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Autor Tópico: Mod Hi- octane com output tube switch  (Lida 9038 vezes)
xandeguarah
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« : 30 de Julho de 2014, as 09:45:52 »

Olá amigos,

Estou com o projeto de um hi-octane, na versão 6.02.23, que consiste na possibilidade de se utilizar a EL84 ou a 6V6 na saída, obviamente uma de cada vez, conforme o esquemático:


A minha intenção é de implementar um switch que possa ser usado como seletor entre a EL84 e a 6V6, evitando a retirada do componente conforme o uso. Em pesquisas percebi que existem importantes pontos a serem observados, dentre eles o de não fazer a comutação com o amplificador ligado.

Ok, salvaguardada esta questão, minha pergunta é: Seria possível utilizar um switch como este abaixo  para comutar simultaneamente as placas, cátodos, ânodos e grades?
http://au.mouser.com/ProductDetail/CK-Components/A40315RNZQ/?qs=sGAEpiMZZMvNbjZ2WlReYus8Y6%2fQzAi05bQNaEcIi7A%3d
Este é para 3 posições. Considere apenas como exemplo ilustrativo (neste caso seria para duas posições)

Na opinião de vocês, seria necessário algum implemento além da simples interrupção do circuito para instalação desta chave entre as duas válvulas de saída mencionadas?

Agradeço a atenção.

Um forte abraço
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« Responder #1 : 30 de Julho de 2014, as 10:47:34 »

Pelo esquema o circuito e componentes do estágio de potência é (são) único(s) tanto para a EL84 como para a 6V6, portanto eu comutaria apenas as ligações da placa (anodo), da grade de screen (G2) e a alimentação de filamentos.

As duas primeiras pela razão de ter alta tensão (portanto precisa usar uma chave boa - que suporte e tenha isolação e não centelhe com a alta tensão nesses pontos) e na última para não ficar gastando energia a toa e ter aquecimento extra no amplificador (além de desgastar o filamento da válvula não usada desnecessariamente e diminuir a vida útil dela) e aqui a chave precisa aguentar alta corrente.

Obviamente há um aviso no esquema para que não sejam ligadas as duas válvulas ao mesmo tempo e há a preocupação do Xande em não fazer essa mudança com o amplificador ligado (haveria também o problema do filamento demorar para aquecer na que estiver desligada).
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, as 10:49:05 por xformer » Registrado

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« Responder #2 : 30 de Julho de 2014, as 11:00:41 »

Obviamente há um aviso no esquema para que não sejam ligadas as duas válvulas ao mesmo tempo e há a preocupação do Xande em não fazer essa mudança com o amplificador ligado (haveria também o problema do filamento demorar para aquecer na que estiver desligada).

Grande mestre, obrigado pelas elucidações.
Neste caso, o problema de aquecimento dos filamentos não se resolve com a aplicação da chave "stand-by" ?

Forte abraço 
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Eduardo
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« Responder #3 : 30 de Julho de 2014, as 13:42:22 »

Oi Pessoal

Xformer, eu faria diferente. Comutaria apenas filamento e catodo. Fica muito fácil de implementar com uma chave H-H e tem tensões mais baixas envolvidas.

Abraços

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« Responder #4 : 30 de Julho de 2014, as 14:30:21 »

Olá mestre Eduardo,

Obrigado pela dica.


Fico contente com a simplicidade desta solução. Acredito que isso não seria possível se caso quisesse colocar uma EL34 ou 6L6 no lugar da 6V6, correto?
Esta é uma pergunta definitivamente instrutiva já que não pretendo colocar isso em pratica.
E além do mais acredito que o transformador escolhido para este projeto (Schaz TS 06.40) não suportaria.

detalhando: Basta interromper os pinos 3 da EL84 e 8 da 6V6, e seus filamentos pela chave H-H e voilá, está aí a chave comutadora?  Huh?
Confesso que pensei que seria mais complicado.

Em outro tópico foi sugerido (acho que foi o Felix que deu a dica) de colocar esta chave na parte inferior do chassi para evitar "acidentes" durante o uso.

Um forte abraço
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« Responder #5 : 30 de Julho de 2014, as 17:51:14 »

Respondendo a dúvida sobre aquecimento de filamento e chave stand-by, sim, ela resolveria o tempo de espera pra aquecer. De qualquer forma, essa mudança da válvula de saída não seria coisa pra ser feita "on the fly", mas sempre com o amplificador desligado.

Sobre a sugestão do Eduardo, sim é mais simples e lida somente com baixa tensão. Mas meu temor é que deixando a placa e a screen ligadas possa ter algum centelhamento ou pequena(íssima) corrente de grade dada a grande diferença de potencial grade-screen e anodo e causar algum ruído. Deixando-as desligadas, a tensão entre grade e catodo sempre é bem menor (na verdade de terra para terra = 0V).
O negócio é experimentar e ver o que acontece, depois conte-nos como ficou.
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, as 17:55:11 por xformer » Registrado

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« Responder #6 : 30 de Julho de 2014, as 18:07:45 »

Acredito que isso não seria possível se caso quisesse colocar uma EL34 ou 6L6 no lugar da 6V6, correto?

De forma alguma você pode colocar uma 6L6 ou EL34 no lugar de uma 6V6. Estamos falando de colocar carretas no lugar de um fusquinha.

Mas meu temor é que deixando a placa e a screen ligadas possa ter algum centelhamento ou pequena(íssima) corrente de grade dada a grande diferença de potencial grade-screen e anodo e causar algum ruído.

A distância entre os eletrodos é grande demais para que haja centelhamento nesse nível de tensão. Acho que sua preocupação é exagerada.

Abraços

Eduardo
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« Responder #7 : 30 de Julho de 2014, as 18:21:32 »

Citar
A distância entre os eletrodos é grande demais para que haja centelhamento nesse nível de tensão. Acho que sua preocupação é exagerada.

Sim, não deve dar problema. Mas realmente não sei o que acontece nessa situação por nunca ter feito isso, assim só posso imaginar que essa seria uma hipótese ruim.
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« Responder #8 : 31 de Julho de 2014, as 18:08:20 »

Respondendo a dúvida sobre aquecimento de filamento e chave stand-by, sim, ela resolveria o tempo de espera pra aquecer. De qualquer forma, essa mudança da válvula de saída não seria coisa pra ser feita "on the fly", mas sempre com o amplificador desligado.

Perfeito. Desta forma o procedimento correto seria desligar somente a chave stand-by ou juntamente com o power para comutar as válvulas?

-----
outra pergunta: uma chave H-H 250V-2A serviria?
Pela tensão de placa sendo máxima de 250V imagino que uma dessas poderia ser usada, certo?
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, as 18:23:48 por xandeguarah » Registrado

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« Responder #9 : 31 de Julho de 2014, as 19:35:45 »

Como eu escrevi anteriormente, eu só faria essa comutação com o amplificador inteiro desligado (ativando primeiro o stand-by, depois desligue a chave geral, depois mexa na chave de comutação das válvulas).

Sobre a tensão de placa, lembre-se que por ser um estágio single ended, a tensão na placa pode atingir picos de tensão induzida, muitas vezes, maior do que a própria tensão da fonte B+. Nesse caso, a sugestão do Eduardo de chavear no catodo é muito mais tranquila nesse aspecto, apesar de que a especificação da chave é para garantia de que não vai haver centelhamento entre seus contatos não fechados desde que a tensão entre eles não passe de 250V, o que para a válvula inativa não fará diferença pois ela será vista como um circuito aberto para a chave, portanto sem muita possibilidade de centelhamento.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2014, as 09:28:29 por xformer » Registrado

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« Responder #10 : 31 de Julho de 2014, as 22:12:39 »


Há alguns anos atrás, durante um curto espaço de tempo,  eu resolvi ousar e coloquei 2xEL34 e 2x6L6 funcionando simultaneamente num amplificador valvulado de 100W.
Como esse amplificador tem uma chave que comuta entre 6L6 e EL34, eu pensei: se eu comutar para funcionar com 6L6 que utiliza a tensão de grade mais negativa, as EL34 vão suportar tranquilamente.

Dito e feito e durante algum tempo esse amplificador deu um som maravilhoso, resultado da mistura de dois tipos de válvulas de potência com características diferentes.

Só que a minha alegria durou pouco, porque, um belo dia, quando estava tocando, de repente, o amplificador deu um pipoco e apresentou um ruído estranho, seguido de um cheiro estranho e desliguei imediatamente.

O resultado disso foi que uma das 6L6 queimou e rachou o vidro e uma das EL34 não queimou, mas, escureceu os dizeres que aparecem no corpo da válvula.
Por sorte não queimou o transformador de saída.

Então, eu concluí que para utilizar dois tipos de válvulas de potência diferentes, ao mesmo tempo, só utilizando 2 circuitos de bias distintos, um para cada par de válvulas, como a Egnater faz em seus amps.







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« Responder #11 : 04 de Agosto de 2014, as 15:24:57 »

Olá amigos

Ainda sobre a implementação da chave.
Me surgiu uma indagação: Existiria alguma chave de On/OFF que interligada com a "chave comutadora de válvulas", mecanicamente ou eletricamente, travasse a comutadora, liberando-a após o seu correto desligamento?  Undecided

Agradeço a atenção.

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« Responder #12 : 08 de Agosto de 2014, as 16:58:54 »

OLá amigos

Estou tendo dificuldades em fazer soar este hi-octane.
A princípio montei sem a comutação das válvulas de saída, ligando, portanto, uma de cada vez.

Todas as válvulas acendem porém não tenho som. Quando ligo o stand-by ouço apenas um humb bem baixo.

Acredito que seja a ligação do input jack.
No esquemático que apresentei no pino 7 da primeira 12Ax7 tem ligado um resistor de 10k, porém, no layout que tenho comigo e na lista de materiais figura um de 68K. Qual deles é o correto neste caso?

Tenho sofrido geralmente com o "wiring" do input jack dos amps. Não entendi plenamente a lógica. Percebo que cada modelo tem sua ligação distinta.
Nos Vox vejo que a ligação do input com o pré sempre são ligados dois resistores de 68K em paralelo. No caso deste amplificador já é diferente.

Encontrei uma foto de um exemplar que demostra a ligação do jack:


Minha dúvida é: o fio branco é ligado diretamente no resistor de 10K (ou 68K  Embarrassed) que por sua vez vai ao pino 7 da primeira 12AX7 . O Azul, pela minha impressão vai ao terra, correto?
Eu fiz desta forma mas não obtive sucesso.

Agradeço aos nobres colegas de forum pela ajuda que puderem me conceder.

Um forte abraço

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« Responder #13 : 08 de Agosto de 2014, as 19:40:07 »

Oi Xande !

O sinal de entrada vai para um dos terminais do resistor de 10k (ou 68k - pode ser um valor nessa faixa, ele é apenas um grid stopper pra evitar oscilação no triodo) e o outro terminal desse resistor precisa ser soldado diretamente no pino do soquete da válvula (no caso a grade da 12AX7 - pino 7).  Não esqueça do resistor de 1Mohm ligando o pino de entrada (antes do resistor de grid stopper) ao terra, senão o triodo não funciona.

abraço.

PS. use um gerador de sinais ou o CD com sinal de áudio pra descobrir onde no circuito o sinal se perde e não chega na etapa de potência.
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« Responder #14 : 11 de Agosto de 2014, as 15:50:09 »

Obrigado xformer, pela ajuda.

Usei o gerador de sinais e constatei que o sinal não está passando no pré. o único ponto que consegui foi no resistor R9 (que deve ser o grid stopper do power, certo?).
A representação que mostra a ligação com o terra entre o resistor de 10K e o de 1Meg é que me confundiu um pouco.

No desenho abaixo o fio azul e vermelho é do tipo "núcleo+malha"? A parte em azul seria a malha e a em vermelho o núcleo?


Se positivo terei que mudar toda a ligação do pré que possui essa representação pois não utilizei esse material (R9, R16 e R19)   Tongue 
Abaixo o layout completo:
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