Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 15:44:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como trocar o potenciômetro do Motobrás RM-PF22 (Dunga IV)?  (Lida 2077 vezes)
Lucas_Panurge
Visitante
« : 25 de Janeiro de 2017, as 12:26:08 »

Olá (este é meu primeiro tópico e já procurei no google sobre o assunto, mas infelizmente nem o esquema do aparelho consegui),

Tenho um rádio Dunga IV da Motobrás e gostaria de fazer uma alteração bem simples nele: trata-se de um típico rádio de pilha cujo potenciômetro também é liga-desliga. O grande problema é a fragilidade que o potenciômetro tem, e desejo trocar este, que é um modelo, digamos assim, "peculiar", por um potenciômetro comum, obviamente com as mesmas especificações (pelo que andei pesquisando, é de 50k, confere?). Posso trocar por qualquer potenciômetro desses que a gente encontra no mercado? Ah, e a função de liga-desliga eu prefiro delegar a uma chave liga-desliga.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 25 de Janeiro de 2017, as 13:12:00 »

Bem-vindo Lucas.

Como não há esquema disponível, então você é que terá que descobrir o valor do componente.

Se possível abra o rádio e veja se o valor do potenciômetro está marcado no corpo da peça.

Caso não haja, pegue um ohmímetro e meça o valor da resistência dele.

Potenciômetros de volume são 99% com curva logarítmica. O famoso Log ou A, então na hora da compra é assim que você deve pedir. Qualquer potenciômetro servirá, contanto que caiba dentro do rádio.

Abs
« Última modificação: 25 de Janeiro de 2017, as 13:13:48 por Matec » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #2 : 25 de Janeiro de 2017, as 20:30:33 »

Este tipo de potenciômetro usados nestes pequenos rádios, são chamados de potenciômetro "spika" ou "spica" e ainda é facilmente encontrado no mercado livre, onde tem uns a venda como "originais" para rádio Motobrás.

Lá também tem a venda os esquemas.

-----
Se estiver no Rio de Janeiro; vi hoje na Eletrônica Clink, em Cascadura, no bandejão a R$ 1,00 (valores variados de potenciômetros spika).
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2017, as 14:49:14 por Alfredo Padrao » Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal