Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 20:44:50


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Esquemas Tycobrahe Octavia  (Lida 4770 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« : 08 de Abril de 2014, as 16:01:52 »

Pessoal,
A tempos venho querendo montar um Tycobrahe Octavia, porem tinha a dificuldade de encontrar o transformador de áudio 42TM022, recentemente  encontrei o 42TM011 a venda na Tigger Comp e pesquisando encontrei um esquema da GGG onde eles utilizam exatamente este transformador: http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_toct_sc_improved.pdf?phpMyAdmin=78482479fd7e7fc3768044a841b3e85a
Estou me organizando para montar mas estou na duvida se vou ter um bom resultado, pois a maioria dos esquemas que encontro trabalha com o 42TM022 como este da Tonepad: http://www.tonepad.com/getFile.asp?id=116
Pesquisando mais encontrei um artigo da Fuzz Central: http://fuzzcentral.ssguitar.com/octavia.php que parece dizer que o esquema mais próximo do original usava o 42TM022.
Queria saber se alguém pode me dizer qual seria a diferença no resultado destes esquemas?
Também viria a calhar alguma orientação em relação a transformadores de áudio, assunto que sou totalmente leigo.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 08 de Abril de 2014, as 19:10:43 »



Nossa o transformador de áudio é pequeno.  No esquema diz que a relação de impedância primário - secundário é 1:3,  isso quer dizer que a relação de espiras é de 1:1,73.  Precisa encontrar um transformador que tenha essa relação de espiras ou de tensão que por acaso é a mesma de um transformador de 127V para 220V (ou vice e versa). Se encontrar um transformadorzinho (não pode ser auto transformador, tem que ser de isolação) de 127Vac para 220Vac com CT, deve funcionar.  Obviamente, a resposta em frequência não vai ser aquela maravilha.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #2 : 08 de Abril de 2014, as 19:35:52 »

O transformador que consegui é o 42TM011 as especificações dele são as seguintes:

screenshot tool
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 08 de Abril de 2014, as 19:52:51 »

Tirando a resistências dos fios, eles são muito próximos em características.

Na Hammond também tem uns trafinhos drivers de áudio:

part n. 141D
nominal impedance prim 3000 C.T.
nominal impedance sec 1000 C.T.
max DC prim 1mA
DC resist prim 120 ohms
DC resist sec 51 ohms
output  150mW
resposta freq 200Hz - 15kHz

e

part nr. 145F Driver
prim impedance 600 C.T.
sec impedance  200 C.T.
max DC prim 20mA
DC resist prim 45 ohms
DC resist sec 9 ohms
output 135mW
resposta freq 150Hz - 15kHz
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #4 : 15 de Abril de 2014, as 14:06:41 »

Resolvi partir para montagem com o 42TM011 mesmo, vamos ver no que vai dar.
Assim que finalizar posto minhas considerações aqui.

upload images free
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #5 : 22 de Abril de 2014, as 13:31:00 »

Pessoal,
Terminei a montagem, mas não funcionou, simplesmente não tenho sinal algum no output. Verificando os documentos da GGG me surgiu uma duvida, no esquemático eles dizem: "Pull down resistors R1 & R14 added" como um dos itens de modificação feito no circuito, que é o que eu segui, porém a parte do "pull down", poderia ser traduzido como retirado ou movido o R1? No esquema não tem o R1 mas já no guia de ligações ele aparece ligado entre o IN e o Ground.
Este resistor de 1M5 ligando o IN ao Ground pode ser a causa da ausência de sinal na saída?


picture share


image hosting above 5 mb
« Última modificação: 22 de Abril de 2014, as 13:32:31 por Etelvino Costa » Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 22 de Abril de 2014, as 13:35:35 »

Não, não pode ser. Já verificou a polaridade dos transistores?

Já montei um bom número de "octave up fuzzes" baseados nesse esquema do Tychobrahe, que alguns garantem não corresponder ao original. Todos funcionaram.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #7 : 22 de Abril de 2014, as 13:40:36 »

Alex, verifiquei todos os transistores, diodos, polaridades e ligações. Vou passar um "pente fino". Fico inseguro com os projetos da GGG pois já montei um Tone Bender com esquema deles e encontrei um erro no projeto, até enviei um email para eles.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 22 de Abril de 2014, as 14:01:38 »

Olha, pode ser até que a memória esteja falhando, mas até onde lembro esse esquema funcionou de prima! Tente dar uma checada então nas trilhas, possibilidade de curtos, etc.!

Eu imagino que, mesmo usando esse "transformador" aí, tenha que existir alguma saída. Você tem como localizar onde para de fluir o sinal? Sabe como fazer isso?

Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 22 de Abril de 2014, as 14:08:41 »

Sobre a dúvida dos resistores "pull down added", eles são acrescentados ao circuito. Mas não vejo nada que a falta do R1 não deixasse o circuito funcionar.  Os diodos 1N34 são de germânio ou usou outros de silício ?  Ligou o transformador de áudio corretamente ?  O enrolamento que tem mais espiras e impedância tem que estar do lado da saída (dos diodos) pra que o sinal seja amplificado em tensão e seja retificado pelos diodos (o que faz "dobrar" a frequência). Se o sinal não for amplificado o suficiente ou haja muitas perdas nas resistências dos enrolamentos, ele pode não ter nível para ultrapassar a barreira de condução dos diodos  e portanto não haverá sinal algum na saída.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #10 : 22 de Abril de 2014, as 15:07:37 »

Alex,
Vou checar tudo então, vou ver se acho meu antigo injetor de sinais para descobrir o local da falha.

Xformer,
Usei os diodos de germânio, quanto ao transformador eu segui apenas a indicação de uma letra "P" que vem impressa no corpo dele, que pelo datasheet é a indicação do primário... Vou considerar a possibilidade de estar errado.
http://www.mouser.com/ds/2/449/XC-600134-205894.pdf

Obrigado!
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 22 de Abril de 2014, as 15:20:35 »

No que você separar a seção onde o sinal "para", será uma belezinha chegar ao problema!

Em algum momento esse projeto irá funcionar! Legal!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 629
-Recebido: 134



« Responder #12 : 26 de Abril de 2014, as 18:01:17 »

Funcionou! Cheesy
Quebrei a cabeça e no final era apenas uma trilha rompida bem próximo a uma solda. A maioria dos pedais que tive problemas foram por coisas deste tipo, mas apesar da dor de cabeça é com estes problemas que aprendemos mais, na procura de erros acabamos entendendo melhor o circuito e pesquisando muito mais.
Obrigado a todos pela força!
O pedal ficou com um som incrível, para quem curte um som ala Hendrix, este esquema é perfeito!
Vou postar umas fotos nos devidos tópicos.
Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal