Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 02:34:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 11 12 [13]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: VOX AC50 handmade  (Lida 59809 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #180 : 08 de Maio de 2014, as 10:06:01 »

Não, você vai deixar os potenciômetros com o máximo de tensão negativa que conseguir e depois vai ajustar a corrente naquele resistor no catodo de cada EL34 mexendo nos potenciômetros e deixando as correntes iguais nas duas válvulas (já que elas estão super descasadas - você vai casá-las com o ajuste nos pots) e num valor que não frite as válvulas (25W / 470V = 53mA   x 70% = 37mA de corrente de anodo, a de catodo pode ser um pouco maior: 45mA deve ficar bom).

Olá xformer,

Deixei em -47V , que era o máximo de tensão negativa que consegui com a configuração atual.
Agora me deu um nó na cabeça, porque quando coloco os resistores de cátodo e meço a corrente ajustando para, digamos, 42 mV, eu não vou alterar a primeira leitura?  Huh?
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #181 : 08 de Maio de 2014, as 11:38:39 »

Sim, claro que vai mudar a tensão de bias (do potenciômetro - já que você vai mexer nele).

A razão para eu te escrever dizendo pra deixar na tensão mais negativa possível é que essa situação seria a mais segura possível para o amplificador, onde as válvulas conduziriam a menor corrente. Isso ainda não é o ajuste do ponto do amplificador, é apenas o ponto de partida (mais seguro).

Depois pra ajustar o ponto de operação é que se mede a tensão no resistor de 1 ohms (e por cálculo da lei de Ohm se descobre a corrente de catodo) e se ajusta mexendo no potenciômetro de bias (o que era -47V vai mudar pra um valor que permita a corrente desejada na válvula).  Não adianta querer ajustar somente a tensão negativa, pois cada válvula vai conduzir um valor de corrente diferente (ainda mais que você tem duas válvulas descasadas).

Resumo: ajuste a corrente de catodo mexendo no potenciômetro de bias (a tensão que vai ficar lá não importa, desde que a corrente de catodo em cada válvula esteja certa e igual ao da outra).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #182 : 08 de Maio de 2014, as 12:17:35 »

Então xformer,

Entendi o procedimento.

Agora deixei as valvulas esquentarem uns 10 minutos e conferi a corrente de cátodo e uma está obtendo, com folga no potenciometro, 40 mA (que é o que desejo), e a outra está no máximo do potenciômetro e só obtive 35mA. Isso pode estar ocorrendo pelo valor ainda baixo dos resistores mencionados anteriormente (100K, 120K atualmente)?
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #183 : 08 de Maio de 2014, as 13:19:57 »

Essa válvula que conduz menos deve ser a mais antiga e deve estar no fim da vida (com pouca emissão de elétrons). O jeito é arrumar outra válvula. Como você usou o potenciômetro de 25k, não consegue ter uma faixa de ajuste muito grande (o ideal era o de 50k ou mesmo 100k). É como se você quisesse entrar pelo lado de fora da janela do quarto no segundo andar usando uma escada de 2m, ela não alcança a janela ... (que fica a 5m). 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #184 : 08 de Maio de 2014, as 15:03:10 »

Em complemento a sua explicação, xformer, é a válvula que "sofreu" as minhas experiências anteriores ficando rubra ao extremo.
É aquela que comentei em posts anteriores, e que, muita gente já me falou que as EL34 são muito sensíveis a estes tipos de choques de correntes.

Bom, uma última pergunta, talvez inadequada Ui
Ele está falando bem com 35... 37mA, posso adequa-lo para esta corrente e usa-lo até que esta válvula dê o suspiro final?  Wink

-----
E gostei do exemplo da janela... Da próxima vez vou pedir pots de 50k ou 100k para este tipo de circuito.
Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #185 : 09 de Maio de 2014, as 00:06:20 »

Se está tocando bem com esses 35mA e consegue deixar as duas com essa corrente, então perfeito, melhor assim que não força o amplificador e as válvulas.   Se deixar uma conduzindo mais do que a outra pode ficar um ruído de hum no amplificador, pois não haverá o cancelamento no transformador de saída.  Por outro lado talvez o desbalanceamento causasse uma distorção no som, que poderia ser legal. Agora vai depender do usuário.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #186 : 27 de Junho de 2014, as 07:02:48 »

Olá caros amigos

Finalmente terminei o AC50  Palmas

Depois do ajuste de bias e de corrente de cátodo, montei-no na caixa e está pronto para bom uso.
Depois que montei na caixa ainda deu um aquecimento na placa de uma das EL34, mas substitui a valvula e ficou tudo ok.

Seguem foto:


Bom, agora só me resta agradecer (e muito) aos meus colegas de forum, pois sem isso não conseguiria chegar ao resultado esperado.  Legal!

Neste tópico aprendi:
1 - Sempre descarregue os capacitores eletrolíticos antes de mexer no seu amp. (construí um dreno com um capacitor 4k7 e garras jacaré);
2 - A capacidade de um capacitor (sem trocadilho) danificado tirar o sono da gente;
3 - Que se deve prestar atenção na polaridade dos capacitores da fonte antes de instalá-los.
4 - Como o bias influencia no desempenho do amp;
5 - O funcionamento da fonte, sua mecânica e como conferir seu desempenho;
6 - Que devo informar o fabricante do transformador de força que o amp será retificado à válvula; Cheesy
7 - Que não se deve confiar piamente no primeiro projeto que pegar pela frente.


Um abraço especial aos colegas Guilherme, xformer, Eduardo, kem, daniel_tubes, não necessariamente nesta ordem  Cheesy

Fico devendo o video com amostras do som e novas fotos.

Um forte abraço


« Última modificação: 27 de Junho de 2014, as 11:32:15 por Eduardo » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #187 : 27 de Junho de 2014, as 09:35:30 »

Opa ! Enfim o resultado final !  Congratulações.  Palmas

Quantos quilos pesa esse amplificador ?  Pela foto parece uma bateria de caminhão  Grin
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #188 : 27 de Junho de 2014, as 09:47:05 »

Fico Feliz em saber que você consegiu terminar o amp.

Só não consegui ver a foto, pra mim não aparece.

Felicidades e bons e altos sons...

At Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #189 : 27 de Junho de 2014, as 09:55:12 »

Eu também não consigo ver a foto aqui no tópico do fórum, somente abrindo o link da imagem em outra página.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #190 : 27 de Junho de 2014, as 14:23:49 »

hehehe, sim, é bem pesado. Estimo uns 12 kg ao menos.
Mas o som dele vale quanto pesa. Guitarrista

Com o contrabaixo ligado em 4x10" (que eu uso pra guitarra) treme todas as vidraças com o volume no 2!

Engraçado, pra mim abre a foto no forum. Eu usava o imageschack mas depois que começou a ser cobrado passei pro casimages. qual é a maneira que vocês estão postando fotos?

Estou sem minha camera hoje, mas prometo postar um video com amostras do som.


Um forte abraço

Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #191 : 27 de Junho de 2014, as 17:55:55 »

Agora aparece a foto porque acho que o Eduardo arrumou o link.

Eu uso o www.postimg.cc para abrigar as imagens que eu coloco nas minhas mensagens.

Queremos sim (eu e todo o resto do fórum - já que esse tópico foi um dos longos e sobre um dos amplis mais potentes feitos aqui) ver um vídeo do amplificador tocando, pra ter o final feliz da novela VOX AC50.

abraço !
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #192 : 27 de Junho de 2014, as 18:11:15 »

Hehehe, uma novela de fato   Smiley
Mas com final feliz.
Agora espero não ter que fazer como o Peter Townsend (como mencionou o Guilherme), quebrando as guitarras por causa das costumeiras panes nos AC50, irado no meio dos shows nos idos de 60.  Cheesy

Corrigindo o peso: são exatos 20 kg!!
Pesei com uma balança de banheiro e deu isso aí.
Até que não é tão pesado  Lips Sealed. Quando se é "pai" da criança a gente fecha os olhos e diz que é lindo.

Xformer, obrigado pela dica da postagem de fotos. Já está nos meus favoritos.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #193 : 23 de Julho de 2014, as 13:46:18 »

Olá pessoal

Então, conforme prometi está abaixo o link para o video.
Peço desculpas pois foi feito em casa, dentro das condições que tenho.

http://youtu.be/PsR2BTZ1nUk

Espero que curtam tanto quanto eu! 

Um forte abraço

Xandeguarah
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 718

Obrigado
-Dado: 190
-Recebido: 106


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #194 : 23 de Julho de 2014, as 14:43:32 »

Finalmente... fico Feliz em ver o amplificdor rodando certinho... belo contra-baixo também raridade... Palmas

At Daniel
« Última modificação: 23 de Julho de 2014, as 14:49:49 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Páginas:  1 ... 11 12 [13]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal