Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 19:56:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Dúvida com Clipagem de Diodos  (Lida 4744 vezes)
Diego Gin
Visitante
« : 13 de Agosto de 2014, as 23:32:25 »

Salve galera Handmades, como estão ?

Eu estou construindo um Rat modificado pra mim, com diversas SPDT pra selecionar diodos e estou com certas dúvidas a respeito da clipagem deles.

O negócio é o seguinte, venho pesquisando todas as opções e variedades, e me deparei com esse esquema demonstrativo:



Queria saber:

Qual seria o efeito de ligar dois diodos Ge ou Si em cima dos leds, pode-se acionar vários diodos diferentes simultaneamente?

O que aconteceria se eu fizesse uma clipagem assimétrica de silício, e juntasse no circuito mais 2 leds ou 2 de germânio?

Qual seria a diferença de clipagem assimétrica entre 1 Ge e 1 Si, 3 Si (2 em série) Ou 1 Si e 2 Ge em série?

Espero que tenha ficado claro, Obrigado desde já !   Wink
« Última modificação: 13 de Agosto de 2014, as 23:37:53 por Diego Gin » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 14 de Agosto de 2014, as 14:07:17 »

Diego Gin,

Acho que  a melhor forma de você saber, vai ser experimentando.  Monte o circuito em questão, e monte uma forma de fazer a troca, para então decidir a que melhor te agrade.  De antemão lhe digo que "auditivamente", algumas escolhas não terão diferenças, principalmente dependendo de todo o conjunto envolvido (guitarra, amplificador, e falante) veja que não citei o próprio pedal em questão (RAT).

Pelo arranjo da figura postada; na posição center off os leds são usados sozinhos, e nas outras duas posições, em paralelos com os 1N34a ou em paralelos com os 1N914, e neste caso eu tenho minhas dúvidas quanto a eficiência do sentido "paralelo", já que acho que o que tiver menor tensão "clipa" primeiro, e provavelmente deixa o outro sem uso: exemplo; quando estiver na posição leds + 1N34a, acredito que os germânios vão clipar bem antes dos leds.

Vamos aguardar outras opiniões.

Abraços,
Alfredo
Registrado

darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #2 : 16 de Agosto de 2014, as 22:19:53 »

Justamente Alfredo, essa é uma maneira de se conseguir optar entre três clipagens diferentes; você deixa os diodos com a maior voltagem de corte ligados direto ao circuito, de forma que ao escolher uma das combinações, eles se comportem como se não estivessem no circuito, havendo assim três possíveis posições, mas isso só dá certo caso os diodos de maior voltagem estejam no circuito e os outros estejam na chave.

Diego,
Sobre os diodos, o que posso afirmar é que os de germânio vão distorcer bem mais que os outros. Sobre ser simétrico ou assimétrico, a diferença é bem pouca, vai de preferência mesmo, portanto o melhor é testar mesmo.
Espero ter ajudado.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
wainer said
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 821

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 158



« Responder #3 : 17 de Agosto de 2014, as 20:59:24 »

Essa mode serve pra você?
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=mxrdoubleplus
Registrado
emaniox
Visitante
« Responder #4 : 18 de Agosto de 2014, as 22:50:01 »

Ja fiz algo semelhante em um Big Muff Pi.
O que acontece quando voce liga dois diodos em paralelo é que basicamente o diodo com menor queda de tensao é que dominará a característica da curva naquele lado do sinal.

Quando fiz o meu pedal eu liguei diodos de germanio, silicio, leds e um transistor ligado de uma forma que ficava um diodo. Infelizmente parece que o tópico onde escrevi sobre ele foi apagado ou eu nunca escrevi sobre estes pedais.

CLipagem assimetrica fica legal e na minha opiao melhor. Clipar com diodos com queda de tensao maior gera perceptivelmente mais volume e aparentemente mais graves. É isso que eu me lembro. Flw.
Registrado
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #5 : 19 de Agosto de 2014, as 09:33:28 »

Muitos já devem ter visto, mas acho que vale o registro:
Há no site da guitarpcb (http://www.guitarpcb.com/apps/webstore/products/show/3186804) essas plaquinhas para soldar diretamente na chave, com as quais podem ser comutados resistores, capacitores, transistores, diodos, etc, tornando a montagem, a meu ver, mais limpa pois não fica com componentes pendurados e nem é necessário alterar um layout padrão.
Se forem colocados soquetes, pode ser bastante útil na fase de testes...
Devo em breve fazer umas para mim.
Abraços
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #6 : 19 de Agosto de 2014, as 13:29:36 »

Obrigado pelas respostas galera.

De fato, o esquema de clipagem de diodos do distortion + vai ser muito útil.

Mas uma dúvida ainda perdura, posso ligar 3 pares de diodos diferentes em série e somente o com maior voltagem vai funcionar? Não tem um efeito "cumulativo" ?

Obrigado !!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 19 de Agosto de 2014, as 16:34:41 »

Mas uma dúvida ainda perdura, posso ligar 3 pares de diodos diferentes em série e somente o com maior voltagem vai funcionar? Não tem um efeito "cumulativo" ?

Sim, as tensões de barreira de cada diodo são cumulativas, portanto a tensão de clipping vai ser a soma das tensões em cada diodo que for ligado em série.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal