Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 11:26:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Ramble FX Marvel - Ajuda com o esquemático  (Lida 6789 vezes)
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« : 28 de Agosto de 2014, as 21:30:29 »

Há alguns dias via a mensagem reproduzida abaixo, lá no tópico de pedais prontos. Não encontrei o esquemático dele, nem no site de origem. Como estou aprendendo a entender esquemas e layouts, aproveitei a oportunidade para tentar fazer o desenho do esquema que poderia chegar na veroboard que foi publicada. Esta:


Battery Acid, o aluminio cru combinou de mais com estes knobs que por sua vez remete ao marshall. Escolha de bom gosto! Limpa básica e ao mesmo tempo bonita.
Tem o layout ai para gente conhecer melhor sobre o pedal?

Buenas

Sem querer me meter, mas já, tem este



e este



Segue aí um que acabei de terminar! Clone do Marvel FX Ramble Drive. Estou bastante impressionado com o timbre do pedal, um dos melhores Marshall in a Box que já toquei até hoje, quiçá o melhor!

Tens o esquema ou utilizaste uns dos leiautes acima? Se tiveres e puderes postar te agradeço.
Belos trabalhos, os seus e dos demais. Parabéns.

Abraço

Só que  precisaria que os amigos mais experientes dessem uma corrigida para ver se o que fiz corresponde ao layout. O desenho ficou assim:



É a primeira vez que tento algo do tipo, por isso é quase certo que tenha alguma coisa errada...  Cheesy Depois que estiver ok, eu disponibilizarei aqui o esquemático no formato do Eagle para quem quiser seguir com ele.

Já agradeço pelas colaborações.
 Legal!

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #1 : 28 de Agosto de 2014, as 23:45:58 »

Olá Sergiodam.

Adivinha só, seu esquema está bem errado. Cheesy

Mas já tem partes corretas.  Tongue

Acho que você vai precisar treinar mais.

Acho que vai ter que melhorar o método de desenhar esquemas.

Primeiro numere os componentes na placa: resistores r1,r2... capacitores..., transístores..., trimpots.

Depois marque quais são as trilhas de +B e as trilhas de terra.

Aí comece a fazer o esquema verificando quais os componetes que estão conectados em cada nó. Aí a coisa começa a ficar mais fácil.

Depois de algumas tentativas tudo vai se acertando. Preste sempre muita atenção.

Abraço  
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 17:56:31 por Matec » Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #2 : 29 de Agosto de 2014, as 01:19:02 »

Fala camarada. Como estou de bobeira, desenhei isto aqui, acho que tá certo

Vai treinando aí, keep on ! Abraços

Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #3 : 29 de Agosto de 2014, as 01:25:45 »

Por que será que não estou surpreso???   Cheesy
Pelo menos uma coisa das suas dicas do Matec eu já tinha feito: prestei uma atenção danada... Então agora falta pouca coisa.  Tongue
Agora já tenho um ponto de partida, não é mesmo? Vou colocar as sugestões em prática e ver se eu chego na belezura que o Diego fez.

 Legal!
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #4 : 29 de Agosto de 2014, as 01:30:50 »

Diego Gin

É, o seu esquema está correto, mas era pro Sergiodam ir tentando até ele acertar. Agora pra ele ficou fácil, mas ele não vai treinar.

Abraço
Registrado
Diego Gin
Visitante
« Responder #5 : 29 de Agosto de 2014, as 01:32:12 »

É só pratica mesmo  Tongue

De tanto fazer, você vai ficando expert em visualizar o esquemático antes de desenhar ele... Uma boa dica é não emaranhar o 9V e o GND com as demais conexões, faça tudo primeiro, seguindo o caminho do IN ao OUT

Depois de tudo, trace a 9V e ponha os GNDs individualmente, se achar melhor, utilize as "Voltage References", ao invés de cruzar muitas conexões  Afro

-----
Putz, desculpe  Embarrassed

Sergio, Veroboards é o que não faltam... Vai traçando o esquema de todos que você um dia pretende fazer, é um bom treino  Shocked
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, as 10:03:37 por xformer » Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #6 : 29 de Agosto de 2014, as 01:37:29 »

Diego Gin

É, o seu esquema está correto, mas era pro Sergiodam ir tentando até ele acertar. Agora pra ele ficou fácil, mas ele não vai treinar.

Abraço

Arrá! Enganou-se, meu caro Matec!  Cool
Vou refazer o meu sem consultar o do Diego, usando suas orientações. Só depois de concluir vou comparar, para ver se ficou ao menos parecido. Como estou muito interessado em aprender sobre esquemas e layouts vou ser bem disciplinado...  Roll Eyes É uma jornada bem suada mesmo, pois nunca tive nem cacoete para lidar com estes assuntos de eletrônica. Minha área é outra totalmente diferente. Mas é um hobby muito bom e que vive desafiando a gente a dar sempre um passo a mais. Não me satisfaço só em montar os projetos, agora quero muito entender das entranhas também. E vocês têm me ajudado muito mesmo! Só tenho a agradecer. 

Relaxa, Diego! Foi ótimo você ter traçado o esquema, para ser meu paradigma.  Obrigado!
« Última modificação: 29 de Agosto de 2014, as 01:40:10 por Sergiodam » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #7 : 29 de Agosto de 2014, as 01:54:49 »

Vai Sergiodam, diga se você não deu uma espiada do esquema geral do Diego Gin! Cheesy

Diego eu estou brincando, toda ajuda é sempre benvinda. Eu ia presentear o Sérgiodam com esse esquema aqui:




Mas você chegou primeiro!  Grin


Abs Legal!
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 17:54:43 por Matec » Registrado
Bizzorro
Visitante
« Responder #8 : 29 de Agosto de 2014, as 01:57:24 »

Sergiodam...uma dica que dou para fazer esquemas á partir de veroboards é...abra a imagem em um editor (eu uso o paint mesmo) e mude a cor das trilhas e jumpers, uma cor para cada linha (in, out, gnd, 9V)....dessa forma fica um pouco mais facil enxergar o esquema...

Nada que um pouco de pratica não te deixe expert...

Abraços e boa sorte!
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #9 : 29 de Agosto de 2014, as 02:16:46 »

Vai Sergiodam, diga se você não deu uma espiada do esquema geral do Diego Gin! Cheesy


 Roll Eyes juuuuuuuuuuuuro....... 

Talvez uma espiadinha bem pequena... Cheesy
Mas agora tenho dois para comparar! Ô que sorte!!!

Sergiodam...uma dica que dou para fazer esquemas á partir de veroboards é...abra a imagem em um editor (eu uso o paint mesmo) e mude a cor das trilhas e jumpers, uma cor para cada linha (in, out, gnd, 9V)....dessa forma fica um pouco mais facil enxergar o esquema...

Nada que um pouco de pratica não te deixe expert...

Abraços e boa sorte!

Valeu, Bizorro!  Legal!
Registrado
Sergiodam
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 599

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122



« Responder #10 : 31 de Agosto de 2014, as 21:53:20 »

Bem... Cumpri a promessa de não olhar (só depois, hehehe...)
Cheguei neste desenho, e me parece ok. Mas é claro que não tenho certeza...  Cheesy



O que acham?

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #11 : 31 de Agosto de 2014, as 22:08:00 »

O que eu acho é que você não fez seu dever de casa na hora de marcar todas as trilhas de terra, hehe  Grin

Também a conexões dos transístores Q3 e Q4 ainda estão erradas.

Mas você melhorou bastante seus desenhos. Parabéns

Continue a treinar, treinar, treinar...

Abraço
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 17:46:10 por Matec » Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 59


« Responder #12 : 01 de Setembro de 2014, as 19:22:16 »

É Matec, seu esquema está diferente, qual a ligação dos trim-pots está certa?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 829



« Responder #13 : 01 de Setembro de 2014, as 20:08:46 »

Gfassuncao

Os trimpots? Tanto faz, eu prefiro não deixar terminais soltos, sempre que possível, mas não tenho nenhuma regra a respeito disso.

Abraço
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #14 : 01 de Setembro de 2014, as 20:55:56 »

Desenhar esquemático a partir de pcb, veroboards... não é tão complicado quando se enxerga a placa de outra forma, Matec disse algo importante que é definir os componentes. Uma vez definido disponha-os no esquemático de forma semelhante como está no PCB, vero. Eu iria mais longe, definir também os pinos de cada componente em "A", "B", "C"... Veja a placa por cada nó, exemplo: pino "A" do resistor R5 em contato com pino "B" do capacitor C7... (este exemplo nada tem haver com o esquema que você está fazendo). Só se passa para o nó seguinte quando o anterior estiver finalizado, isto é, todos os pinos comuns em um único nó estejam desenhados no esquemático. Uma vez que o esquemático esteja preconcebido o próximo passo é organizá-lo de forma que você consiga visualizar o bloco de funções como fonte, pre amp, equalizador, volume saída... Finalmente é só fazer a organização estética e conferir 1, 2, 3,... quantas vezes achar necessário. Infelizmente não é algo que se aprende a fazer logo na primeira tentativa, mas facilita se pegar um exemplo mais fácil.

Mas você já está no caminho certo. Legal!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal