Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 04:41:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bateria Eletrônica DIY (+ 1 Tópico)  (Lida 14753 vezes)
zebedeu
Visitante
« Responder #30 : 25 de Julho de 2014, as 13:45:59 »

Texto excluído por conter internetês.

« Última modificação: 25 de Julho de 2014, as 16:13:23 por xformer » Registrado
ZAS
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 328

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 39


Um ao outro ajudou.


« Responder #31 : 26 de Julho de 2014, as 01:26:26 »

Texto excluído por conter internetês.
Não era internetês, era letra de médico  Cheesy
Depois de muitos anos sem conseguir postar nada no fórum (devido a correria da faculdade de medicina)...

Antes que falem mudei o assunto do tópico..., Alfredo, assim que puder, por favor, coloca os links dos arquivos que você está usando.
Registrado

Nada que nos tire a lucidez.... e prejudique alguém.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.259

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #32 : 26 de Julho de 2014, as 12:30:12 »

Não era internetês, era letra de médico  Cheesy

Existem normas legais que proíbem os médicos de usarem garranchos e escrita ilegível nas receitas e documentos médicos, a fim de se evitar erros e medicação equivocada. As pessoas devem aprender a fazer as coisas da forma certa e não de qualquer jeito e com desleixo.

O mesmo vale aqui no fórum, mensagens com internetês, sem o mínimo de pontuação e cuidados na digitação, serão excluídas.

Escrever de qualquer jeito, de forma ininteligível ou sem sentido, é falta de respeito para com os demais que vão ler uma ajuda que pode ser útil, e motivo de incompreensão ou desprezo da parte de quem pode ajudar, para um pedido feito de forma relapsa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #33 : 26 de Julho de 2014, as 14:57:28 »

ZAS,  Na página de Download do projeto: http://www.edrum.info/download.html  tem os arquivos para as 3 versões disponíveis; 8 canais, 16 canais e 22 canais.

A versão de 16 canais, que é a que estou usando é composta de 1 placa digital e 2 placas analógicas; que no meu caso juntei estas duas últimas lado a lado numa só pci, por comodidade.

Estou usando os seguintes arquivos disponíveis na página acima citada:

Em "Schematics" (Esquemas)
- Digital board 16 ch v1.5 (PDF) ==> Esquema da placa digital
- Analog board v0.7 (PDF)  ==> Esquema da placa analógica

Em PCB (Layout das placas digital e analógica)
- Digital PCB v1.3 + Analog PCB v1.1

Em Firmware (Software a ser gravado no PIC)
- Firmware v1.6.5

Não esqueça que para fazer este projeto, tem que ter um gravador de PIC, para gravar o firmware no microcontrolador, ou pedir para que alguém faça para você.  Se for fazer o projeto é bom dar uma olhado no link: http://ebatuque.com.br/diy-bateria-eletronica/edrum-dicas-quem-fez-t4053.html  que é um bom tutorial, com apanhado em geral com dicas de quem já fez, inclusive mostrando erros e acertos, com certeza será de grande ajuda.

Caso reste qualquer dúvida, é só perguntar.


-----
Estou quase decidindo deixar neste tom de azul mesmo, já que tenho 2 latas de tinta nesta cor, e daria para pintar também os pads.

Mais uma mostra parcial de como está ficando.  Só posicionamento, sem ligação interna dos potenciômetros ou jacks.







Abraços,
Alfredo

« Última modificação: 26 de Julho de 2014, as 16:28:36 por Alfredo Padrao » Registrado

zebedeu
Visitante
« Responder #34 : 26 de Julho de 2014, as 18:11:25 »

zebedeu, parabéns ficou show, sua bateria! Legal!

Gostaria se possível, que mostrasse mais detalhes sobre os pads, não se acanhe.  Diga como montou os pratos, que material usou, coloca as medidas do rack...

Outra coisa que notei, foi o cabo USB pendurado.  Este módulo tem intercace usb interno?  Se sim, dá para usar esta parte usb separada?

Desculpa o monte de perguntas ao mesmo tempo.

Abraços,
Alfredo

Alfredo, muito obrigado!

Os PADs foram feitos de placas de aglomerado de aproximadamente 1cm de espessura e com 10 polegadas de diâmetro, cobertas por uma manta de borracha de 3 ou 4mm de espessura. O sensor piezo foi colado abaixo da madeira ficando desta forma:

borracha
madeira
piezo

O rack foi feito de cano PVC e aqueles parafusos de metro para os pratos, não lembro ao certo as medidas, mas assim que eu medir te aviso!

O módulo possui comunicação USB, sim. Isso facilita muito, pois o Superior Drummer 2.0 o reconhece automaticamente, assim como os módulos de marca.
Não sei te dizer se é possível separar a parte da USB, creio que sim! Mas não tenho conhecimento em eletrônica suficiente para saber qual parte em si é a responsável pela USB!
o Modulo é composto de duas placas: uma ANALOGICA que recebe os Jacks e uma DIGITAL
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #35 : 29 de Julho de 2014, as 22:59:27 »

Nem terminei, e já estou pensando em um "upgrade" da bateria eletrônica.  Como para ligar o modulo no PC ou Note, há a necessidade de um cabo adaptador MIDI USB, ou mesmo MIDI DIN 5 (no módulo) e DB15 (no PC com placa de som MIDI/Joystick), estava procurando um cabo adaptador "handmade" para poder testar o módulo.   Sei que existem os cabos (interface) pronto para comprar; mas gostaria de fazer tudo. 

E como tenho uma placa de som Creative encostada, que tem a MIDI DB 15, estava procurando um cabo fácil de montar, e de baixo custo.  

Então em minha busca achei, o adaptador que queria, pois desta forma, testaria o módulo antes de comprar a interface.   O adaptador que vou montar para testar é este: http://www.robsonmartins.com/eletr/midi/

Mas na mesma página, também tem este outro:  http://www.robsonmartins.com/eletr/midiusb/  que me deu a ideia do tal "upgrade"; montaria um deste e colocaria internamente no módulo, tendo assim a saída USB direto no módulo.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Ivanletronic
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 154

Obrigado
-Dado: 167
-Recebido: 7



« Responder #36 : 29 de Julho de 2014, as 23:47:09 »

Olá alfredo você já viu esse site: http://arduinodrum.wordpress.com
Lá ele usa a placa arduino mega, como o módulo da bateria com 16 canais analógicos para os piezos, pois ela já tem interface usb e interface midi via portas do arduino. Ela praticamente faz tudo precisando apenas de alguns resistores e zeners para limitação dos picos dos piezos nas portas do arduino com o software já bem desenvolvido, sem a necessidade de muito hardware.  Tem esse grupo no facebook https://www.facebook.com/groups/453458484705644/?fref=ts  onde eles usam o arduino e mostram como colocar um sensor piezo para atuar como choke nos pratos e outras dicas pra montar uma bateria eletrônica. Dê uma olhada por lá e veja se acha algo que possa te ajudar com o teu projeto, pois estou acompanhando a evolução do seu tópico, e é possível que eu me inspire acabe montando essa com o arduino mega, já que eu tenho essa placa e pela simplificação do hardware.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #37 : 30 de Julho de 2014, as 00:23:07 »

Ivanletronic, quando eu estava procurando informações de bateria eletrônica desenvolvida na plataforma arduino, o pessoal estava com dificuldade quanto a dinâmica (sensibilidade de maior ou menor pressão nos pads), não sei se isto já foi resolvido.  Caso isto já tenha sido sanado, é uma boa opção com pouco hardware.

Projetos com arduino, serão para outro momento (inclusive pedais multi-uso); agora por enquanto vou ficar com algo mais discreto, mais valeu pela força.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.046 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal