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Autor Tópico: Ajuda com meu ensaio de pedal - o DOID 500  (Lida 3486 vezes)
Sergiodam
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« : 29 de Abril de 2014, as 23:09:32 »

Oi, pessoal.
Ainda tentando me desenvolver no uso do Eagle, resolvi testar, por minha conta, uma variação de pedal.
Fiz o seguinte: parti do esquemático original do DOD 250, com LM741, e acrescentei a ele um módulo de controle de tonalidade (que peguei aqui mesmo no HM) e o módulo de clipagem por diodos do Riot, só que usando leds vermelhos em vez dos azuis. O controle da clipagem é realizado por meio de uma chave DPDT on-on-on. O esquemático, ao final, ficou como na imagem abaixo.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Roteei a partir desse esquemático, de modo a obter uma placa que coubesse numa caixa 1590B. Preparei a placa e montei o protótipo, para minha surpresa funcionou. Usei para um dos tipos de clipagem dois diodos 1n4148, para o segundo os leds vermelhos e para o terceiro 4 diodos 1n6O schottky. O resultado do timbre está bem interessante, e é possível notar a diferenciação entre os três modos.

O que me chamou a atenção e me trouxe a pedir a ajuda dos confrades é que os leds, mesmo modificando o timbre, não piscam. Como não tenho conhecimentos suficientes de eletrônica para avaliar o motivo, gostaria que me ajudassem analisando o esquemático acima e ver se está faltando algo... Imaginei que seria necessário um capacitor após o módulo de clipagem, mas não tenho certeza.

Vejam bem que minha intenção primordial é aperfeiçoar o uso do software para os layouts, mas achei muito interessante a possibilidade de testar variações em produtos já existentes. Claro que me falta o essencial ainda, que é estudar eletrônica...  Cheesy Cheesy Cheesy
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« Responder #1 : 29 de Abril de 2014, as 23:26:38 »

Olá Sergiodan

Parabéns pela iniciativa.

Talvez os leds pisquem muito fraco e você não esteja vendo, mas uma solução para que eles pisquem seja diminuir o valor de R2 para uns 2,7k ou 1,5k. Talvez os leds comecem a piscar, mas o timbre pode ser bom assim ou não. Pode ser que você tenha que mexer nos valores de R8 e R9...   Toma na Cabeça

 Smiley
« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:53:40 por Matec » Registrado
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« Responder #2 : 29 de Abril de 2014, as 23:47:59 »


Parabéns pela iniciativa.


Valeu, pelo incentivo Matec!  Legal!

Como eu disse, o timbre até que está legal. Eu li em algum lugar (não lembro exatamente, mas acho que foi no Pisotones...) que o fato do led não piscar é irrelevante. Mas, cá entre nós, é legal ver ele dando seu sinal de vida...
Na minha montagem eu deixei soquetes para todos os diodos e leds. Assim eu pretendo ir testando outras possibilidades. Alguma sugestão?  Grin

Você sabe me dizer se o MultiSim importa esquemático feito no Eagle para simular?

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Alfredo Padrao
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« Responder #3 : 30 de Abril de 2014, as 00:37:05 »

Como já sugeriu o Matec, acredito que seja o fato do nível do sinal, ser baixo, não atingindo assim a tensão necessária para acender ou piscar os leds.

No caso como você citou o Riot, por exemplo na posição do seu R8 seria 470R e em R9 270R, e em R2 470R, com isto subiria um pouco o nível do sinal no ponto da clipagem, e talvez dê para piscar os leds.  Não esquecendo ainda, na comparação com o Riot, que o mesmo têm duas etapas de amplificação do sinal, antes da clipagem.

Abraços,
Alfredo
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« Responder #4 : 30 de Abril de 2014, as 00:52:07 »

Pois é eu iria escrever exatamente isso o fato dos leds piscarem ou não é irrelevante! No HG-1 eles acendem (não piscam  Evil) mas como eu não usei esse fato deles acenderem pra nenhum fim estético eu nem me importei muito com isso.
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« Responder #5 : 30 de Abril de 2014, as 00:54:49 »

Caro amigo.... poste a foto de sua montagem e esclareça se é apenas uma chave ( dpdt como apresenta o circuito) ou duas (como deveria ser).

Fotos sempre ajudam.

A substituiçao do r2 nao me parece no primeiro momento, fator determinante para que os leds pisquem...
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Sergiodam
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« Responder #6 : 30 de Abril de 2014, as 01:39:10 »

Não esquecendo ainda, na comparação com o Riot, que o mesmo têm duas etapas de amplificação do sinal, antes da clipagem.
Alfredo

Faz sentido...  Roll Eyes Como eu usei como base o DOD 250 o ambiente é bem diferente. A ideia que eu tinha era mesmo fazer um frankstein, uma outra arquitetura para ver se funcionava. E, bem... funcionou.

No HG-1 eles acendem (não piscam  Evil)

É verdade!  Cheesy

Caro amigo.... poste a foto de sua montagem e esclareça se é apenas uma chave ( dpdt como apresenta o circuito) ou duas (como deveria ser).


É uma DPDT de alavanca sim (seis terminais), tipo on-on-on, seguindo a que é usada no Riot. Vou providenciar umas fotos da montagem.
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« Responder #7 : 30 de Abril de 2014, as 09:44:04 »

 Eu não conhecia esse tipo de chave on-on-on, os contatos ficam alternados quando a chave está na posição central.

 Existem dois tipos dessas chaves:

 

 Pelo que entendi, em relação aos seus contatos (A1,A2,A3 - B1,B2,B3) as conexões seriam as seguintes:

 1ª A1-A2
     B1-B2

 2ªA A1-A2  ou 2ªB  A3-A2
       B3-B2             B1-B2

 3ª A3-A2
     B3-B2

 Se for o segundo tipo (2ªB) o led nunca iria conectar no terra (e talvez por isso não acenda...), talvez alguma ligação na chave esteja errada ou seja necessário inverter o circuito para funcionar com a sua chave.

 De qualquer forma, é sempre bom postar de onde retirou o esquemático assim facilita para ver se há alguma ligação incorreta.

 Um abraço

 Eduardo
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« Responder #8 : 30 de Abril de 2014, as 10:03:16 »

Eu não conhecia esse tipo de chave on-on-on, os contatos ficam alternados quando a chave está na posição central.

 Existem dois tipos dessas chaves:

 

 Pelo que entendi, em relação aos seus contatos (A1,A2,A3 - B1,B2,B3) as conexões seriam as seguintes:

 1ª A1-A2
     B1-B2

 2ªA A1-A2  ou 2ªB  A3-A2
       B3-B2             B1-B2

 3ª A3-A2
     B3-B2

 Se for o segundo tipo (2ªB) o led nunca iria conectar no terra (e talvez por isso não acenda...), talvez alguma ligação na chave esteja errada ou seja necessário inverter o circuito para funcionar com a sua chave.

 De qualquer forma, é sempre bom postar de onde retirou o esquemático assim facilita para ver se há alguma ligação incorreta.

 Um abraço

 Eduardo

Exatamente isto que me fez perguntar o tipo de chave... matou a charada.
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« Responder #9 : 30 de Abril de 2014, as 10:21:46 »

O fato de ser uma amplificação dupla com certeza influencia no acendimento dos leds, o Guvnor, por exemplo, acendia que era uma beleza. Mas acho que é possível acender os leds com um CI de amplificação unica. Usei leds no mxr distortion +, que é quase igual ao dod, mas com algumas modificações, e os leds acendiam, não tanto quanto no guvnor, mas acendiam.
Acredito que, por originalmente o distortion + usar diodos de germânio, o sinal que chega aos diodos deve ser de maior intensidade, para manter o volume da guitarra, por isso que quando substituído por leds os leds acendem. Já no DOD o diodo original é de silício, não necessitando de tanto sinal, assim, quando substituído por leds estes não acendem.

Bom, como meu conhecimento é empírico, e sou completamente leigo, posso estar falando uma baita bobagem, mas acredito que seria interessante dar uma olhada no esquemático do distortion +. Acho que pode lhe ajudar.





Não esquecendo ainda, na comparação com o Riot, que o mesmo têm duas etapas de amplificação do sinal, antes da clipagem.
Alfredo

Faz sentido...  Roll Eyes Como eu usei como base o DOD 250 o ambiente é bem diferente. A ideia que eu tinha era mesmo fazer um frankstein, uma outra arquitetura para ver se funcionava. E, bem... funcionou.

No HG-1 eles acendem (não piscam  Evil)

É verdade!  Cheesy

Caro amigo.... poste a foto de sua montagem e esclareça se é apenas uma chave ( dpdt como apresenta o circuito) ou duas (como deveria ser).


É uma DPDT de alavanca sim (seis terminais), tipo on-on-on, seguindo a que é usada no Riot. Vou providenciar umas fotos da montagem.

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« Responder #10 : 30 de Abril de 2014, as 10:31:58 »

O fato de ser uma amplificação dupla com certeza influencia no acendimento dos leds, o Guvnor, por exemplo, acendia que era uma beleza. Mas acho que é possível acender os leds com um CI de amplificação unica. Usei leds no mxr distortion +, que é quase igual ao dod, mas com algumas modificações, e os leds acendiam, não tanto quanto no guvnor, mas acendiam.
Acredito que, por originalmente o distortion + usar diodos de germânio, o sinal que chega aos diodos deve ser de maior intensidade, para manter o volume da guitarra, por isso que quando substituído por leds os leds acendem. Já no DOD o diodo original é de silício, não necessitando de tanto sinal, assim, quando substituído por leds estes não acendem.

Bom, como meu conhecimento é empírico, e sou completamente leigo, posso estar falando uma baita bobagem, mas acredito que seria interessante dar uma olhada no esquemático do distortion +. Acho que pode lhe ajudar.

 Essa questão de acender ou não os leds é relativa ao ganho do estágio e a resistência de saída (no caso R2).

 Lembremos que um led tem queda de tensão (para os vermelhos) de até uns 2v.

 A excursão do sinal máxima de um 741 com fonte simples a 9v deve ser uns 7 Vpp (ou seja, +/- 3,5 V).

 Agora a conta é fácil, qual o resistor de saída seria necessário para ligar um led com uma corrente de uns 10ma, considerando uma tensão de 3,5v?

 R = (3,5-2)/10ma
 R = 150 ohms

 Ou seja, o resistor de 10k faz com que a impedância de saída do amp-op seja muito alta, isso quer dizer que a corrente máxima de saída seja baixa.

 Experimente (depois de ver se suas ligações estão corretas) trocar o resistor por um de 220 ohms, 100 ohms...

 Um abraço!

 Eduardo
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« Responder #11 : 30 de Abril de 2014, as 10:58:17 »

Olá. Primeiro, agradeço pelas sugestões. Como estou no trabalho agora (longe das minhas traquitanas e sem muita chance de postar), mais tarde vou reportar com mais calma.

 Se for o segundo tipo (2ªB) o led nunca iria conectar no terra (e talvez por isso não acenda...), talvez alguma ligação na chave esteja errada ou seja necessário inverter o circuito para funcionar com a sua chave.

 De qualquer forma, é sempre bom postar de onde retirou o esquemático assim facilita para ver se há alguma ligação incorreta.


Eduardo, na verdade eu não disponho do esquemático do módulo de clipagem. Eu me baseei, neste caso, num layout que eu usei para montar o Riot e fui redesenhando como um esquemático.  Posso postar esse dito cujo layout (acho que já até postei uma vez em outro tópico que discutia sobre o acendimento do led azul) pois acho que ajudará a esclarecer.


 Essa questão de acender ou não os leds é relativa ao ganho do estágio e a resistência de saída (no caso R2).

 Lembremos que um led tem queda de tensão (para os vermelhos) de até uns 2v.

 A excursão do sinal máxima de um 741 com fonte simples a 9v deve ser uns 7 Vpp (ou seja, +/- 3,5 V).

 Agora a conta é fácil, qual o resistor de saída seria necessário para ligar um led com uma corrente de uns 10ma, considerando uma tensão de 3,5v?

 R = (3,5-2)/10ma
 R = 150 ohms

 Ou seja, o resistor de 10k faz com que a impedância de saída do amp-op seja muito alta, isso quer dizer que a corrente máxima de saída seja baixa.

 Experimente (depois de ver se suas ligações estão corretas) trocar o resistor por um de 220 ohms, 100 ohms...


Que falta que faz o curso de eletrônica...  Cheesy Cheesy Cheesy  Farei essa experiência Eduardo e depois reporto.  Legal!


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É, Eduardo. Você é o cara Palmas.
Você acertou nas duas. Troquei o resistor para 100R e inverti as ligações da chave, resultado: leds acendendo. Tá certo que não modificou realmente o timbre da distorção, mas acendeu.
Resolvida esta parte tenho outra questão. Já coloquei o bichinho numa caixa, e por falta de peças tive que mudar alguns potenciometros. Nada de mais. O Volume em vez de linear, ficou log. O Ganho em vez do antilog, ficou linear. O Tone em vez de 100k linear ficou 50k linear. Mas antes de chegar nessa configuração, fiz uma experiência no ganho com um pot (emprestado) de 100K e achei que ele controlou melhor a variação da distorção. Como tive que devolver a peça, mantive o 500K original, só mudando a natureza de C para B. Teria problema assumir o pot de ganho como 100K?
A outra questão é que notei que o sustain, após cerca de 3-4 segundos decai de forma abrupta. Tem como fazer esse sustain decair mais suavemente?

Um abraço.

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Caso do sustain melhorou bastante: substituí dois germânios 1n34a por dois 1n60 schottky (estava com quatro 1n34a). Praticamente normalizou. Digo praticamente porque só testei no meu cubinho, na  madruga, com fone de ouvido. Amanhã ou depois vou testar normalmente e tambem num amplificador grande, lá na loja do luthier, e verificar se ficou mesmo ok. Acho que deve estar legal.

Missão quase cumprida. 

O que aconteceria se eu colocasse um capacitor na saída do módulo de clipagem, antes de ir para o Out? Atenuaria o sinal distorcido?

Abraço
« Última modificação: 01 de Maio de 2014, as 03:23:45 por Sergiodam » Registrado
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