Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 10:12:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvulas muito próximas ao falante: PROBLEMA ou NÃO?  (Lida 5245 vezes)
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« : 27 de Maio de 2010, as 15:22:52 »

Depois de algum tempo parado, resolvi reunir minhas sucatas e percebi que posso montar um um amplificador PP de 15W ou de 50W (tenho material para ambos), mas esbarrei num problema! Estou reaproveitando o gabinete de um marshall vs30r (originalmente com falante de 10") e percebi que depois que adaptei-o para receber um falante de 12", as coisas ficaram um pouco apertadas. As válvulas estão muito próximas do imã do falante e percebi que á essa distância, o imã exerce uma pequena força de atração nos componentes internos das válvulas. Isso pode me causar algum tipo de problema?

Outra coisa! Julgando o tamanho do gabinete (40cm x 36cm x 22cm), seria um exagero fazer o amp de 50w, levando em consideração que já medi tudo e isso é possível?
Registrado

Belo Horizonte - MG
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #1 : 27 de Maio de 2010, as 15:41:58 »

Legal, um magnetron caseiro!

Rapaz, certamente alguma influência faz. No caso de transformadores de força, não se coloca as válvulas no caminho magnético do transformador de força.

Não imagino, no caso de alto-falantes o que possa acontecer. Liga e nos diga o que aconteceu!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.272

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 447



« Responder #2 : 27 de Maio de 2010, as 17:01:15 »

Não sei isso pode acontecer mas... seria possivel os componentes internos tocarem uns nos outros? Acho que o imã desse falante não tem força pra isso tudo mas sei lá.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 27 de Maio de 2010, as 18:06:33 »

Lembre-se que campos magnéticos podem defletir feixes de eletrons. Este pode ser um problema também!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
FRED
Visitante
« Responder #4 : 27 de Maio de 2010, as 18:21:10 »

Vários "efeitos" podem ocorrer, assim como o Gamal falou. Você pode estar gerando distorções nos campos magnéticos e elétricos dos circuitos. O campo magnético gerado pelo alto-falante provavelmente irá modificar alguns dos parâmetros das válvulas próximas, alterando a posição de estruturas internas, por exemplo. E, como a corrente no interior da válvula é alternada, podem ser geradas certas "perdas" devido à indutância da mesma. Eu o aconselharia a mudá-las de posição, mas um teste rápido não iria mal.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 27 de Maio de 2010, as 18:55:28 »

Fiquei curioso se algum tipo de realimentação eletromagnética seria possível e que efeito teria sobre o som final... Huh?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 03 de Junho de 2010, as 19:43:38 »

Fiquei curioso se algum tipo de realimentação eletromagnética seria possível e que efeito teria sobre o som final... Huh?

vish.. já tô vendo o povo pegando ìmã de HD e passando nas valvulas pra ver se muda o som.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #7 : 03 de Junho de 2010, as 20:03:23 »

Fiquei curioso se algum tipo de realimentação eletromagnética seria possível e que efeito teria sobre o som final... Huh?

vish.. já tô vendo o povo pegando ìmã de HD e passando nas valvulas pra ver se muda o som.

Pessoal, brincadeiras a parte, por favor cuidado, isto pode ser perigoso! (claro que ainda vou tentar, mas acho perigoso sem as devidas precauções - nem sei quais para falar a verdade)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
FRED
Visitante
« Responder #8 : 04 de Junho de 2010, as 08:50:12 »

TALVEZ com o uso de uma bobina dê para conseguir esse efeito da realimentação eletromagnética. Por exemplo, uma bobina envolvendo a válvula, iria reagir com o fluxo magnético proveniente da corrente alternada (no interior da válvula), o que iria induzir uma tensão (alternada) na bobina, que poderia ser conectada a alguma parte do circuito. Acho que esse fluxo poderia ser captado também da saída do ampli, no fio que vai para o alto-falante, onde a potência é maior. Acredito que a idéia do ímã seja meio perigosa, mas, feito tudo com cuidado e usando componentes baratos, e equipamentos de proteção, não vá ser tanto problema.
Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 81



« Responder #9 : 04 de Junho de 2010, as 10:28:14 »

Montei um PP que as duas válvulas de potência ficavam encostadas no falante, não tive nenhum problema. Como nunca toquei longe do falante não posso diser se o som é diferente perto e longe mas problema não tem.
Registrado

Salto - SP
clasmar silva
Visitante
« Responder #10 : 04 de Junho de 2010, as 12:43:30 »

Também já deixei o falante próximo das válvulas e não notei diferença alguma.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #11 : 05 de Junho de 2010, as 12:56:14 »

Obrigado à todos!! Em especial ao Bello e ao Clasmar que já fizeram esta experiencia e me deixaram despreocupado. Já estava pensando até em fazer novas furações no chassis, colocando as válvulas bem nos cantos.
Já dei uma boa adiantada no projeto fazendo a placa do pré em PCI e a placa do power + inversora + bias + retificação em Ponto - a - Ponto com ilhós. À propósito, estou fazendo um Twin Reverb Master Volume apenas com o canal limpo e com 50W. No momento dei um tempo no projeto em decorrência de estudo e trabalho, mas assim que aprontar, coloco no youtoba...

Valeu!
Registrado

Belo Horizonte - MG
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal