Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Abril de 2024, as 12:05:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Vale a pena Investir em um Tremendão T1 - (Tiro no escuro a 500 R$)  (Lida 12816 vezes)
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #15 : 20 de Abril de 2014, as 13:59:52 »

Muito engraçados esses meus amigos...  Angry
Renato, em relação ao scope, não tem nem como comparar o seu conhecimento com o meu. Mesmo você explicando ainda fico perdido.
Mas em valvulado fica tranquilo que me garanto...  Sarcasmo
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #16 : 20 de Abril de 2014, as 18:53:40 »

Caras... investir em um ampli Valvulado e inoperante é complicado.
Tenho um "Duovox" de 100 Watts; que nem me atrevi em recuperá-lo.

Cada um sabe onde o bolso aperta. Né?


Também tenho um Duovox, o 100G, e tenho esse mesmo problema que você, já até fiz uma lista de tudo que precisa trocar, mas mesmo depois de conseguir o esquema dele ainda não me atrevi a fuçar Cheesy
O seu é aquele combo enorme de dois falantes de 12 mais um anão de 70kg de tão pesado que ele é?

Seria arriscado se você mexesse com amps e fosse muito bom em eletrônica, agora no seu caso é jogar dinheiro fora.

Nunca compre nada que não funcione se você não faz ideia do que terá que fazer para reparar.
É a famosa economia porca, porque no final você terá gastado mais que um usado funcional.

Concordo com o felix, já vi vários tremendões no mercado livre, totalmente lixos, eram só os chassis e os componentes em estado péssimo, o vendedor pedia R$500,00 só porque era o tremendão, e ainda afirmava que funciona..

Eu diria pra você que depende do estado dele, se ele está todo completo, etc.. mas como nem seria você que iria restaura-lo, acho que seria só uma dor de cabeça, invista em algo que você possa afirmar que vale a pena.
« Última modificação: 20 de Abril de 2014, as 18:59:56 por visioncb » Registrado
drusian
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 183

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 6


« Responder #17 : 22 de Abril de 2014, as 21:04:20 »

hehehe
Estão certos, já tirei da cabeça, rs
Muito caro bicho, é tudo muito caro.
Se eu tocasse para ganhar dinheiro ia ser um investimento bacana, mas pra brincar, é um esporte muito caro. hahaha
Mas eu curto coisas boas, um bom timbre de Valvulado, muito chegado nos Fender.

Como disse queria um twin reverb, mas usados, novos e handmade estão muito puxados.

Alguma boa alma quer soldar um pra mim a um bom preço?!
Registrado

Compro Pedais Oliver: Caso você tenha mande uma MP
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #18 : 23 de Abril de 2014, as 15:49:44 »

Eu acho que não vale a pena investir nesta discussão!  Cheesy

Verdade Eduardo, senão no próximo almoço que nós 3 marcarmos, adivinha quantas perguntas e dúvidas vamos ter que ficar respondendo ao invés de poder comer sossegado.   Cheesy

Poxa, quero ter a honra de participar de um almoço desses. Aí sim que a comida vai esfriar,  Cheesy
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Jsanches
Visitante
« Responder #19 : 26 de Abril de 2014, as 22:00:33 »

Boa noite. Meus caros, gostaria de aproveitar a oportunidade aqui no mesmo tópico do colega drusian. (caso não seja correto fazer isso, peço por favor aos moderadores que delete minha postagem)

Acabo de ganhar um Giannini Thor que aparenta estar bem castigado pelo tempo. vejam as imagens abaixo.

Segundo relatos do amigo que me deu esse amplificador, o mesmo disse que ligou ele na tomada (assim mesmo como está) e o mesmo acendeu forte uma das duas válvulas 6l6GC e em seguida ela apagou e entao ele tirou da tomada. Ele não soube dizer se os filamentos das válvulas do pré acenderam pois a claridade da válvula "grande" chamou sua atenção. Eu não tive coragem de fazer o mesmo  Lips Sealed
Creio que este seja um caso claro de "tiro no escuro" pois a parte de fora aparenta ter tomado muita umidade, o papel isolante dos transformadores parece ter molhado (ou entao pode ser somente ação do tempo e a falta de um gabinete).
Em fim, gostaria da opinião dos amigos, para saber se ele vale alguma coisa no caso de venda ou apenas retirar os componentes pra reutilizar em outros projetos? Abraço!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, as 22:05:38 por Jsanches » Registrado
felix
Visitante
« Responder #20 : 26 de Abril de 2014, as 22:52:32 »

Infelizmente devido aos baixos valores de revenda, os Gianninis não são um bom amp para reformar com fins financeiros.
Por isso é extremamente importante, em caso de compra, pegar um funcionando mesmo.

Pior de tudo, é que são amps de manutenção extremamente complexa para iniciantes, o que aumenta ainda mais o gasto de reparação.

No seu caso especifico, só vale a pena mexer nesse amplificador para fins de estudo e entretenimento.

Uma dica que eu dou é desde já pegar um bom multímetro true RMS com capacímetro.
Você vai precisar demais dele.

E antes de mais nada, coma a seção de valvulados aqui do fórum com farinha, principalmente os tópicos maiores com cuidados que devem ser tomados, porque o tal "tiro no escuro" pode sair pela culatra, e no caso de valvulados, é um calibre 12.


Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #21 : 27 de Abril de 2014, as 00:50:31 »

Jsanches, toda vez que eu olho um ampli desses, eu fico imaginando se não vai sair mais caro reformar do que começar um do zero.
O chassis precisa de um trato enorme, e você vai ter que ou seguir o projeto original ou deixar knobs sem uso.
Os transformadores são dificeis de ter 100% de certeza de que estão bons. Montar tudo, deixar bonitinho e descobrir que o seu transformador de força não estava bom porque o mesmo queimou todo o seu ampli recém reformado não é nada agradável.
E provavelmente poucas ou nenhuma das valvulas (de acordo com o relato do seu amigo) poderão ser aproveitadas.
Os componentes (principalmente eletrolitico) vão pro lixo sem duvida...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #22 : 27 de Abril de 2014, as 10:12:30 »

Olha é bem provável que a 6L6 foi pro saco... então a melhor coisa que vc tem a fazer é me vender ele  Grin
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Jsanches
Visitante
« Responder #23 : 27 de Abril de 2014, as 14:11:00 »

Boa tarde amigos.

Eu suspeitava que investir na restauração dele não seria viável, depois de ver o estado dos transformadores então... as peças mais caras do ampli.
Outro agravante é que ele é um amplificador pra guitarra (não que não pudesse ser usado no baixo mas...) investir na restauração só seria uma boa alternativa pra mim se fosse possível converter ele num Thor de contrabaixo (pra reutilizar os transformadores e chassi e outros..)

Vou seguir o conselho do Felix, vou arranjar um cantinho aqui, colocar em uma caixa e assim que for possível pegar firme no aprendizado dos valvulados eu terei uma sucata a disposição.
Obrigado Kem por reforçar a ideia de que não compensa a restauração! realmente seria muito frustrante pra mim investir tempo e principalmente dinheiro na reforma/restauração e depois descobrir que os transformadores estão queimados ou com defeito ou ainda, que eles queimaram o ampli recém reformado.  Cry
Bossman acho pouco provável que tenha algum maluco que queira comprar essa sucata, na minha cidade não tem ninguém que trabalhe com valvulados e enviar ele pelo correio ou transportadora sairia meio caro, ele deve pesar uns 14kg brincando...

Abraço!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #24 : 27 de Abril de 2014, as 14:38:51 »

Retire as válvulas (anote a posição delas ao retirar), limpe-as (com água e sabão mesmo, só tome cuidado pra não arranhar ou retirar os escritos nelas), seque e guarde para uma montagem futura ou até mesmo a restauração quando tiver mais experiência (precisa arrumar o esquema, senão nada feito).  Os transformadores até podem estar bons (pesquise em alguns tópicos do fórum, pois essa dúvida de como testá-los já foi respondida várias vezes).
Se vai desmontá-lo para aproveitar as peças, use um bom ferro de solda com uns 40W pelo menos, tenha uma escovinha pra retirar a poeira e deixar mais fácil o acesso aos pontos de soldagem. Resistores de fio e de potência são úteis em muitas montagens.  Capacitores eletrolíticos não devem servir pra mais nada. Os demais podem ser até usados (se você conseguir ler o valor deles ...).  Outra coisa valiosa são os knobs que parecem ser metálicos.  Os potenciômetros geralmente estão ruins e cheios de poeira, vai depender de uma análise mais funda (se giram, se estão com os valores corretos, se as pistas não estão estragadas), os soquetes das válvulas (por que faltam duas ? Como seu amigo foi ligar faltando válvulas ?) de baquelite (pretos) podem ser recuperados para usar em algumas experiências e montagens provisórias, os pequenos vai depender de como estiverem os contatos e terminais, os parafusos que os prendem estão muito enferrujados.  Quando for dessoldar fios, corte-os primeiro, assim a dessoldagem fica mais rápida.
Na verdade, a sua sucata contem um pequeno tesouro. Só precisa de paciência e sorte para que os componentes estejam funcionando.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #25 : 27 de Abril de 2014, as 14:59:11 »

Renato... eu só consegui ver 2 resistores de fio... e um deles ta feio...
Mas realmente tem uns styroflex... esses vale guardar. Mas pra uso em pedais, e depois de medido o valor com algum tester. Eu não os usaria em valvulados.
Mas tem ideia do que é aquele 4º transformador dentro do gabinete (ou o pequeno na parte de cima)?
Driver ou talvez do reverb?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Jsanches
Visitante
« Responder #26 : 27 de Abril de 2014, as 15:25:00 »

Xformer obrigado pelas dicas e esclarecimentos. Meu amigo é lesado das ideias, não tinha ideia nenhuma do perigo que correu ligando o ampli na tomada até eu ter dito a ele sobre a alta tensão de trabalho (em geral) dos circuitos valvulados, disse-me ainda que estava pensando em por um cabo p10 na entrada e uma pequena caixa de som na saída pra ver se escutaria algum ruido  Toma na Cabeça
O ampli era de um tio falecido dele estava jogado na casa do falecido e iria pro lixo até ele lembrar de mim. então as outras duas válvulas provavelmente se perderam.

Kem segue o esquema que achei dele, pelo que entendi os dois transformadores menores são do circuito de reverb confere?
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #27 : 27 de Abril de 2014, as 15:36:08 »

Renato... eu só consegui ver 2 resistores de fio... e um deles ta feio...
Mas realmente tem uns styroflex... esses vale guardar. Mas pra uso em pedais, e depois de medido o valor com algum tester. Eu não os usaria em valvulados.
Mas tem ideia do que é aquele 4º transformador dentro do gabinete (ou o pequeno na parte de cima)?
Driver ou talvez do reverb?

Eu também só vi dois de fio.
Olhando agora para o esquema, nossa são 4 6L6 na saída, então já sei quais a que estão faltando ...   Se tivesse as 4, com mais as de pré, seria um pequeno tesouro (ainda mais sendo antigas).
O esquema responde a dúvida sobre o transformadorzinho e do choque.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #28 : 27 de Abril de 2014, as 15:49:29 »

Kem segue o esquema que achei dele, pelo que entendi os dois transformadores menores são do circuito de reverb confere?
Um deles é um choque e o outro do reverb...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal