Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 09:57:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Comparação sonora das 12AX7 em um JCM800  (Lida 20102 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #30 : 19 de Abril de 2014, as 13:15:10 »

Que é complicado, isso é mesmo.
Mas talvez um dia, o membros do Handmades consigam codificar os elementos principais das válvulas e trabalhar com eles, de modos a criar os melhores amplis valvulados do mercado. Não é muito, conhecendo a capacidade do pessoal aqui do fórum.

Abs  Legal!
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #31 : 19 de Abril de 2014, as 13:32:16 »

Pra mim esse teste deixo claro alguns pontos.
Existem diferenças sim, mas não são gritantes.
Como citado pelo Eduardo, não existe mais valvula ruim. Qualquer uma delas vai deixar seu dono satisfeito.
E principalmente, que é facil perceber as diferenças num comparativo... Mas um amplificador com qualquer uma dessas, sem outro pra comparar, vai soar bem.
Corrobora o que se diz muito por aqui... quer fazer um upgrade num valvulado? Troque o falante... Vai fazer mais diferença do que trocar as valvulas, principalmente se o falante que veio no seu ampli for de marca duvidosa.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #32 : 19 de Abril de 2014, as 14:57:33 »

Oi Pessoal

O problema de se fazer uma análise puramente numérica do comportamento de um amplificador é algo que eu acredito nunca será resolvido. No vídeo procuramos apresentar todas as válvulas da mesma forma, sem dar nosso parecer a respeito e nem dizer que houve ou não diferença para mais ou menos. Cada um é que deve dizer do que gosta mais, menos ou nenhuma das anteriores.

Justifico meu argumento chamando atenção para um outro sentido: o paladar. Existe uma medida científica e bem conhecia do grau de picância dos piperáceos (um número que diz o quanto uma pimenta arde), o chamado Grau Scoville. Qualquer alimento pode ser medido segundo o método e se determinar quanta pimenta tem na comida. Daí vem a pergunta: quanto precisa para que a comida fique saborosa sem ser picante demais? Cada um irá se satisfazer com um grau diferente e, para alguns, um número alto pode ser o mesmo que nada.

Com os ouvidos é a mesma coisa. Pouco adianta medir a resposta em gráficos de fase e FFT de um ruído rosa para dizer se o som será agradável ou não. Ninguém ouve ruído rosa! Ouvimos música, e música é um sinal complexo demais para ser resumido em um único número ou conjunto pequeno deles. Além disso, o que é bom para mim, pode ser apimentado para uns e inócuo para outros.

Agora, ouvir o som daquele vídeo nas caixinhas do computador (não nas do Espanhol, claro) é o mesmo que queimar a língua com café e querer em seguida degustar água mineral. Não vai dar para perceber nada mesmo.

Em resumo, a escolha da válvula é uma opção particular de cada um e depende de experiência pessoal. Existem testes objetivos que mostram essas diferenças, mas são de pouca utilidade na determinação do resultado final.

Não adianta ler a descrição no rótulo da garrafa. Tem que provar o vinho para saber se gosta. Por outro lado, vai ter sempre o que diz que vinho é tudo igual e o bom tomar mesmo é cerveja.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 19 de Abril de 2014, as 17:13:27 »

Justifico meu argumento chamando atenção para um outro sentido: o paladar. Existe uma medida científica e bem conhecia do grau de picância dos piperáceos (um número que diz o quanto uma pimenta arde), o chamado Grau Scoville. Qualquer alimento pode ser medido segundo o método e se determinar quanta pimenta tem na comida. Daí vem a pergunta: quanto precisa para que a comida fique saborosa sem ser picante demais? Cada um irá se satisfazer com um grau diferente e, para alguns, um número alto pode ser o mesmo que nada.

Um dia vou comprar uma pimenta chamada Bhut Jolokia, que dizem ser das mais fortes, com grau Scoville de mais de 1000000 (as malaguetas e cumaris nem chegam a 100000). 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #34 : 19 de Abril de 2014, as 17:22:23 »

Vai ficar cuspindo fogo  Cheesy
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #35 : 19 de Abril de 2014, as 17:24:40 »

Vai ficar cuspindo fogo  Cheesy

Isso é ótimo pra moderador   Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fallout
Visitante
« Responder #36 : 19 de Abril de 2014, as 21:44:07 »

Assim pros meus ouvidos leigos fica bem mais facil, http://youtu.be/yLJX7zDQNFM
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #37 : 20 de Abril de 2014, as 05:15:31 »

Pois é, acho que meus ouvidos devem estar ruins mesmo. Nem pelos falantes do notebook, nem por caixas de som decentes, e nem por fone de ouvido teve diferença nenhuma entre as válvulas.
Acho que seria interessante os que conseguirem ouvir essas diferenças montarem uma lista, com todas as válvulas testadas, e as características sonoras que perceberam de cada uma delas. Se essas mudanças forem mesmo perceptíveis, as descrições devem ser parecidas.

Ah, mas o que eu realmente queria escutar é uma comparação daquelas RetroValves da Jet City (12AX7 de estado sólido) com essas 12AX7.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
fallout
Visitante
« Responder #38 : 20 de Abril de 2014, as 07:37:41 »

Alguma pequena diferença da pra perceber, mas todas soaram legais! Já da pra comprar 12ax7 pelo preço.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #39 : 20 de Abril de 2014, as 08:41:29 »

....Acho que seria interessante os que conseguirem ouvir essas diferenças montarem uma lista, com todas as válvulas testadas, e as características sonoras que perceberam de cada uma delas. Se essas mudanças forem mesmo perceptíveis, as descrições devem ser parecidas.

É justamente disso que tentei fugir ao fazer o teste comparativo das 12AX7.

Um pintor consegue distinguir nuances de luz e sombra que um olho destreinado nem percebe. Mas não dá para um daltônico querer usar corretamente as cores.

Um enólogo tem que fazer um curso de vários anos antes de poder sair por aí dando sua opinião sobre vinhos. Além disso, antes de entrar no curso, precisa ter sua língua analisada para contagem do número de papilas gustativas. Se tiver menos que um certo limite, nem entra no curso, pois não terá a sensibilidade necessária.

Eu não sou enólogo, mas consigo distinguir o sabor de um vinho Cabernet de um Merlot, mas não distingo um Merlot chileno de um argentino. Meu cunhado bebe qualquer coisa (que tenha álcool) sem distinção ou preconceito. Para ele, a descrição do sabor que vem no rótulo da garrafa não faz qualquer sentido. Não consegue diferenciar um Sangue De Boi de um Marcus James.

Num perfume, coloca-se o cheiro na página de uma revista! O interessado dá uma fungada no papel e gosta, desgosta ou espirra, mas há quem nem perceba o perfume! Será que alguém espirra lendo a descrição de um cheiro? Num vinho, não dá para por o sabor no rótulo para a pessoa lamber antes de comprar a garrafa, por isso precisa de uma descrição.

O objetivo do vídeo é deixar a decisão a cargo do espectador, como um cheiro na página de uma revista. Nenhum dos envolvidos na gravação do vídeo tem ouvido absoluto ou formação musical adequada para poder descrever com exatidão o que ouviu, como um enólogo faria com um vinho. Apesar disso, todos conseguiram perceber as diferenças de sonoridade, como se distingue um Merlot de um Cabernet. Mesmo assim, manifestar nossa opinião seria, no mínimo, pretencioso.

No vídeo, o som está escancarado! Para quem nota a diferença, nenhuma descrição é necessária. Para que não nota, nenhuma será suficiente.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #40 : 20 de Abril de 2014, as 10:18:11 »

Eu acho que, pra quem não percebe diferença, não deveria ir atrás de quem percebe (ou acha que percebe), sinceramente, por querer apenas fazer parte do clube dos "bacanas".

Se não percebe diferença, ponha a válvula mais barata e seja feliz!

Aliás, procure experimentar um amplificador Solid State de boa qualidade e ver se ele não é tão satisfatório (ou até soe melhor) para as suas necessidades de guitarrista! Pois o SS sempre sairá mais barato, menos complicado, mais resistente e mais consistente que um valvulado.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #41 : 20 de Abril de 2014, as 10:33:04 »

Alex

Você está coberto de razão!

Não existem "bacanas"! Existem os que vão comprar o equipamento de forma consciente e os que serão extorquidos pelos vendedores por desconhecer o que estão comprando.

Se você percebeu uma diferença no som das válvulas e acha que vale a pena trocar as tuas, então invista na que te agradou sem se importar que no fórum A disseram que a válvula X é superior à Y. Se não notou, não caia na conversa de a válvula Z vai fazer seu som virar um espetáculo. Se não distingue um valvulado de um transistorizado, compre o transistorizado.

O vinho que eu gosto de beber é, por coincidência, um dos mais baratos da loja onde compro. Nem por isso deixo de me sentir bem com ele.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #42 : 21 de Abril de 2014, as 00:32:56 »

Eu sou preciosista, chato mesmo, mas apenas com o que me importa.

No final o que deve prevalecer é um mínimo de bom senso, como colocou o Eduardo!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #43 : 21 de Abril de 2014, as 19:07:07 »

...Não consegue diferenciar um Sangue De Boi de um Marcus James.

Pela dor de cabeça no outro dia não se consegue saber a diferença!  Desculpem, não pude resistir...  Um bom vinho de garrafão e orgânico é o melhor.

Saúde e amor!
« Última modificação: 21 de Abril de 2014, as 19:08:59 por Patines » Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #44 : 01 de Maio de 2014, as 17:17:49 »

Talvez este video da amplified parts possa ajudar um pouco também...

https://www.youtube.com/watch?v=ATmi6xMV4bA
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal