2014, as 09:44:23 »

Os capacitores eram todos de 10v, e ele polarizou eles invertidos em 15v.

Exatamente, ele fala: capacitor "ten volts", "reversed biased" ou "backwards",  "with fifteen volts".
A cor dos fios não importa muito, pois a gente não vê como ele ligou na fonte. Talvez a inversão tenha sido nos plugues banana com os bornes da fonte.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #7 : 31 de Março de 2014, as 10:16:55 »

o Tântalo é feio hein!

eu já tomei um teco do copo de capacitor eletrolítico no meio da testa, não por inversão, mas por exceder a tensão do componente, fazendo manutenção no meu amplificador, as 3 da madruga e morto de cansaço, meti um capacitor de 25V numa linha de 35V (era um cap pequeno, de 220uF), enquanto olhava para a placa, ele estourou e subiu como um foguete, por sorte foi na testa e não em um dos olhos, depois disso, além dos óculos de grau, não faço nada sem os óculos de proteção, nem solda.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
saul britto
Visitante
« Responder #8 : 04 de Abril de 2014, as 22:11:23 »

Senhores já faz muitos anos,um capacitor eletrolítico de 400v de um tv philco antigo explodiu na minha cara,pensenm num perrengue! Foi papel pra todo lado e a caneca passou raspando em meu rosto e estourou no teto! Nesse caso não foi inversão,mas liguei em 220 sem olhar que tava em 110. É bom ter cuidado pois, essa canequinha, quando o bicho explode com força pode cegar um.
« Última modificação: 04 de Abril de 2014, as 22:14:48 por saul britto » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #9 : 05 de Abril de 2014, as 10:09:05 »

Outra coisa que colaborou para a explosão do eletrolítico foi a ausência da ranhura em "x" no topo do capacitor.
Registrado
Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #10 : 05 de Abril de 2014, as 10:17:58 »

Senhores já faz muitos anos,um capacitor eletrolítico de 400v de um tv philco antigo explodiu na minha cara,pensenm num perrengue! Foi papel pra todo lado e a caneca passou raspando em meu rosto e estourou no teto! Nesse caso não foi inversão,mas liguei em 220 sem olhar que tava em 110. É bom ter cuidado pois, essa canequinha, quando o bicho explode com força pode cegar um.

isso me lembra um nada saudoso AMD Semprom que tive, instalado na querida M810 da Pcchips. um dia usando  o PC de madrugada, ouvi um tiro e um barulho de lata sendo atingida, usava uma cadeira plastica dessas de jardim, dei um pulo, quebrei a cadeira, cai no chão com o susto, um verdadeiro vexame se alguem tivesse assistido a cena...

depois fui ver o que tinha acontecido, um eletrolitico da linha de 12V explodiu o bateu na tampa lateral do gabinete, por dentro, achei o copo no fundo e as perninhas na placa, ahahahahaha.
fui um puto de um susto.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal