Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Abril de 2024, as 04:38:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 39 40 [41]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 321523 vezes)
PauloC81
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 13

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 0


« Responder #600 : 11 de Março de 2024, as 17:29:11 »

Caros... peço desculpas pelo "para o alto e avante!"(Grin) no tópico antigo mas acredito seja de longe o mais apropriado (bem como desnecessário abrir outro dado a congruência do assunto).

Outros colegas devem ter tido a mesma experiência que eu no uso da calculadora do site do Luciano Sturaro (P2YBBS), baseada no livro do Martignoni, quanto à escolha da largura da perna central versus um fator de forma do enrolamento que seja executável. Olhando os catálogos de injetoras de carretéis é recorrente encontrar fatores de forma como 32x52 (com o "pente" onde iriam os terminais ou fios flexíveis integrados ao enrolamento na face dos 32); a calculadora é useira e vezeira em apontar o inverso, carretéis mais largos que profundos, maior largura de perna e pouca altura de pilha, embora acima na própria página indique preencher todo o carretel com a ferragem.

A minha dúvida é: nestas hipóteses, esta ferragem excedente traria alguma modificação nos valores dos cálculos? Intuitivamente mais ferro significaria maior indutância, isto equivaleria a uma maior indução magnética no núcleo? Na prática a turma de linha de produção se utiliza desse expediente pra "simular" ferro melhor?

Tentativas minhas de engenharia reversa de transformadores por exemplo da Hammond Mfg., Mojotone, e outros engenharia-revertidos (eg. https://www.tdpri.com/threads/transformers-the-how-why-when-and-where.1064569/post-10519874) usando os dados de dimensões por eles fornecidos parecem sempre indicar uma altura de pilha maior que a calculada. Se o tanto a mais de cobre necessário pra completar a volta "mais profunda", mais o tanto a mais de ferro mais barato, e considerando economia de escala, ainda saírem mais barato que chapas de melhor qualidade, a opção parece fazer sentido. Achei curioso e pra ser sincero não tenho com quem tirar esta dúvida...
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #601 : 11 de Março de 2024, as 20:05:10 »

Pelo o que eu percebo nos cálculos de transformadores, a área da secção (corte) do núcleo é dependente da potência do transformador (VA) e quanto mais potência o transformador utilizar, maior deve ser o núcleo.  Eu prefiro sempre que possível, usar núcleos com secção transversal quadrada (ou seja, largura da perna central igual ao valor do empilhamento).

Minha preocupação ao enrolar um transformador é fazer com que os fios enrolados caibam no carretel, o que é preocupante em transformadores que tem muitos secundários ou primário com vários enrolamentos. É frustrante começar a enrolar um carretel e perto do fim perceber que não vai dar pra enrolar todas espiras ou até mesmo todos enrolamentos secundários, por falta de espaço no carretel. Todo o trabalho e fio é perdido.

Se a secção do núcleo for retangular, eu acho melhor ter mais largura da perna central do que empilhamento, isso porque a largura da perna central é que define praticamente a janela (espaço no carretel) para caber os fios de cobre que serão bobinados. Mas a escolha de usar mais ou menos empilhamento do que a largura central do núcleo pode depender de outras restrições de espaço onde o transformador vai ser colocado.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 39 40 [41]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal