Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 20:22:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pepper Wah  (Lida 5521 vezes)
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« : 18 de Julho de 2014, as 12:02:05 »

Saudações,

Após um longo tempo de pesquisa e uma tarde inteira traçando o layout Cheesy , segue um projeto que vários amigos aqui do fórum aguardavam. Utilizei o circuito clássico do ibanez wh10 mas acrescentei alguns features.

pdf

O layout não foi testado embora eu tenha testado cada bloco individualmente e me certificado do funcionamento.

Obrigado a todos os amigos que indicaram onde e como pesquisar, aos que foram fazendo testes no meio do caminho e a todos que de uma forma ou outra mantem o bom andamento do fórum.

Forte abraço a todos
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
tiago_guitar84
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 79

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 18



« Responder #1 : 18 de Julho de 2014, as 17:17:30 »

Tenta explicar um puco sobre o acionamento automático.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #2 : 18 de Julho de 2014, as 17:58:10 »

Saudações,

Um dos blocos do circuito é o mesmo circuito utilizado no probe; a diferença é que nesse caso ele não controlará o efeito; tendo como única função ligar o efeito ao aproximar o pé da antena (que deverá ser situada na prancha do pedal)  e desligar ao afastá-lo. O resto do circuito como pode ser visto no esquema elétrico, é exatamente o mesmo do wh10 mas com adaptações na placa para utilizar outros tipos de potenciômetro ou um já existente em seu pedal. De forma muito resumida o probe atuará como uma chave (circuito com o CD4093) alternando a entrada e consequentemente a saída dos inversores do CD4069 entre 0 e 1, o chaveamento é feito pelos FETs que serão controlados pelo CD4069; quando um está aberto o outro está fechado. Eu poderia ter eliminado os buffers de entrada e saída no wh10 mas preferi deixá-los no projeto dando a opção de utilizá-los ou não.

Espero que ajude e caso decida montar, fico a disposição para lhe ajudar.

De antemão, seguem algumas dicas àqueles que tiverem intenção de montar:

Montem por blocos e testem cada um individualmente (nesta ordem para facilitar encontrar possíveis problemas na montagem).

1) Testem o wah com ligação direta e livre das conexões de chaveamento.

2) Testem o circuito do probe. O LED deverá acender ao aproximar a mão da antena. Ajustem para que o probe perceba o seu pé a uma distância pequena e que nessa distância acenda o LED o mais forte que puder. Quanto mais 8/80 melhor.

3) Testem o circuito responsável pelo chaveamento.

Se seguirem essa ordem e montarem com atenção, não terão problemas

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #3 : 08 de Setembro de 2014, as 12:15:32 »

Saudações,

Segue um vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=4yBxfs_E7Zg&feature=youtu.be

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
David_Ce
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 606

Obrigado
-Dado: 464
-Recebido: 51



« Responder #4 : 08 de Setembro de 2014, as 13:42:20 »

Bem legal Victor, e muito bom o sistema de acionamento só colocando o pé.
Abraço!
Registrado
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #5 : 08 de Setembro de 2014, as 14:59:52 »

Muito bom Victor Nery, que sistema perfeito esse que você criou!! Você chegou de testar esse chaveamento de presença no circuito do cry baby gcb 95? Montarei com certeza!  Palmas
« Última modificação: 08 de Setembro de 2014, as 15:05:58 por nevio » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #6 : 08 de Setembro de 2014, as 16:24:45 »

Saudações,

O princípio é o mesmo para qualquer pedal que queira inserir esse sistema. Adoraria bolar um layout para esse pedal usando o circuito base do cry baby. Se for realmente montar, posso fazer um layout para você. Uma das coisas que pensei depois, foi que o circuito de retardo de desligamento é desnecessário; diferentemente do circuito com mola de retorno. No caso da mola, o circuito impede que o pedal desligue quando estiver na posição zero (totalmente aberto). Nesse sistema é só deixar o pé em cima e retirá-lo no momento que for necessário desligar o efeito. É só por um jumper no trimpot que controla o wah off adjustment.

Mas daí você quer inserir uma placa adicional ou precisaria de uma placa do zero?

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #7 : 08 de Setembro de 2014, as 16:43:05 »

Tchê, e aquela DPDT ali, é só para bonito?
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 08 de Setembro de 2014, as 17:08:03 »

Saudações,

Inseri ela no projeto para manter o acionamento manual (selecionado por aquela toggle switch embaixo da prancha). Legal!

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
nevio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 819

Obrigado
-Dado: 225
-Recebido: 85



« Responder #9 : 08 de Setembro de 2014, as 23:39:35 »

Que maravilha meu querido! Então, eu pretendo montar sim, só que normalmente eu compraria pronta a placa do crybaby na tubes and more, dai precisando só da plaquinha adicional do chaveamento, mas senão for muito abuso um layout do crybaby com o circuito de chaveamento na mesma placa seria lindo e certeza que eu montaria, tenho até uma caixinha aqui esperando!! Mas sem pressa meu querido e parabéns novamente pela criacão!
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #10 : 09 de Setembro de 2014, as 14:16:57 »

Saudações,

O layout segue num novo tópico:

Super Cry Baby - Switchless Wah

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 09 de Setembro de 2014, as 14:45:35 »

Victor Nery

Parabens, e não é que aquela ideia deu certo, cheguei até a comprar alguns CD4069 e CD4093, mas não tive tempo de aperfeiçoar o circuito, cheguei a  montar na protoboard, fiz alguns testes mas não consegui nenhum resultado satisfatório, acho que a quantidade de metal que tem na protoboard atrapalha no desenvolvimento desse tipo de circuito...

Parabéns!!! Legal! Roqueiro Head Banger Sarcasmo Palmas Palmas Metaleiro
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #12 : 18 de Setembro de 2014, as 01:56:49 »

Espero que ajude e caso decida montar, fico a disposição para lhe ajudar.

2) Testem o circuito do probe. O LED deverá acender ao aproximar a mão da antena. Ajustem para que o probe perceba o seu pé a uma distância pequena e que nessa distância acenda o LED o mais forte que puder. Quanto mais 8/80 melhor.


Oi, Victor. Parabéns pelo projeto.  Achei muito legal e me animei a tentar montá-lo. Como nunca montei um wah antes
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
fiquei com algumas dúvidas.
A maior delas é sobre essa antena. Como que ela é? Um fio? uma haste? Como é fixada? Se vc tivesse uma foto ou ilustração ajudaria bastante...

Um abç
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #13 : 18 de Setembro de 2014, as 02:36:53 »

Saudações,

Zvex Probe:



Infelizmente não tirei fotos do processo mas seguem algumas dicas e a maneira como eu fiz:

A antena consiste nessa placa de fenolite que pode ser vista na imagem acima. Fiz um furo na prancha para poder passar o cabo, colei ela em cima da prancha (após ter sido envernizada para que não haja problemas gerados com oxidação) e colei a borracha do wah por cima. No caso dos Onerr, a borracha é mais grossa; quanto mais fina for a borracha, melhor; lembre-se que ainda haverá a borracha do sapato e isso pode ocasionar mal funcionamento do sensor. Outro ponto é o tamanho da placa; quanto maior, melhor. Sugiro que use um cabo blindado para fazer essa conexão. O terra não deve ser soldado na placa de fenolite.  

Caso queira montar um wah com indutor, segue o LINK. O método de acionamento é o mesmo.

Fico a disposição.

Abraço

« Última modificação: 18 de Setembro de 2014, as 02:38:29 por Victor Nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal