Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 13:52:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 41   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como enrolar transformadores  (Lida 319183 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #105 : 30 de Janeiro de 2011, as 07:26:41 »

Olá Kem

A blindagem eletrostática é usada em transfomadores de força. Consiste em uma camada de fio fino enrolado entre o primário e o secundário com uma ponta aterrada e outra aberta. A principal vantagem é promover um desacoplamento capacitivo entre os enrolamentos. Isso evita a sensação de choque leve que alguns sentem no chassis. Também consiste em uma camada de segurança, evitando que problemas elétricos no primário se propaguem para o secundário e vice-versa.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #106 : 30 de Janeiro de 2011, as 20:28:11 »

v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum) Eduardo pela resposta clara. Só fiquei com uma duvida. Quantas voltas usamos? Umas camada completa? Poucas voltas espalhadas são o suficiente?

Fica mais fácil de enrolar com o papel para fazer uma base lisa. Também reduz o risco de curto entre camadas adjacentes. Lembre que arranhar o verniz é muito fácil.
E mais uma duvida... Precisa isolar com papel cada camada que nem nos transformadores de saida os apenas entre o primario e os secundarios?
v a l e w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2011, as 20:32:08 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
alnicolas
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 53

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0


« Responder #107 : 31 de Janeiro de 2011, as 18:47:53 »

Me parece que o assunto "transformadores " é alguma coisa de outro planeta, pois é o componente mais simples que tem para ser feito em casa. Eu postei um bom tempo atras, neste topico, uma planilha para calculo de transformadores que a partir de medidas simples feitas no nucleo, o dados de entrada e saida (varios secundarios) fornece o numero de espiras de cada enrolamento, a bitola do fio no sistema AWG assim como o diametro do mesmo, o peso dos fios de cada enrolamento, e se pode ser feito ou não considerando o tamanho da janela do ferro.
Para enrolar o fio, pode ser na mão mesmo (para não perder a conta, a cada 100 espiras , marco no papel), em transformadores pequenos ( até 500W com carretel de 'prastico') a acomodação do fio não é importante .
Dá a impressão que o pessoal não quer sequer pensar, indo atras de teorias escabrosas, usando equipamentos que só tem em universidades, fora de nosso alcance.
RESUMINDO: O TRANSFORMADOR É O COMPONENTE MAIS PRECISO QUE TEM NA ELETRONICA E O MAIS FACIL DE SER FEITO. É SÓ SABER CONTAR.

Procurando e achei a bobinadeira do Cogumelo, um belo exemplo de como se faz as coisas. o mundo ainda não esta perdido. Parabens ao Cogumelo. Dá uma olhado no que ele fez.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=825.0
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2011, as 19:34:34 por alnicolas » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #108 : 01 de Fevereiro de 2011, as 21:50:27 »

Eu trocaria o "mais facil" por "mais simples" com uma bobinadeira com contador ja da um trabalhão, imagina na mão!
« Última modificação: 02 de Fevereiro de 2011, as 10:56:03 por fallout » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #109 : 01 de Fevereiro de 2011, as 22:15:58 »

RESUMINDO: O TRANSFORMADOR É O COMPONENTE MAIS PRECISO QUE TEM NA ELETRONICA E O MAIS FACIL DE SER FEITO. É SÓ SABER CONTAR.

Discordo veementemente da frase acima!

Imaginando que você acredita no que está falando e não está apenas querendo criar polêmica, vou explicar: As leis físicas envolvidas são bem complexas, as grandezas são bem difíceis de serem levantadas, os bons materiais são caros, apenas para começar.

Abra qualquer livro sobre eletromagnetismo que você vai facilmente perceber o que eu estou dizendo. Realmente dá para fazer um transformador razoável com pouca teoria, mas ele será apenas razoável. Para ser melhor que isso, tem que usar ciência.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #110 : 02 de Fevereiro de 2011, as 06:36:32 »

Oi Pessoal

Concordo com o Haroldo! Eu já enrolei vários transformadores em casa e hoje mando fazer fora. Embora a "mecânica" do componente seja fácil de entender, sua confecção requer vários cuidados e caprichos.

Sem dúvida a lei da relação de voltas será sempre aplicada, por mais porco que seja o enrolamento. Mas o que queremos não é simplesmente um transformador que forneça a tensão correta na saída. Ele deve fazer isso silenciosamente, sem aquecer muito e manter esta tensão na corrente nominal.

Qualquer um pode fazer espaguete a bolonhesa. Macarrão, carne moida e pomarola tem em qualquer lugar. A receita é para retardados! Agora, quantos fazem um espaguete a bolonhesa que os demais pagam para comer?

Saber contar voltas não é tudo.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #111 : 02 de Fevereiro de 2011, as 08:27:04 »

OFF:
 O melhor mesmo são as comparações do Eduardo !!!  Cheesy
 Transformadores com macarrão a bolognesa??? A única coisa que posso dizer entre eles é que gosto muito dos dois...  haha Smiley

 Pior que tenho que concordar com isso! Muitos livros ensinam a montar seu transformador com base em fórmulas que aparentemente saíram do nada, métodos experimentais, constantes estranhas, algo que depois de muita tentativa e erro funcionou.
 Talvez em relação a isso que o nosso amigo alnicolas esteja falando. É muito fácil calcularmos um transformador a partir dessas fórmulas empíricas, e elas funcionam razoavelmente bem! Para transformadores de até uns 300VA até o que mencionou faz sentido: É só colocar na fórmula, calcular e enrolar.

 O que acontece é quando entram os detalhes... Dai não tem jeito, precisamos voltar a teoria para entender o que acontece! O transformador de saída é um componente crítico, por exemplo. Se olharmos o circuito equivalente dele podemos observar que dependendo da frequência ele muda de aspecto, surgindo elementos não presentes e indesejados no circuito elétrico principal, como as capacitâncias entre os enrolamentos. Isso é um detalhe que não é previsto (pois um fio ideal enrolado não deveria ter capacitância) e que tem grande importância para um componente deste tipo.

 Se formos pensar em cada problema que surge ao enrolar um transformador ficaríamos loucos! Não dá (por métodos humanos) prever através de cálculos tudo o que acontece em um transformador. Podemos sim prever algumas coisas, mas não tudo... E as vezes o que renegamos para facilitar os cálculos é o mais importante para determinada aplicação... Dai vem a prática, o experimental, comparar resultados por métodos confiáveis, e obter as constantes "mágicas" dos grandes fabricantes.
 
 Falei falei e não disse nada. Acredito que todos estamos certos, só depende da onde focamos e como olhamos para as coisas: podemos reduzir tudo para simplificar mas algum detalhe sempre vai escapar, é o equilíbrio natural (ganha um lado, perde outro)... Já virou filosofia de butiquim haha


Um abraço!
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #112 : 26 de Abril de 2011, as 07:31:32 »

Me surgiu aqui algumas dúvidasem relação aos transformadores.
Lí em outro topico sobre transformadores com derivação central uma resposta mais ou menos assim "alguns (empresas) quando enrolam um trafor de 1A, fazem 2 braços de 500mA" considerendo que depois da retifica tera os 1A. É realmente assim?

A outra é: Um transformador superdimensionado mas de voltagem semelhante pode estragar as valvulas? Valvulas, não o circuito! Por exemplo um transformador de 450v/150mA por um 450v/400mA, ou um jogo de valvulas que exigem na media 3A (ja com folga) para os filamentos mas usando um transformador com saida de 6A ou mais.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #113 : 26 de Abril de 2011, as 08:25:37 »

Oi Fallout

Me surgiu aqui algumas dúvidasem relação aos transformadores.
Lí em outro topico sobre transformadores com derivação central uma resposta mais ou menos assim "alguns (empresas) quando enrolam um trafor de 1A, fazem 2 braços de 500mA" considerendo que depois da retifica tera os 1A. É realmente assim?

Algumas, não. Todas. Transformador com tomada central deve ser enrolado desta forma. Cada tramo conduz apenas metade do ciclo.

A outra é: Um transformador superdimensionado mas de voltagem semelhante pode estragar as valvulas? Valvulas, não o circuito! Por exemplo um transformador de 450v/150mA por um 450v/400mA, ou um jogo de valvulas que exigem na media 3A (ja com folga) para os filamentos mas usando um transformador com saida de 6A ou mais.

Estragar não estraga, mas é burrice. Para quê gastar com um transformador de 400mA se um de 150mA dá conta? Tem muita gente que gosta de jogar dinheiro fora, matando mosca com canhão. O pior é quando acham que estão fazendo um ótimo negócio!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #114 : 26 de Abril de 2011, as 11:25:42 »

Agora sei porque meus transformadores ficam enormes e o carretel nunca cabe no nucleo! se as especificações como no caso do meu 18w é 300v-0-300v 120mA eu enrolei 2 tramos de 120mA, o mesmo com o filamento de 3A. Ou seja o meu transformador é de 300-0-300v 240mA 3.15-0-3.15v 6A  Huh? Alias os filamentos estão corretos não é? Pois não tem retifica.

Obrigado pela explicação Eduardo.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #115 : 26 de Abril de 2011, as 12:08:34 »

 Realmente as contas estão equivocadas!
Qual a potência aparente do secundário?  600 x 0,12 + 6,3 X 6 = 110 VA... Isso tudo pra gerar apenas 18w de audio? Não é estranha essa eficiência tão baixa?!
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #116 : 26 de Abril de 2011, as 12:55:55 »

Realmente as contas estão equivocadas!
Qual a potência aparente do secundário?  600 x 0,12 + 6,3 X 6 = 110 VA... Isso tudo pra gerar apenas 18w de audio? Não é estranha essa eficiência tão baixa?!
Isso já não sei lhe responder, mas são as especificações do esquema do Marshall 18w, mas sinceridade... ele fala muito alto! Eu não consigo ficar perto do amp no volume maximo, pena que ele satura muito "cedo".
E pelo que o Eduardo disse eu estou matando mosca com canhão, pena a voltagem ser "baixa" porque daria para usar ele em um par de 6l6 e ter ai uns 40~50w
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 5.116

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 787



« Responder #117 : 29 de Julho de 2011, as 04:28:43 »

To fazendo um projeto de transformador de saida pra um ampli 18W PP com 2 EL84.
Mas to com uma duvida justamente na tabela AWG.
Para o secundario, preciso de um fio que suporte em torno de 2.5A, certo?
Por umas tabelas q vi na net, só a partir do 18AWG. Em outras, o 22AWG ja suporta.
Alguém tem uma tabela AWG ou link para uma que eu possa usar para consulta?
De qualquer forma, vai aqui as "contas". Se tiver erro, por favor corrijam.

Carretel: 2,5 x 3,1 cm
Fio primario: 32AWG - 3.000 voltas
fio secundario: 22AWG (18?) - 4ohms 66 voltas
                             - 8ohms 100 voltas (66 + 34)
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #118 : 29 de Julho de 2011, as 06:36:28 »

Oi Kem

O que acontece é o seguinte: antigamente os fios esmaltados não podiam operara em temperaturas muito altas, pois o esmalte rompia. Hoje temos esmaltes melhores e os fios podem trabalhar mais quentes. Com isso há um aumento na capacidade de corrente, por se permitir que o fio aqueça mais.

Outro problema é que existem tabelas AWG para fio esmaltado e para fio encapado. O encapado é normalmente instalado esticado, ventilando melhor e podendo suportar mais corrente sem queimar a capa.

Então, para ter certeza do que vai usar você deve consultar uma tabela AWG para fio esmaltado e compatível com a tecnologia de esmalte que você vai usar. Procure em sites de fabricantes.

Outro ponto a ser considerado é que fio mais fino apresenta maior resistência elétrica. Usando fio fino o seu transformador perde eficiência. Então, apesar do fio suportar a corrente, você pode optar por usar um mais grosso para ter maior eficiência. Em alguns casos você pode até misturar bitolas diferentes num mesmo enrolamento para fazer com que duas metades de um Push-Pull tenham a mesma resistência elétrica, mas isso vai da experiência e opção do fabriante.

Como sempre eu friso, fazer transformadores é bem mais que apenas enrolar fio.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.257

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #119 : 29 de Julho de 2011, as 10:08:20 »

To fazendo um projeto de transformador de saida pra um ampli 18W PP com 2 EL84.
Mas to com uma duvida justamente na tabela AWG.
Para o secundario, preciso de um fio que suporte em torno de 2.5A, certo?
Por umas tabelas q vi na net, só a partir do 18AWG. Em outras, o 22AWG ja suporta.
Alguém tem uma tabela AWG ou link para uma que eu possa usar para consulta?
De qualquer forma, vai aqui as "contas". Se tiver erro, por favor corrijam.

Carretel: 2,5 x 3,1 cm
Fio primario: 32AWG - 3.000 voltas
fio secundario: 22AWG (18?) - 4ohms 66 voltas
                             - 8ohms 100 voltas (66 + 34)


Ola Kem !

Minhas observaçoes:

- Como voce vai fazer um push pull, provavelmente vai entrelaçar os enrolamentos, portanto pode fazer dois secundarios e liga-los em paralelo. Assim pode usar um fio que aguente a metade dos 2,5 A em cada enrolamento (completo).  Mas o fio AWG 22  nao aguenta (ele eh para 1A). Pode usar o fio 21 (1,25A) nos dois enrolamentos do secundario e depois liga-los em paralelo (nao erre no sentido do enrolamento, faça os dois no mesmo sentido).

- Se for usar um enrolamento de secundario, o fio AWG18 aguenta os 2,5A.

- Pelas minhas contas, a relaçao de espiras para 8 ou 4 ohms estao inconsistentes. Veja que a relaçao de espiras para 8 ohms eh: 3000/100 = 30 e a relaçao de impedancias: 30^2 = 900  assim a impedancia do primario seria 8 x 900 = 7200 ohms refletida no primario

Para 4 ohms, a relaçao de espiras eh: 3000/66 = 45,45 e a relaçao de impedancias: 45,45^2 = 2066 com impedancia para 4 ohms no secundario:  4 x 2066 = 8264  ohm refletida no primario.

Se voce precisa de 7200 ohm no primario, entao o numero de espiras no secundario para 4 ohms seria:
3000 / (raiz (7200/4)) = 3000/42,42 = 71 espiras  (e 100 espiras para 8 ohm)

Se voce precisa de 8264 ohms no primario, entao o numero de espiras no secundario para 8 ohms seria:
3000 / (raiz(8264/8)) = 3000/32,14 = 93 espiras (e 66 espiras para 4 ohm)

- O ideal eh sempre ajustar a bitola dos fios para encher o carretel (desde que atendidos os requisitos de capacidade de corrente) sem deixar espaço vazio entre os enrolamentos e o ferro do nucleo. Jah vi calculos usando a bitola/secçao do fio x numero de espiras versus area da janela do transformador (o buraco por onde passa os fios no nucleo) para ajustar certinho o fio para caber sem folgas no carretel/nucleo.  Desde que caiba no enrolamento, sempre eh melhor usar fio mais grosso, pois isso diminui as perdas na resistencia do fio (= calor).

« Última modificação: 29 de Julho de 2011, as 10:14:11 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 41   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal