Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:59:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 312042 vezes)
fallout
Visitante
« Responder #90 : 06 de Dezembro de 2010, as 17:39:59 »

Uma pergunta, em um transformador de power isolando as camadas com verniz, há a necessidade de usar papel entre as camadas tambem?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #91 : 06 de Dezembro de 2010, as 20:17:06 »

Fica mais fácil de enrolar com o papel para fazer uma base lisa. Também reduz o risco de curto entre camadas adjacentes. Lembre que arranhar o verniz é muito fácil.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #92 : 06 de Dezembro de 2010, as 20:33:09 »

Eu usava papel manteiga bem fino entre as camadas.  Nunca tive problemas de curtos, e os transformadores trabalhavam nos altos de morros, em casinhas sem ventilação adequada...
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #93 : 08 de Dezembro de 2010, as 22:19:42 »

 Primeiramente muito obrigado Eduardo (meu chará! tambem sou Eduardo)  era um valor próximo disso que iria utilizar para o cálculo de um transformador de força para duas EL84. Bem prático esse meio de encontrar o valor ! Gostei mesmo!!
 Sobre o núcleo é isso mesmo, de GNO. Pelos valores de saturação no gráfico dá para se ter um idéia bem razoável.
 
 O ensaio foi feito em corrente alternada para obtermos a curva normal de magnetização. Existem outros tipos de ensaio, como fazendo o uso de um fluximetro, mas acredito foge do material que temos em casa.

 No caso desse núcleo eu desmontei todo o transformador e os enrolamentos e re-enrolei colocando 200 espiras, não lembro o diâmetro do fio que utilizei porque era de sucata mesmo coloquei 200 espiras sem motivo, apenas porque não tinha mais fio e ficou um número redondo. Quantos mais espiras você colocar, melhor. Menor a tensão para saturarmos o núcleo, porém mais trabalho para enrolar.

 Bem tendo feito isso precisamos de pelo menos dois multímetros, um para corrente e outro para tensão em AC. Colocamos o de corrente em série e depois colocamos em cima da bobina o outro para medirmos a tensão.
 O bom seríamos possuir multímetros True RMS para o valor ser o mais correto possível (em corrente e tensão alternada), mas acredito que multímetros comuns possam nos dar valores próximos aos procurados. Nesse ensaio eu utilizei apenas um alicate amperímetro que tinha enrolado 100 espiras para aumentar a sensibilidade (depois precisamos dividir o valor lido da corrente por 100). Se não possuir dois multímetros o trabalho será o de montar e desmontar o circuito toda hora (ler tensão, ler corrente, desmontar... etc). Mas ainda sim é possível.
 
 Montado tudo agora você precisa de um VARIAC (fiz o experimento no laboratório da faculdade) que é uma fonte tensão alternada ajustável, por isso os valores redondos de tensão na tabela do gráfico. Pesquisei na internet e pode se encontrar variacs a partir de 80 reais os de 500VA. Mesmo assim, não é algo comum que se encontra por ai... Por isso acredito que seria possível a montagem de um circuito regulador da tensão da rede com transistores bem parrudos (sim é meio perigoso se não souber o que se está fazendo). Vou pesquisar mais sobre isso...

 A partir dai você levanta os dados da tensão e sua respectiva corrente.

Cálculos

Após a aquisição dos dados você parte da equação de Faraday do fluxo : Veficaz = 4*(ff)*f*N*Bmáx*S  onde:

- ff é o fator de forma da onda (que para ondas senoidais vale 1.11)
- f é a frequência (60Hz)
- N é o número de espiras (200)
- Bmáx densidade de fluxo máxima (em wb/m²)
- S área da secção transversal do núcleo (3,2*4,0 cm² ou 10^-4 m²)

 Colocando em evidência, Bmáx (da fórmula) encontramos para cada valor de tensão o respectivo fluxo máximo. Bmáx = Veficaz/(4*1.11*60*N*S)
(na fórmula só falta o número de espiras, área da seção do núcleo e a tensão que colocamos)

 Para o outro eixo as contas são mais simples, basta multiplicarmos o valor da corrente pelo número de espiras (que é uma constante durante o ensaio). Ou seja temos o valor em Aespira (ou ampère*espira) ou seja a quantidade de espiras e a corrente que precisamos ter para uma dada densidade de fluxo nesse núcleo e com esse material.

Depois de tudo colocamos os dados num gráfico que una os pontos numa planilha, traçando a reta média. E chegamos à nossa curva de magnetização.

Podemos fazer a mesma coisa para um transformador ja enrolado para saber se ele está com um valor admissível de densidade máxima de fluxo, só iremos precisar do número de espiras e deixando o secundário em aberto.

Em relação ao ensaio a parte mais difícil é sem dúvida ter um variac em mãos e de desmontar o transformador.


Acho que é isso! Qualquer dúvida é só perguntar! Espero que seja útil para o pessoal.

Um abraço!

Citar
Dei uma enxugada no post porque ficou meio longo e acho que o pessoal não leu haha!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #94 : 09 de Dezembro de 2010, as 05:57:27 »

Oi Ledod

Eu acho que leram sim! Mas você fez tão claro e direto que nem tem o que comentar! Ficou muito bom!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #95 : 09 de Dezembro de 2010, as 17:05:17 »

Qual calibre do fio para fazer a blindagem eletrostatica? Por que alguns usam folha de cobre e ate papel aluminio para fazer a blindagem eletrostatica entre primarios e secundarios?
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #96 : 10 de Dezembro de 2010, as 07:02:17 »

Oi Fallout

Se você usar uma folha metálica vai ter problemas. O certo é usar um fio e deixar uma ponta aberta e a outra aterrada. Pode ser qualquer fio. Escolha de acordo com o conforto de enrolar. Eu gosto do fio 28. Ele é fino e fácil de enrolar. Se for um fio grosso dá muito trabalho e fino demais fica quebrando.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #97 : 27 de Dezembro de 2010, as 10:07:40 »

Acho que já rolou esse link por aqui mas joguei na busca e não encontrei então estou pondo aqui pra termos mais uma boa literatura quanto a esse tão místico componente o transformador de saída. Está em Inglês.

http://www.jensen-transformers.com/an/Audio%20Transformers%20Chapter.pdf
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #98 : 29 de Dezembro de 2010, as 18:04:48 »

 Bem, eu coloquei em alguns posts acima os cálculos para levantar a curva de magnetização do núcleo, só que o maior problema era justamente possuir um variac em mãos!
 Pensando aqui (férias é bom para pensar!) podemos realizar o ensaio com várias lâmpadas incandescentes em série/paralelo!! Por ser puramente resistiva, uma lâmpada não afeta as leituras do amperímetro e voltímetro (não atrasa ou adianta a corrente). Realizei aqui em casa um ensaio com um trasformador de microondas utilizando diferentes lâmpadas de diferentes potências (40w, 60w, 100w) em série/ paralelo e o conjunto de lâmpadas em série com o transformador ensaiado.
 Funcionou bem! A única coisa é que não teremos valores redondos de tensão, mas isso é o de menos!

Um abraço!!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #99 : 29 de Dezembro de 2010, as 19:46:16 »

Bem, eu coloquei em alguns posts acima os cálculos para levantar a curva de magnetização do núcleo, só que o maior problema era justamente possuir um variac em mãos!
 Pensando aqui (férias é bom para pensar!) podemos realizar o ensaio com várias lâmpadas incandescentes em série/paralelo!! Por ser puramente resistiva, uma lâmpada não afeta as leituras do amperímetro e voltímetro (não atrasa ou adianta a corrente). Realizei aqui em casa um ensaio com um trasformador de microondas utilizando diferentes lâmpadas de diferentes potências (40w, 60w, 100w) em série/ paralelo e o conjunto de lâmpadas em série com o transformador ensaiado.
 Funcionou bem! A única coisa é que não teremos valores redondos de tensão, mas isso é o de menos!

Um abraço!!


A ideia é boa, mas ficam poucos pontos para ser plotados. Dificulta a confecção da curva!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #100 : 29 de Dezembro de 2010, as 21:00:29 »

A ideia é boa, mas ficam poucos pontos para ser plotados. Dificulta a confecção da curva!

Bem, dai entram as associações! Por exemplo com uma lâmpada de cada (100w,60w,40w) podemos encontrar vários pontos, não apenas 3.
Por exemplo o valor mínimo de tensão seriam as 3 lâmpadas em série. O valor máximo seriam as 3 em paralelo. Dai você pode mesclar, duas em paralelo e uma em série...Apenas uma das lâmpadas, duas em série, apenas duas em paralelo. Com apenas essas 3 dá para encontrar vários pontos. É um método bem diferente, mas funciona!
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #101 : 30 de Dezembro de 2010, as 22:13:01 »

Estou com uma dificuldade nos transformadores de power, os enrolamentos estão ficando "gordos" demais e no final não entram na janela do nucleo, por exemplo eu uso o programa trafocalvv para calcular as espirras fio etc, no programa ele diz que laminas com 32mm estao ok para as tensões 290-0-290 120mA/6.3v 3A/6.3v 1A mas na pratica tive dificuldades até para colocar este enrolamento em laminas com 35mm de perna central! E achei um transformador um pouco grande para um amp de 18w.
Alguma dica?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #102 : 31 de Dezembro de 2010, as 09:50:17 »

Estou com uma dificuldade nos transformadores de power, os enrolamentos estão ficando "gordos" demais e no final não entram na janela do nucleo, por exemplo eu uso o programa trafocalvv para calcular as espirras fio etc, no programa ele diz que laminas com 32mm estao ok para as tensões 290-0-290 120mA/6.3v 3A/6.3v 1A mas na pratica tive dificuldades até para colocar este enrolamento em laminas com 35mm de perna central! E achei um transformador um pouco grande para um amp de 18w.
Alguma dica?

O transformador de 18 watts que eu uso é de 28.8 mm de perna central. 250-0-250V x 120mA e 3.15+3.15 x 3A. Projetado pelo profissional que o enrolou.

Ao ver o profissional que os enrola trabalhando, percebi que ele tinha um procedimento de "bater" nos enrolamentos para assentar.

Acho também que alguns programas por ai são muito "conservadores" e acabam por especificar bitolas de fio um tando maiores que o necessário (por segurança).

Não sei qual é o seu caso, mas convém verificar, se as bitolas são as corretas - tanto no que tange ao projeto quanto ao fio obtido realmente condiz com a especificada pelo programa - ou, ainda,  se a sua técnica de enrolar está  eficiente.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
fallout
Visitante
« Responder #103 : 31 de Dezembro de 2010, as 10:45:17 »

É pode ser o programa que como você disse esta dando uma margem de segurança quanto a bitola do fio, para as tençoes 290-0-290 120mA/6.3v 3A/6.3v 1A ele indicou fio para o primario 22awg corrente 0,83mA alta tensão fio 30awg filamentos fio 16 e 21 awg, segundo essa tabela http://edufer.free.fr/016.html eles oferencem uma amperagem maior do que a calculada. Bom essa tecnica de dar umas "batidas" no fio para acentar eles eu nunca usei, pode ser que resolva, eu estava pensando em eliminar as camadas de papel entre camadas e substituir por um verniz, que tambem "complicaria" um pouco pois o verniz proprio para esta finalidade leva 30min para secar.

EDIT: Não parece que o programa ja da valores no limite quanto a bitola do fio, estava lendo que se adota uma densidade de corrente de 1 a 2A/mm² em casos mais comuns, o programa ja vem com a densidade setada em 3A/mm² na materia que estou lendo adotando esse valor ja se deve pensar em resfriar o transformador com um cooler, mas na pratica não vi um aquecimento tão grande que necessitasse de resfriamento, no maximo o transformador fica morno (ainda compro um multimetro com medidor de temperaturas)
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2010, as 12:28:05 por fallout » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #104 : 29 de Janeiro de 2011, as 18:13:07 »

Oi Fallout

Se você usar uma folha metálica vai ter problemas. O certo é usar um fio e deixar uma ponta aberta e a outra aterrada. Pode ser qualquer fio. Escolha de acordo com o conforto de enrolar. Eu gosto do fio 28. Ele é fino e fácil de enrolar. Se for um fio grosso dá muito trabalho e fino demais fica quebrando.

Abraços

Eduardo
Nunca tinha ouvido falar sobre blindagem eletrostatica. É utilizado em transformadores de força ou saida? Em que parte do transformador se coloca isso (entre enrolamentos, final, etc)Huh?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal