Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 04:26:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Projeto] Pintura guitarra Eagle Stratocaster  (Lida 14736 vezes)
Seraps
Visitante
« : 15 de Abril de 2014, as 13:37:50 »

Já tem muito tempo que eu queria fazer esse projeto, essa guitarra está parada aqui e foi ela a escolhida. Ainda estou lixando o corpo da guitarra, segue algumas fotos:





Sabem me dizer que tipo de madeira é esse? Estou pensando em deixa-lá natural ou pintar estilo uma Charvel. Abraços!
Registrado
Seraps
Visitante
« Responder #1 : 21 de Abril de 2014, as 14:24:22 »

Terminei de lixar a parte de trás, só falta dos lados agora. Amanhã vou ver se acho a seladora por aqui, isso tem algum outro nome?

-----
Esqueci da imagem hehehe

Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 21 de Abril de 2014, as 14:37:59 »

Se for deixar "natural" vai ficar bem bacana na minha opinião, os veios têm um desenho bonito!

Parabéns pelo trabalho e boa sorte na empreitada! Não se esqueça de postar fotos do andamento do projeto Legal!
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #3 : 22 de Abril de 2014, as 07:59:26 »

Não sei de que tipo de acessórios para pintura você dispões para o serviço, mas caso tenha pistola de pintura e um bom compressor faça uma pintura translucida. Fica muito bonito o resultado! Na oficina em que trabalhei faziamos colagem de folha de madeira com veios bem interessantes e depois uma pintura destas por cima.
Poste os resultados ok?
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
whitebilly
Visitante
« Responder #4 : 22 de Abril de 2014, as 08:06:31 »

Caso não tenha os equipamentos adequados para o trabalho sugiro tingir a madeira e encerar ou envernizar no natural mesmo.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #5 : 22 de Abril de 2014, as 09:58:32 »

Boa dica! Houve um tópico aonde se falou sobre pinturas com Spray, Não sei dizer se seria adequado ou não, faz tempo que eu li sobre isso!
Dê uma pesquisada que você encontra mais dicas sobre isso, caso seja a sua opção de trabalho com spray.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Seraps
Visitante
« Responder #6 : 22 de Abril de 2014, as 10:11:26 »

Infelizmente não tenho compressor aqui por isso estou considerando deixa-la natural mesmo, vou ver se acho hoje a seladora pra começar o acabamento e posto aqui os resultados.

Abraços!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 22 de Abril de 2014, as 11:36:35 »

Um aviso: a Eagle usa uma seladora que impregna na madeira de tal forma que esta fica quase impermeável. Por mais que a madeira pareça estar "pelada", sempre tem um ponto mais impregnado, então fica impossível tingir uniformemente.

Se quiser realmente tentar tingir, esteja psicologicamente preparado para eventuais problemas...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Seraps
Visitante
« Responder #8 : 22 de Abril de 2014, as 12:35:30 »

Um aviso: a Eagle usa uma seladora que impregna na madeira de tal forma que esta fica quase impermeável. Por mais que a madeira pareça estar "pelada", sempre tem um ponto mais impregnado, então fica impossível tingir uniformemente.

Se quiser realmente tentar tingir, esteja psicologicamente preparado para eventuais problemas...

E a tinta que eles usam, vc sabe qual é? Ao todo ja deve ter dado umas 6 ou 7 horas lixando essa guitarra e ainda falta o cutway que a lixadeira não consegue pegar e na lixa é quase impossível.
Registrado
AlexandreGunner
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 217

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 8


« Responder #9 : 22 de Abril de 2014, as 12:44:51 »

Usa removedor em gel, depois deixa secar uns 2 dias e lixa novamente para dar acabamento.
Registrado
Seraps
Visitante
« Responder #10 : 22 de Abril de 2014, as 16:19:45 »

Esse removedor não mancha a guitarra?
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #11 : 22 de Abril de 2014, as 20:11:08 »

A tinta é Poliester, mais verniz PU (sobre seladora (ou fundo) PU. O problema é que a maioria (senão todas) das guitarras fabricadas na China tem uma camada muito grossa de verniz, e ainda por cima curado com ultravioleta. O negócio fica que nem um acrílico, e tão duro quanto.

O removedor pastoso não mancha a madeira, mas dependendo da marca não faz nem cócegas no PU. Veja no rótulo se o produto é adequado para este tipo de acabamento, e mesmo assim não espere resultados milagrosos (vai ajudar, mas não vai dispensar uma boa lixada). E depois de usá-lo, convém passar um pano com thinner, para neutralizar eventuais resquícios do removedor (se não a nova pintura não vai pegar).

O que você pode fazer é usar um soprador térmico, o verniz estoura e sai em placas. Nem tente secador de cabelos, não dá certo. Alternativamente, nestes locais de acesso difícil, isqueiro Bic funciona, vai encostando a chama no verniz que ele vai estourando, aí você vai tirando os cacos com uma faquinha. Cuidado para não se queimar nem botar fogo na guitarra. Só aproxime a chama onde tem verniz (nunca direto na madeira!) e deixe apenas o tempo suficiente para estourar. Na hora de usar a faca, cuidado para não tirar lascas da madeira. Faça devagar e com calma que dá certo (eu já fiz, num baixo da mesma marca que a sua guitarra).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Seraps
Visitante
« Responder #12 : 22 de Abril de 2014, as 23:36:14 »

Obrigado pelas dicas Finck, aqui tem soprador, vou tentar fazer com ele. Abraço!
Registrado
Seraps
Visitante
« Responder #13 : 28 de Abril de 2014, as 13:01:45 »

Novas fotos, depois de totalmente lixada, passei seladora mas ainda faltam algumas demãos, o único problema foi que a lixa mais fina que consegui foi uma 360, tem perigo dela tirar a seladora?





Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #14 : 28 de Abril de 2014, as 16:17:03 »

Se você forçar muito tem perigo sim.

Para lixa de madeira, a grana mais fina é realmente perto de 360. Talvez tenha um pouco mais fina, mas não é muito.

O jeito é pegar leve. Use um pedaço de madeira revestido com borracha de "mousepad" (EVA) como taco de lixamento, e lixe apenas no sentido dos veios da madeira (normalmente é o sentido do comprimento do instrumento, se não estiver visível).

Como alternativa, gaste a lixa num pedaço de madeira, aí ela perde corte e se comporta como uma granulação mais fina.

Você também pode comprar lixa d'água (esta é certeza de que existe mais fina, até 600 você encontra com facilidade) e usá-la seca, assim ela também vai "cortar" menos (e infelizmente, vai estragar rapidinho).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal