Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 04:36:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 39   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 - labnotes  (Lida 315315 vezes)
Savicki
Visitante
« Responder #60 : 01 de Setembro de 2010, as 12:41:51 »

 Obrigado pela dica, mas os 190v seria a tensão que eu recebo da tomada ? pois onde eu moro é 220v.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #61 : 01 de Setembro de 2010, as 12:56:08 »

As tensões mencionadas do transformador de força são as fornecidas pelo secundário. O primário deverá ser adequado para a tensào de rêde local (220v no seu caso). Mas, como de costume, mande fazer um transformador com primário para 110 e 220v, pois assim caso use o amp em um local com tensão de 110v, é só usar uma chave para adaptá-lo.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Savicki
Visitante
« Responder #62 : 02 de Setembro de 2010, as 21:42:34 »

Bom fui lá pra o cara fazer os transformadores, e o cara disse q saem 2 fios , mas na placa tem 3 lugares, o 3º lugar seria para o terra Huh?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #63 : 03 de Setembro de 2010, as 06:19:21 »

Bom fui lá pra o cara fazer os transformadores, e o cara disse q saem 2 fios , mas na placa tem 3 lugares, o 3º lugar seria para o terra Huh?

O transformador deveria ser 190V+190V, ou seja, três fios. Você pode tentar ligar apenas 2 na placa, um ao terra (comum) e o outro a um dos polos. A regulação ficará pior e a tensão final menor. Não sei se ficará ruim, uma vez que este circuito capacitores grandes.

Cuidado que dependendo do layout (são dois descritos no labnotes) a conexão do terra estão em lugares diferentes. No layout do Biglouis, o terra fica no centro do conector (identificado na placa por PT) e no layout do JorgeR, fica em uma das pontas.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Savicki
Visitante
« Responder #64 : 03 de Setembro de 2010, as 13:05:17 »

esses 190V seriam da tensão interna ou da tensão "da tomada" ?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #65 : 03 de Setembro de 2010, as 16:35:31 »

esses 190V seriam da tensão interna ou da tensão "da tomada" ?

190V é do secundário que alimenta o circuito. A tensão do primário é sempre a disponível em sua cidade. Aqui no rio é 127V.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Savicki
Visitante
« Responder #66 : 03 de Setembro de 2010, as 20:22:00 »

no caso são um positivo e um negativo do secundário, e um positivo do primário ?
Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #67 : 03 de Setembro de 2010, as 20:38:58 »

Oi Savicki, você liga o transformador na tomada, ele vai ter 127/220V em sua entrada (primário) , que vem da tomada da sua casa. Do outro lado, no secundário, você terá 6 fios: 3 para serem ligados aos filamentos e 3 para serem ligados no B+, na placa, em todo o resto do circuito. É como se você tivesse dois, ou melhor, quatro transformadores "simples" dentro de um só.

No caso, dois fios carregarão "energia" e o do meio é chamado de center tap. Veja o fio do meio na figura abaixo. Ele é o meio elétrico da bobina do secundário. Se você medir a tensão entre as pontas, terá o dobro da voltagem (280V). Mas se medir uma ponta em relação ao center tap, terá apenas os 190V que o projeto pede.



Todas as tensões aqui até aqui são em corrente alternada. Os 190V são retificados e vão te dar os quase 270V em corrente contínua - cuidado com esse bicho.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #68 : 03 de Setembro de 2010, as 21:59:04 »

Sabe o que é isso?

Alguém que não sabe o básico da eletrônica se aventurando a montar valvulado.

Caro Savicki, vou lembrar o que sempre recomendamos aqui em relação a valvulados:

Modo Warning On

AMPLIFICADORES VALVULADOS, MESMO PEQUENOS, APRESENTAM TENSÕES ELEVADAS E FATAIS. PORTANDO, NECESSITAM DE CUIDADOS ESPECIAIS AO SEREM MONTADOS. TODO CUIDADO É POUCO. O PROJETO AQUI APRESENTADO NÃO IMPLICA EM QUAISQUER GARANTIAS, BEM COMO O(S) AUTOR(ES) / COLABORADOR(ES) SE EXIMEM DE TODAS E QUAISQUER RESPONSABILIDADES E/OU DANOS PROVENIENTES DESTA MONTAGEM.
TODOS OS INTERESSADOS EM REALIZAR A MONTAGEM DEVEM TER EM MENTE QUE SERÃO OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS CASO ALGO DE ERRADO ACONTEÇA E, AO INICIAR A CONSTRUÇÃO DO AMPLIFICADOR, AUTOMATICAMENTE ACEITAM ESTES TERMOS. LEMBRE-SE: SE VOCÊ NÃO SABE NO QUE ESTÁ SE METENDO, NÃO FAÇA.

Modo Warning Off
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #69 : 03 de Setembro de 2010, as 23:37:30 »

As peças ja estão separadas, a placa o tiagojoy deve me entregar semana que vem e as valvulas chegam com outras peças que estou importando. Só me faltam os transformadores. O pessoal que ja mandou enrola-los poderia me indicar o nome da pessoa ou empresa?

Um grande abraço a todos.
Registrado
Savicki
Visitante
« Responder #70 : 03 de Setembro de 2010, as 23:45:52 »

_, cara achei isso uma terapia, o choque pode chegar até a guitarra Huh? como faço pra aterra-lo ?? esses transformadores v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) sabem onde eu posso encontra-los prontos para só liga-los na placa?? pois sou de maceió e aqui só tem 2 caras q fazem isso, estou ansioso para ligar o IALL...
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #71 : 04 de Setembro de 2010, as 00:22:10 »

As peças ja estão separadas, a placa o tiagojoy deve me entregar semana que vem e as valvulas chegam com outras peças que estou importando. Só me faltam os transformadores. O pessoal que ja mandou enrola-los poderia me indicar o nome da pessoa ou empresa?

Um grande abraço a todos.

Desculpe pela falta de pesquisa, ja vi que é na transformadores lider.

Abraços.
Registrado
Savicki
Visitante
« Responder #72 : 04 de Setembro de 2010, as 00:58:49 »

Eu peguei o que você postou no Hand Mades, só que não tem o esquema de ligação dos fios dos transformadores, só tem as especificações, e lá os transformadores são de 230+230V.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #73 : 04 de Setembro de 2010, as 01:42:47 »

Eu peguei o que você postou no Hand Mades, só que não tem o esquema de ligação dos fios dos transformadores, só tem as especificações, e lá os transformadores são de 230+230V.

Cara, todas as suas dúvidas estão respondidas em vários tópicos do fórum.

Vamos partir do básico pois já vi que você não entende lhufas de transformadores.

Um transformador é, na mais pura concepção da palavra, um componente que transforma eletricidade. Pode aumentá-la, diminuí-la ou isolá-la (essas são as configurações mais comuns).

No caso do IALL em questão só é usado um transformador de força e um de saída.

O transformador de força é simples.

Um lado dele é o primário e pode receber apenas 110V, 110V e 220V, ou apenas 220V. Depende da fabricação.

Normalmente é encontrado com 3 fios: preto (neutro, 0V), azul (110V) e vermelho (220V). Este é o lado que vai para a tomada.

No outro lado do transformador temos o secundário. No caso do IALL devem haver 5 fios, sendo dois para os filamentos das válvulas e os outros 3 de alta tensão. No meu caso, o transformador que usei tem os fios dos filamentos brancos (6,3V x 2 ampéres) e os fios de alta tensão são 3: Vermelho (190V), preto (0V, terra) e vermelho (190V).

Quando em relação a um transformador se diz que tem 190+190 V, é o mesmo que dizer que o secundário dele fornece 190V - 0V - 190V (três fios). Se falamos que é um transformador com secundário de 190V, significa que ele tem apenas 2 fios: um para neutro ou 0V e outro para 190V.

Em relação a estar no documento 230+230V, esse foi a tensão com que o IALL foi montado pela primeira vez. Posteriormente esta tensão (230V) se mostrou excessiva, de modo que foi reduzida para 190+190V. Está explicado em algum post. (Realmente o pdf tem que ser corrigido).

De posse das informações acima qualquer enrolador de transformador consegue fazê-lo sem maiores esforços.

Quanto ao transformador de saída, no IALL é usado um transformador com primário de 5600 ohms (5K6) e secundário duplo, para saídas (alto falantes) de 4 ohms ou 8 ohms (UM DE CADA VEZ).

Sobre o Núcleo GO (Grão Orientado), isso diz respeito ao ferro utilizado na confecção do transformador.

Quanto ao Gap de Ar, é um espaço entre as ferragens que deve ser calculado em função do amplificador montado.

Este transformador não é qualquer enrolador que vai confeccioná-lo.

Você diz "que não tem o esquema de ligação dos fios dos transformadores"?

Realmente não está dizendo "aqui entra um fio de 190V, aqui o terra, aqui o outro de 190V".

Mas também não é um bicho de sete cabeças entender.

Sugestão de amigo que levou décadas para criar coragem de montar valvulados  (e ainda me pélo de medo): estude uma ou duas horas por dia eletrônica básica. Monte alguns amplificadores com CI dedicado (LM380, por exemplo, que com mais 2 ou 3 peças é um amplificador de 2W completo), depois parta para vôos mais altos.

E lembre-se: se acontecer algo de mais grave, o Handmades NÃO se responsabiliza (e neste caso, nem os criadores do projeto).

Abraços.
« Última modificação: 04 de Setembro de 2010, as 01:44:45 por Plautz » Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #74 : 04 de Setembro de 2010, as 19:41:56 »

fovb os transformadores o unico lugar que consegui foi na transformadores lider, mas me parece que o pessoal não quer me vender.

mandei emails depois de logos tempos e telefonemas recebi a cotação valor dos transformadores em 196,00 o até agora não  consegui fechar o pedido, nem por ligação nem por email.
por email é difícil de eles responderem
por telefone meu orçamento esta com uma moça que qndo eu ligo ela nunca esta na loja.

A lynx me informou que eles não vão poder pegar meu pedido agora pois eles tem encomendas para entregar até final outubro.

a valvestate não gosto deles, mandaram transformador errado para meu amigo e se recusaram a trocar.

ainda estou na luta a procura de transfonadores.
Registrado

Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 39   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal