Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 20:43:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Desculpe Visitante, mas você foi impedido de enviar mensagens neste Fórum.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: micro amp 12au7 no power pedido de ajuda  (Lida 7321 vezes)
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« : 30 de Julho de 2014, as 15:49:27 »

Gostaria de saber sobre este amplificador, estou com uma boa parte dessas peças aqui em casa, mas tenho receio de começar pois não entendi algumas coisas.Vamos por partes:
1- qual ci ele esta usando ja no começo da alimentação?
2- sobre os diodos qual e 1n4148? posso usar outro tipo 1n4001 ou 1n4007?
3-sobre a posição destes capacitores no multiplicador de tensão?
4- não tem ht na valvula do power?
5-poderia usar transformadores invertidos ou mesmo o bilé nervoso para o ht, que achei baixo 162v DC?
segue o projeto e o video
http://s1108.photobucket.com/user/7Ambo707/media/HPIM14051_zpsf27732c2.jpg.html
http://s1108.photobucket.com/user/7Ambo707/media/HPIM14071_zps9764c030.jpg.html
http://www.youtube.com/watch?v=QsTVhZe7gTk
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #1 : 30 de Julho de 2014, as 16:14:17 »

1: Eu chutaria o MAX1044 (mas ta escrito 1054).
2: Onde você leu 1N4148?
3: Pesquise por multiplicadores de tensão no google que você vai entender
4: Tem, através do transformador de saida. Pesquise por amplificador valvulado SE que verá que todos são assim.
5: Com certeza. O xformer postou um inversor que deve dar conta disso ai. Ou mesmo um pequeno transformador especifico. Mas novamente, onde você leu 162V? São 62V...
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, as 16:58:29 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #2 : 30 de Julho de 2014, as 16:27:19 »

Oi, montei um parecido, vamos ver se ajuda...
O outro tópico era esse> http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6228.msg140710#msg140710
O conversor DC-DC é um pouco diferente.

As respostas:
1- o CI é o ICL7660S, apesar de no esquema (no spoiler) estar o max1044, ele é para apenas para uma alimentação de 10V, nesse caso, utilizar ele em 12V é arriscado.

2- o diodo é o 1N4148, quanto menor o tempo de resposta melhor, os 1n400x são mais lentos, uma opção seria o UF400x mas como o nível de sinal entre os terminais do diodo não é tão alto (o diodo enxerga apenas 12V no caso ideal), o 1N4148 dá conta, e é fácil de achar.

3- Para o multiplicador funcionar devem ser utilizados capacitores e resistores aos pares, no caso de uma tensão de saída de 62V capacitores para 100V funcionam. Esse conversor apareceu inicialmente em amplificadores valvulados no Murder One, do Frequency Central(no spoiler). No caso a válvula de saída tinha uma tensão máxima no anodo de 90V, por isso o valor baixo. Além disso a corrente fornecida por essa fonte é baixa, e utilizar mais capacitores para atingir uma tensão maior também implica em utilizar capacitores para tensões mais altas, ou seja, maiores. Aí vai depender do espaço disponível.

4- Tem alta tensão  no power, mas ela é ligada ao transformador de saída, e não ao anodo da válvula, como nos amplificadores SE.

5- Podes usar tanto o bilé nervoso quanto transformadores.
Podes utilizar também um outro multiplicador de tensão, por exemplo: duas válvulas duplo triodo podem operar em 12V, nesse caso, em série, tens 24V, utilizando os mesmos 24V com um dobrador de tensão de baixa frequência, como o do 100buck, dá pra aumentar a tensão, mas repare no comentário do Xformer no outro tópico, sobre o valor máximo do B+ do transformador, pois em classe A a tensão pode atingir até o dobro do B+ por causa do transformador de saída.

Utilizar um transformador apropriado é mais simples, mas se você quer deixar o amplificador pequeno a opção é utilizar um outro conversor DC, como o que usei com o MAX1771, ou o que o Ferro_velho utilizou nesse pré: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5872.0, mas corre o perigo de haver ruído.

Minha sugestão seria fazer esse amplificador, mas em PP, em "self-split" ou utilizando um dos triodos do pré. Como ele está em paralelo ele utiliza dois triodos no power de qualquer forma, e o transformador para PP é mais fácil de achar, pois você pode usar o do Firefly, de 22,5k.

OBS: quando terminei o Kem já tinha respondido, não tenho certeza quanto à eficiência desse circuito usando o 1n4007 (faz algum tempo que li algo sobre a frequência do chaveamento, e era algo da ordem de 35kHz, se eu não estiver fazendo confusão com a SMPS do 555)

Abraços
Thomas
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, as 16:38:39 por Thomas_h » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 30 de Julho de 2014, as 18:27:45 »

Nossa, é muito trabalho e componentes pra conseguir só 1/4 W de potência de saída.  Pra aproveitar melhor, acho que o clone do JTM-1 que o Matec (o único cara no mundo que tem um !!  Palmas) desenvolveu é mais interessante pra usar a 12AU7 na saída.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5841.0
« Última modificação: 30 de Julho de 2014, as 18:40:22 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 30 de Julho de 2014, as 21:43:18 »

Não entendi a lógica da fonte...

Pega-se 127VCA da tomada, abaixa-se para 9VCC (ou 12VCC, sei lá...) com uma fonte, depois eleva-se para 18VCC (ou 24VCC) com o CI, depois usa-se uma parafernália de 14 capacitores e 14 diodos para no final ter 62VCC? Perda de componentes, de energia, de dinheiro...

Se a ideia era alimentar com bateria de 9V, esquece, não vai durar 5 minutos.

Se a ideia era compartilhar a fonte 9V da pedaleira (e portanto ter algo ligado na tomada de qualquer jeito...), melhor (e mais barato ) usar um trafinho de 24V e um triplicador de tensão para alimentar o HT:



Quanto aos filamentos, pode-se ligar os das 2 válvulas em série, alimentando-as direto com os 24VCA da saída do transformador (ou seja, algo semelhante ao que o Kem fez no HB1).

Sobre o clone do JTM-1 do Matec:  Palmas Palmas Palmas Tem gringo se mordendo de inveja!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #5 : 30 de Julho de 2014, as 23:14:01 »

...Quanto aos filamentos, pode-se ligar os das 2 válvulas em série, alimentando-as direto com os 24VCA da saída do transformador (ou seja, algo semelhante ao que o Kem fez no HB1)...
Ainda seguindo a logica do HB-1, basta usar um trans,formador 12+12V e alimentar a coisa da mesma maneira que fiz no HB-1.
Filamentos em série com CT + um dos fios do secundario aterrado e um dobrador de meia onda usando esse mesmo fio como terra, que vai dar basicamente os mesmos 62V. Poucos componentes e eficiente...

-----
Nossa, é muito trabalho e componentes pra conseguir só 1/4 W de potência de saída.  
O seu amplificador com a compactron seria uma otima pedida...
« Última modificação: 31 de Julho de 2014, as 10:40:25 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #6 : 31 de Julho de 2014, as 08:02:34 »

Kem, desenha para a turma...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #7 : 31 de Julho de 2014, as 08:26:11 »

Tem alguém do fsb que fez um amplificador num esquema parecido com esse que o Kem falou no spoiler:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

com um transformador de 24+24 dá pra tirar uns 60V só retificando, com um dobrador fica mais interessante ainda, o legal é que o transformador não vai ser tão grande.

Essa idéia da compactron já me assombrou também, mas elas são difíceis de achar no Brasil, ou não? Se você for de alguma região com tensão 110 dá pra usar aquele esquema do Eduardo num transformador de 6v, de separar o primário e usar só um enrolamento, aí dá pra tirar uns 110V já, e o transformador também não é tão grande.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 31 de Julho de 2014, as 11:39:26 »

Essa idéia da compactron já me assombrou também, mas elas são difíceis de achar no Brasil, ou não?

É que eu e o Kem compramos algumas do exterior (6AS11 e 6AF11 - são iguais, com dois triodos e um pentodo cada, que são usadas nos projetos do amplificador Squirrel Monkey e Super Squirrel Monkey) e começamos algumas experiências com elas. De fato, aqui no Brasil acho difícil achá-las.  O legal é que com elas daria pra fazer um amplificador de 1 válvula só, com controle de tom, em saída SE com 1W de saída.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #9 : 31 de Julho de 2014, as 13:52:12 »

Kem, desenha para a turma...
Finck... digitei errado. O transformador é de 12+12V.
É só fazer exatamente como esta no HB-1. Os filamentos você liga em série nos 12V.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #10 : 31 de Julho de 2014, as 14:50:14 »

Bom postei o projeto pois achei interessante por ter poucos componentes, e por ser aparentemente simples de fazer pois tem o layout chapeado em ponto a ponto. com relação a como fazer e a fazer ainda não comecei, a unica coisa que eu tenho são as valvulas e algumas coisas fora isso. o tamanho para mim pode ser montado em caixas maiores. não quero ser minimalista ao extremo e por em caixa de pedal. Mas agora com todo essas discussões ja decidi fazer o seguinte. comprar um transformador e fazer o que a alimentação como no HB-1 e simples. agora eu não entendi o seguinte. O transformador tem que ser 12+12 ou 24+24? por 800ma ou 1A?
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #11 : 31 de Julho de 2014, as 16:39:19 »

Rick, uma pergunta, o amp que você quer fazer realmente tem que ser esse com as 12AU7/12AX7? Dá uma olhada no HB-1, ele é de simples, baixo custo, as válvulas e transformadores são fáceis de achar e baratos, tem bastante coisa documentada, fornece uma potência maior que a desse amp e o som é excelente. Além disso, você tem a opção de fazer a sua placa com o layout já disponibilizado ou comprar ela pronta por um preço muito em conta.
Registrado
rick
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 116

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4


« Responder #12 : 31 de Julho de 2014, as 18:30:49 »

Eu ja tenho o HB-1 e um otimo amp...e so pelo prazer de ter um mini amp mesmo e fazer aquele sonzinho de vez em quando...sei que tem valvulas melhores e construcoes mais simples...e ja tenho algumas coisas de outros projetos que nao fiz quero usalas.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #13 : 31 de Julho de 2014, as 20:18:53 »

Você vai usar a tensão que consta no projeto?
Se for, use o transformador de 12+12V (as valvulas estarão em série, com ligação de 6,3V cada - filamentos em paralelo). Mas esse transformador tem que ter pelo menos 1A. Se for comprar em lojas de eletronica, pegue um de 1.5 ou mesmo 2A.
Use exatamente o esquema da fonte do HB-1.
O transformador de saida é que vai ser dificil de se achar... Talvez experimentar um de força provisoriamente (não me metralhem heim?!? Smiley )
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #14 : 31 de Julho de 2014, as 22:20:16 »

Entendi. Nesse esquema postado pelo Thomas, foi usado um transformador de 24V 1A como transformador de força e um 220V>6V 300mA como transformador de saída. É uma boa opção, pois os transformadores são fáceis de conseguir. Dá pra mandar enrolar um transformador com as especificações corretas, mas ficará mais caro, e pode ser que fuja da ideia do amp. Já vi esses amps usando o transformador de reverb da Fender, mas também vai aumentar o custo.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 24 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal