Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 10:16:34


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 29 30 [31] 32 33 ... 39   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: IALL 10.5 - labnotes  (Lida 309713 vezes)
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #450 : 06 de Agosto de 2015, as 15:38:27 »

Um teste básico é aterrar a entrada e verificar se o humm persiste. o IALL costuan ser silencioso!
Já fiz o teste de aterrar um dos fios do input, porem sem solução, vou aterrar o outro para testar.

O que você quer dizer "sem solução"? Mesmo aterrando a entrada, diretamente na entrada da placa, o ruído persiste?

Se a resposta é positiva, recomendo uma "overview" da montagem, checando soldas, trilhas e componentes.

Quanto a questão do neutro x terra, isso é muito chato de depurar.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #451 : 06 de Agosto de 2015, as 17:56:59 »

hgamal isso mesmo, aterrei um dos fios do jack de entrada e o humm continuou, de qualquer forma, eu tirei ele do chassis, vou aproveitar e revisar tudo como você disse, furar novamente a passagem das válvulas no chassis e deixar os cabos mais curtos.

Eu teria que aterrar os dois fios do jack de entrada para o teste?
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #452 : 06 de Agosto de 2015, as 20:46:05 »

Era preciso saber qual a frequência desse hum, isso ajudaria a descobrir qual uma possível fonte do ruído. Veja se consegue gravar um pequeno arquivo MP3 ou WAV do ruído com uns 10 s.

Se for de 60Hz, é captação do sinal da rede. Se for 120Hz, pode ser problema de filtragem na fonte (ripple).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #453 : 06 de Agosto de 2015, as 23:07:45 »

Era preciso saber qual a frequência desse hum, isso ajudaria a descobrir qual uma possível fonte do ruído. Veja se consegue gravar um pequeno arquivo MP3 ou WAV do ruído com uns 10 s.

Se for de 60Hz, é captação do sinal da rede. Se for 120Hz, pode ser problema de filtragem na fonte (ripple).

Posso sim, só que tirei ele do chassis para refazer os furos e mudar a posição da placa, para que os fios possam ficar mais curtos e menos entrelaçados, então se isso não resolver gravo o som e coloco aqui para sua analise, mas acho que vou consegui fazer isso só no final de semana.

-----
Consegui inverter a placa e deixei os fios um pouco mais arrumados, porem o humm continua, parece que diminuiu um pouco, mas na verdade não tenho certeza.

xformer estou colocando o arquivo de som para você analisar e quem sabe dar uma ideia do que esta errado, gravei com o celular bem perto dos falantes, acho que pegou bem o som.

« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, as 18:04:59 por ljulio » Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #454 : 07 de Agosto de 2015, as 21:01:18 »

ljulio, eu posso até estar errado, mas, esse ruído aparenta ser de 60Hz e bate com o do vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=24NXj0EsfUw

E veja esse outro vídeo, no qual o cara compara um ruído de 60Hz com um de 120Hz:
https://www.youtube.com/watch?v=GrVtX0QGNls

Acho que pra te ajudar, só o Xformer, uma vez que o HB1 que montou funciona sem humm na sua rede elétrica, mas, será que o capacitor eletrolítico de filtragem que usou não estaria danificado??
« Última modificação: 07 de Agosto de 2015, as 21:09:23 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #455 : 08 de Agosto de 2015, as 11:09:19 »

xformer estou colocando o arquivo de som para você analisar e quem sabe dar uma ideia do que esta errado, gravei com o celular bem perto dos falantes, acho que pegou bem o som.

http://www.4shared.com/mp3/a6RELtqJce/Iall_Hummm.html[/spoiler]

Esse 4shared é uma bosta, o link nem abre. Põe em outro serviço de compartilhamento de arquivos.

Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #456 : 08 de Agosto de 2015, as 11:33:10 »

Xformer troquei o local, se esse não funcionar por favor indique um que você costuma usar, pois eu conheço poucos.

Código:
http://speedy.sh/ThkCG/Iall-Hummm.mp3

Nesse vai ter que copiar o link e baixar o arquivo, mas é só escolher a opção Slow Donwload que o arquivo é pequeno, o problema do 4shared acho que é porque precisa ter cadastro lá.
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #457 : 08 de Agosto de 2015, as 12:42:22 »

Agora consegui pegar o arquivo.

Passando ele no Audacity e fazendo análise espectral, o ruído principal é de 120Hz:


Pode ser então: deficiência na filtragem da fonte, descasamento dos pentodos de saída (um conduz mais do que o outro), primário do transformador muito desbalanceado, fonte que não esteja aguentando suprir a corrente necessária (transformador de força de potência insuficiente), alimentação do estágio do inversor com deficiência no desacoplamento (RC).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #458 : 08 de Agosto de 2015, as 13:08:46 »


Pode ser então: deficiência na filtragem da fonte, descasamento dos pentodos de saída (um conduz mais do que o outro), primário do transformador muito desbalanceado, fonte que não esteja aguentando suprir a corrente necessária (transformador de força de potência insuficiente), alimentação do estágio do inversor com deficiência no desacoplamento (RC).

Então xformer esta mais difícil do que eu pensava, os transformadores são da Schatz que são exatamente para esse projeto, uma coisa que aconteceu e não sei se pode ter estragado o transformador, foi que a primeira vez que liguei, liguei errado o B+ do transformador de saída, ou seja em vez de ligar no centro liguei em um dos lados.

As válvulas comprei no Mercado Livre, o cara disse que o par era casado, mas vai saber?

Não sei se você viu, mas coloquei os valores que obtive nas medições e como ninguém questionou, acredito estarem coerentes, a unica coisa em ralação a isso foi que ao tentar medir o C1, C2 e C3 não consegui faze-lo, pois os valores ficaram variando, é normal isso ou eu medi errado?

Essa placa foi eu mesmo que fiz, não ficou perfeita, mas também não achei problemas nas trilhas, de qualquer forma tenho uma que pedi para o tiagojoy fazer e qualquer coisa eu troco.

Você teria alguma sugestão por onde eu poderia começar ou que testes eu poderia ainda fazer?
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #459 : 08 de Agosto de 2015, as 16:25:09 »

Bom, o que eu posso sugerir é tentar aumentar os valores dos capacitores de filtro da fonte. Se a tensão neles varia (muito ?) e não consegue medir, isso é estranho, a medição devia ficar mais ou menos estável (e o valor na média).  Acho que você não tem um osciloscópio né ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #460 : 08 de Agosto de 2015, as 17:14:35 »

Bom, o que eu posso sugerir é tentar aumentar os valores dos capacitores de filtro da fonte. Se a tensão neles varia (muito ?) e não consegue medir, isso é estranho, a medição devia ficar mais ou menos estável (e o valor na média).  Acho que você não tem um osciloscópio né ?

Infelizmente não tenho um osciloscópio, acha que posso tentar algo em torno de 120uFx450? Ou você sugere outro valor? Na segunda vou na Sta. Efigênia então eu compro.

Atualizando..
Devo ter feito alguma coisa errada na primeira vez que medi o C1, C2 e C3, agora consegui medir, mas para não ter que tirar a placa medi nos seguintes pontos e espero que esteja correto.
O C1 peguei na saída do D2, o C2  no R14 no lado que esta mais perto do C2, e o C3 peguei no R5, também no lado mais perto do C3, os valores foram:

C1 = 255v
C2 = 239v
C3 = 220v
« Última modificação: 08 de Agosto de 2015, as 18:56:43 por ljulio » Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #461 : 08 de Agosto de 2015, as 19:05:55 »

De 100uF para 120uF não é muita diferença. Se conseguir um de 220uF talvez ajude mais, e se for trocar, que seja no C3 que é o que alimenta o estágio de inversão de fase, já que em tese amplificador com saída em push-pull deveria anular o ripple existente no C2.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #462 : 08 de Agosto de 2015, as 19:19:25 »

De 100uF para 120uF não é muita diferença. Se conseguir um de 220uF talvez ajude mais, e se for trocar, que seja no C3 que é o que alimenta o estágio de inversão de fase, já que em tese amplificador com saída em push-pull deveria anular o ripple existente no C2.

Ok, eu vou fazer isso então, a unica duvida é se vai caber no chassis ou vou ter que colocar ele deitado.

Não sei se você chegou a ver mas consegui medir o C1, C2 e C3 a tensão deles esta correta? não esta um pouco alta?

C1 = 255v
C2 = 239v
C3 = 220v
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #463 : 08 de Agosto de 2015, as 19:36:01 »

...220uF talvez ajude mais, e se for trocar, que seja no C3 que é o que alimenta o estágio de inversão de fase, já que em tese amplificador com saída em push-pull deveria anular o ripple existente no C2.

Uma opção que seria muito interessante é colocar outro de 100uF em paralelo com o que já está.
Registrado
ljulio
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 97

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 10



« Responder #464 : 08 de Agosto de 2015, as 20:05:55 »

Tiarlei Crist Acho que ai ficaria mais apertado ainda, mas vou ver o que acho na Sta. Efigênia para fazer um teste.

Fiz mais uns testes, se eu estiver falando besteira me perdoem, mas meu multímetro mede frequência, e resolvi medir alguns pontos com ele para ver o que dava, e achei estranho que na saída OT ao medir um dos lados dá 60Hz, o outro lada da 120Hz no meio parece que varia e cada hora da um valor então desconsiderei, minha pergunta é, isso é normal?

Outra coisa, é valido esse tipo de medição, existem outros pontos que eu poderia verificar se a frequência esta correta?
Registrado

"In a World without Walls and Fences, who needs Windows and Gates? - Think different. -Think Linux."
Páginas:  1 ... 29 30 [31] 32 33 ... 39   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal