Como enrolar transformadores

<< < (39/121) > >>

bossman:
Esse post do xformer merece virar um artigo do site!

kem:
Caraca xformer... Tava com paciencia de escrever heim?!?  (aplaus) (aplaus) (aplaus)
Não foi sucinto :) mas deixou tudo muito claro...
Só não respondeu a minha pergunta... e ae? vamos pegar os nucleos ou não?  :-)
Pra mim só ta faltando o nucleo e o verniz. O resto ja tenho (fio 34 e 18awg, bobina, papel, etc).

harckan, sei exatamente como você esta se sentindo. Me senti assim faz um tempo. Parece que todo mundo que manja de transformadores esconde o segredo. Ai pesquisei, pesquisei, pesquisei ainda mais um pouco, e... parece que sei menos que antes...
A verdade é que qualquer um que colocar uma receita de um transformador de saida e disser que aquilo é exato, que é só fazer que vai ficar otimo, ta mentindo.
O Hgamal deixou 3 receitas de transformador aqui no forum, muito bem elaboradas, e qual o parecer dele?!? "Apenas razoavel". Ele foi 100% honesto. Não da pra dizer mais do que isso de qualquer receita, a não ser que seja feito por uma maquina, e a mesma que ja tenha feito um e que tenha ficado otimo...
Mas os esquemas dele são um otimo ponto de partida.
Mas tenho um link que vai bem de encontro ao que você quer... Tem formulas, mas tem varias tabelas prontas, e o autor relata sucesso (também não diz que ficaram otimos, somente aceitaveis). Mas ja adianto que comparei com todas as formulas que tenho e nenhuma bate exatamente com o que ta escrito ai, nem com o que ta postado aqui, e nenhuma bate com outra...
Mas ta ai site. De uma olhada que vale a pena.

http://diy-rbt3.tripod.com/

fallout:
Citação de: xformer em 16 de Agosto de 2011, as 20:55:43

- Tenho uma tabela num livro que dá com base num tamanho de núcleo selecionado, quantas espiras precisa pra cada 1000 ohms de impedância no primário. Essa tabela também diz qual será a potência em 50Hz, 200HZ, qual o nível de perdas e qual a frequência de corte inferior.

- Depois, tem uma outra tabela que relaciona um multiplicador de espiras,


Pode fornecer essas tabelas pra gente?

harckan:
Citação de: xformer em 16 de Agosto de 2011, as 20:55:43


Pra terminar vou colocar uma fórmula que tirei do livro "Transformers and Tubes in Power Amplifiers" do Menno Van der Veen que descreve o filtro passa altas de primeira ordem criado pelas resistências dos enrolamentos e da indutância do primário:
L = (i.w / (i  . w + ((Rg + Rip) . a^2 . (Ris + Zl) / ((Rs + Rip) . a^2 + Ris + Zl) . (Lp . a^2)))
Estou tentando entender até agora e tem gente querendo fórmulas ....



Xformer, lhe sou muito grato pela paciência que desprendeste e empregaste na referida aula a cima, sei que será de grande valia a muitos usuários aqui do fórum, muito mesmo.

Quanto as questões expressas muito bem por vc no decorrer de seu post muita coisa nos foi passada que irá ajudar a, quem sabe, um dia chegar no seu nível de conhecimento a respeito do assunto, realmente, lhe digo que muito em eletrônica se dá dessa forma, requer um conhecimento de outras áreas envolvidas no assunto e não será na leitura de algumas páginas na internet ou foruns que iremos obter um conhecimento completo daquilo, que com certeza, passaste anos desenvolvendo e pesquisando, mas uma coisa tenho certeza, esta contribuição sua somou e muito para este passo, sei que ninguém aqui vai trabalhar profissionalmente com isso mas porque contentar-se em apenas ver e não participar, acredito que todo começo é difícil e é mesmo, pergunto-lhe, foi fácil quando comesaste a enrolar transformadores, ou mesmo, quando deste os primeiros passos? não, não foi, se não lhe fosse dado a oportunidade de dar o primeiro passo não terias começado a andar e, é isso que estamos fazendo aqui, dando o primeiro passo, se vamos cair, bater cabeça isso é consequencia de um processo.

No que diz respeito ao enrolamento propriamente dito do transformador, sim eu sei que é muito trabalhoso, eu mesmo já fiz alguns de FORÇA e sei que para fazer transformador de SAÍDA o trabalho é muito maior, mas isso só nos agrega conhecimento, para tal resolvi fazer uma bobinadora para ajudar no processo, segue o link de alguns vídeos só para constar mesmo. hehehehehe

http://www.youtube.com/watch?v=jBvVcMrenhg
http://www.youtube.com/watch?v=gHwDPw12zv0
http://www.youtube.com/watch?v=yBQNsnQbmlc


Uma coisa que vc falou quanto a questão das fórmulas, a dedução delas realmente necessita um conhecimento absurdo para tal, que envolve uma série de conhecimentos de várias áreas, conhecimento de propriedades químicas e físicas de cada liga específica, ou mesmo da formação nuclear do cobre e do aço-silicio... mesmo os autores dos livros aqui citados e outros, tenho certeza que nem mesmo eles deduziram tais fórmulas, elas já foram trazidas a tempos de conhecimento então, acredito que se tais fórmulas que são "universais" por assim dizer poderiam ser utilizadas de forma mais adequada as experiências que tiveste ao enrolar transformador de saída, é essa a questão, sei que algo até subjetivo mas vc compartilhando suas experiências daria uma leve idéia daquilo que é realmente possível se fazer com aquilo que temos em mãos.

Se vc podesse publicar tais tabelas seria aquilo que estaria faltando para realmente termos um processo fechado daquilo que se precisa para fazer um transformador de saída, não acredito que as fábricas em série ficam experimentando métodos para ver se um dia eles acertam a fazer um transformador, ou mesmo, refazem se não ficou bom, depois que um fica no jeito, é só replicar e pronto, não é assim que funciona a lei de mercado? se vai ficar idêntico a matriz é outra história, mas é assim que eles vendem os produtos para os consumidores.

No mais, é isso, lhe agradeço mais uma vez a paciência em nos ajudar, sei que as vezes pode parecer coisa de molequinho que quer as coisas prontas, mas se fosse assim, iria em uma loja e comprava o transformador e pronto, ou melhor, compraria logo o Amplificador para não ter que ficar soldando a noite quando tenho tempo e sem ganhar nada com isso, conheço pessoas que gastaram praticamente o dobro de um produto similar somente para poder ter a satisfação de poder ouvir música naquilo que ele mesmo construiu, isso "não tem preço", é algo que não dá para explicar mesmo é, de certa forma, um contrasenso mas é isso que nos move.

Grato pela grande ajuda ao Forum

-----Citação de: kem em 16 de Agosto de 2011, as 21:28:15


Mas tenho um link que vai bem de encontro ao que você quer... Tem formulas, mas tem varias tabelas prontas, e o autor relata sucesso (também não diz que ficaram otimos, somente aceitaveis). Mas ja adianto que comparei com todas as formulas que tenho e nenhuma bate exatamente com o que ta escrito ai, nem com o que ta postado aqui, e nenhuma bate com outra...
Mas ta ai site. De uma olhada que vale a pena.

http://diy-rbt3.tripod.com/



Obrigado mais uma vez Kem, eu já conheço este site, inclusive já conversei via email com o autor ao qual foi muito simpático e solícito as minhas indagações, não esquento com isso, sei como é este meio, não só este mas em tudo na vida, até para eu parender a tocar guitarra passei por essas questões, acho que tudo na vida é assim mesmo, fazer o que?

Receita de bolo é interessante em algumas necessidades, realmente somente reproduzir aquilo que já tem como um tutorial não agrega muita coisa a alguém além de uma grande habilidade em seguir instruções, mas mesmo aqui requer um certo cuidado, sou da área de computação, bem lá no início do curso tem uma matéria chamada Algoritmos, que nada mais são que receitas de bolo para se aprender a programar, todos sem exceção começam dessa forma, e não vejo ninguém depois de um certo tempo e experiência ainda naquela, "se x = y então ...", muito pelo contrário, isso foi muito importante para montar uma base aos alunos entenderem como funciona a coisa e então passarem para uma linguagem de programação, mas mesmo assim alguns sentem dificuldade, e isso quer dizer, não é porque é receita de bolo que todo mundo consegue, a mesma coisa aplica-se aqui nos transformadores, a receita deve existir, entende-se receita de bolo não só o passo a passo mas também as fórmulas, tabelas e conhecimento na área, ninguém tira isso do nada, precisamos aprender em algum lugar e é justamente isso a proposta do tópico, bom pelo menos eu acho que é.

Abraço

xformer:
Citar

pergunto-lhe, foi fácil quando comesaste a enrolar transformadores, ou mesmo, quando deste os primeiros passos?

Respondendo a pergunta, foi quando eu tinha uns 12 anos e comprei um kit de experiências que vendiam nas bancas (Os Cientistas) e esse era do Michael Faraday. Vinha uns imãs, limalha de ferro num saquinho, umas lâminas de transformador bem pequeno (U e I), um carretel com o primário já enrolado e dois carretéis pequenos vazios para enrolar comm fio que veio junto. Tinha as instruções para enrolar tantas espiras nos carretéis e como ligar o trafinho a uma lâmpada de 1,5V. Não podia deixar ligado direto segundo o manual.

Depois de alguns anos fui estudar eletrônica (técnico) e aí sim fui enrolar de verdade um transformador de força (que seria usado depois na fonte de um rádio FM estéreo com dois amplificadores de potência - em 1983). Mas a gente não foi pra oficina  e o professor simplesmente chega e diz que vamos fabricar transformador (cada colega fez o seu). Antes já tinhamos aprendido toda a eletricidade básica, eletrostática, eletrodinâmica, análise de circuitos DC, análise de circuitos AC, impedãncias, reatâncias, filtros, eletromagnetismo (é dificílimo), muitas horas de laboratório mexendo com instrumentos e circuitos, muitas horas de oficina, instalações elétricas, etc etc.   Ou seja a fabricação do transformador foi uma etapa só de uma sequência de aprendizado, que depois seguiu com a medição do transformador (cálculo dos fasores, etc etc), montagem da fonte, montagem do rádio. Além de ter de aprender pelos menos trigonometria e números complexos com certa profundidade, para entender o comportamento teórico do transformador (fora eletromagnetismo: regra da mão direita, unidades gauss, tesla, ampere metro, fluxo magnético, direção do campo magnético, bah bah bah).  Depois você vê as aplicações dos transformadores, em telecomunicações (rádio), em áudio (na aula de amplificadores, fui aprender sobre o uso de transformadores no casamento de impedâncias). 
Ou seja é tudo uma sequência de aprendizado, difícil sim.  Então não adianta alguém querer aprender só sobre transformadores, não vai ter base se não tiver os conceitos e conhecimentos necessários. Que adianta eu dizer que o primário precisa ter bastante indutância ? Quanto é razoável ? Por que precisa disso ? Se a pessoa não souber calcular a impedãncia, pra saber usar no modelo equivalente do transformador (cheio de resistências, capacitâncias, resistências) e saber calcular a resposta na saída, depois de um monte de cálculo com impedâncias, correntes complexas, tensões complexas, fasores, defasamento, etc etc.  Da mesma forma ao explicar que um filtro de fonte precisa de um capacitor de tantos micro farads (tem gente por aí que fala "faraday"  :)), sem saber o que é um farad (um coulomb por volt), sendo que existem também diversos tipos de capacitores e cada um tem sua aplicação mais adequada (quando usar um de cerâmica, um de poliestireno, um de tântalo, um eletrolítico, um de poliéster metalizado, etc). 

É a mesma coisa em fóruns de microcontroladores que participo. Muita gente é apenas programador de linguagem de alto nível e quer programar firmware, achando que sabendo C ou outra linguagem consegue fazer tudo. Se não tiverem conhecimento de eletrônica digital e analógica, não sai nada porque o microcontrolador precisa ser interfaceado com o mundo externo e as vezes o pessoal não consegue nem fazer o oscilador do micro funcionar, não sabem ligar uma fonte adequada, protegê-los contra ruídos, ligar uma carga de alta potência...

Bom coloquei algumas tabelas no post anterior. Ainda não me acertei com essas tabelas aqui e dá trabalho. O Kem citou um site com tabelas também, que acho que são até mais simples de se usar e já tem instruções e exemplos.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior