Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 08 de Maio de 2024, as 11:28:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto EL34 SE (dicas, sugestões e idéias)  (Lida 14848 vezes)
David Loos
Visitante
« : 01 de Outubro de 2014, as 11:20:54 »


Bom dia pessoal,

Ontem ganhei de presente um transformador SE para EL34 de 10W, e revirando minha caixa de válvulas achei uma EL34, não sei a marca dela, só sei que era de um modulador de transmissor de rádio que meu vô montou na década de 60... a válvula está em excelente estado e funcionando 100%, então pensei em montar algum amp para minha guitarra usando ela mesmo, só pra dizer que ainda uso as coisas do velho  Cheesy

Pois bem, fiz uma pesquisa pelo fórum e pelo google, e não encontrei nenhum amplificador pronto que me agradasse, então decidi criar uma espécie de frankeinstein, e juntar alguns circuitos que encontrei ao longo das pesquisas.

A idéia do projeto é ser o mais simples e minimalista possível, pretendo usar somente 2 válvulas, uma 12AX7 no pré e a EL34 no power.

o circuito do power, estou querendo montar este daqui: http://diyaudioprojects.com/Schematics/SE-6550-Tube-Amp-Schematic/Single-Ended-6550-Tube-Amplifier-Schematic.png vou montar o circuito de saída a partir do C3, que contando com o transformador, tem só 5 peças.

O pré pensei em usar este daqui: http://www.angelfire.com/electronic/funwithtubes/images/Amp-Tone-5-A-B.gif mas caso alguém tenha algo mais simples, com somente um pot de tone, aceito sugestões.

Minhas perguntas são:
 
 Este pré dá conta de excitar o estágio de saída?
 Este estágio de saída é funcional?
 É funcional juntar estes dois estágios?
 Quais modificações (caso haja alguma) devo fazer para acoplar os dois estágios?

Caso tenham alguma idéia sobre o projeto, dicas ou até esquemas que possam servir, agradeço!

abraço.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 01 de Outubro de 2014, as 11:46:26 »

Acho que com só uma 12AX7 no pré e uma EL34 no power o amplificador vai ficar muito comportado. Talvez a EL34 não consiga ser completamente excitada.
Use como base o P1 do AX84... mas talvez seja melhor esquecer o tone stack.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 01 de Outubro de 2014, as 12:31:14 »

Confirmando o kem, você precisa fazer alguns cálculos. Olhando a datasheet da EL34 você acha alguns projetos de etapa de saída:

Se o seu transformador tiver o primário de 2k ou 3,5k (precisa descobrir a impedância) pode usar estes dados acima. Por ex. na segunda coluna é com o transformador de 3,5k. Nesse caso você alimenta com 300Vdc e põe um resistor de 190 ohms no catodo (o esquema que você postou da etapa de saída serve, apenas mudando os valores de componentes). Veja que para obter por volta de 11W na saída, precisa excitar o estágio com 8,2Vrms. Precisaria de uns 7,8Vrms pra 10W.

Agora analisando o esquema do pré com o controle de tom, vemos que o primeiro estágio não dá ganho no sinal, apenas casa as impedâncias para o tone stack. O tone stack costuma atenuar o sinal, aproximadamente um pouco mais de -20dB (atenua em 10x ou mais - não fiz conta ou simulação). Se o seu sinal da guitarra tiver uns 100mVrms, vai chegar com uns 10mVrms no segundo estágio da 12AX7. Esse segundo estágio tem ganho de 44x (desconsiderando o feedback negativo que existe), de forma que o sinal de saída teria uns 440mVrms, o que é 17,7 vezes menos do que o necessário pra obter os seus 10W. Logo você precisa de um estágio adicional de amplificação que tenha pelo menos 17,7 de ganho.  

Dá uma olhada nesse:
https://sites.google.com/site/diyrbt6/
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, as 12:34:07 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
David Loos
Visitante
« Responder #3 : 01 de Outubro de 2014, as 13:01:36 »

Entendi... então, sobre o estágio de saída, foi a coisa mais simples que encontrei, por isso usei ele.
e sobre o equalizador, não necessariamente usaria este, eu coloquei junto como última opção mesmo, eu queria mesmo era só com um tone control, mas este projeto que passasse realmente é muito legal! tem tudo o que preciso, tone, vol e gain. É bem dentro do que eu esperava! simples e funcional!

ainda não tive tempo de ler ele por inteiro, pois estou na empresa, só abri o site e dei uma espiada no esquema dele, achei ele muito completo mesmo! muito obrigado!

vou começar a montagem dele, e vou usar este tópico para ir postando os avanços! muito obrigado mesmo pelo esquema!

abraço
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #4 : 01 de Outubro de 2014, as 13:40:31 »

 Me lembrei agora deste site, um projeto SE com uma EL34 e uma 12AT7 no pré.

 O interessante é que ele disponibiliza os métodos e cálculos, vale a pena dar uma olhada.

 https://sites.google.com/site/diyrbt6/

 Um abraço,

 Eduardo

 Edit:

 A aplicação dele é para guitarra "limpa", guitarra com overdrive e música, por isso utiliza realimentação. Logicamente, você pode simplificar e não utilizar realimentação negativa, tornando-o um amplificador de guitarra comum.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, as 13:42:55 por Ledod » Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #5 : 01 de Outubro de 2014, as 14:00:35 »

A realimentação que te referes é o P3?

ficou meio confuso essa tua afirmação, eu quero usar o amp para guitarra, e o P3 é responsável pelo ganho, certo? se eu saturar o ganho, terei overdrive, não?

se eu quiser clean, basta usar com o ganho no mínimo e aumentar o volume, certo?
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #6 : 01 de Outubro de 2014, as 16:10:46 »

http://www.ax84.com/static/p1x/AX84_P1x_101004.pdf
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #7 : 01 de Outubro de 2014, as 18:13:51 »

A realimentação que te referes é o P3?

ficou meio confuso essa tua afirmação, eu quero usar o amp para guitarra, e o P3 é responsável pelo ganho, certo? se eu saturar o ganho, terei overdrive, não?

se eu quiser clean, basta usar com o ganho no mínimo e aumentar o volume, certo?

 Desculpe se ficou confuso, pelo artigo dá para entender melhor.

 O P3 é um potenciômetro que controla a realimentação negativa e portanto diminui o ganho global do amplificador (não de um estágio) e aumenta a largura de banda de reprodução, "não permitindo" saturar o amplificador. Isso é bastante útil quando se quer uma reprodução de áudio (o autor queria essa maior versatilidade).

 Para guitarra é só retirar esse ramo, como qualquer amp SE de guitarra.

 Um abraço!

 Eduardo
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #8 : 01 de Outubro de 2014, as 19:40:45 »

uuhm, entendi!

uma coisa que não ficou clara pra mim sobre o texto, ele calculou todo o circuito para se usar tanto a EL34 quanto a 6L6, certo?

ele fala em modificar os dois resistores caso eu queira usar outra válvula, mas se eu quiser ficar só nestas duas, preciso modificar algo?

logo mais posto a foto do começo das montagens!

abraço
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 01 de Outubro de 2014, as 21:36:35 »

logo mais posto a foto do começo das montagens!

Como você vai começar a montar algo que ainda não entendeu ? Já descobriu a impedância do primário do seu transformador de saída ? O resistor de catodo define a polarização da válvula (ponto de repouso em volta do qual a válvula opera a amplificação), que por sua vez também depende da carga da válvula (o primário do transformador). Querer começar assim, é por a carroça na frente dos bois e quase certeza de desastre e decepção, além de muito trabalho pra consertar depois. Entenda e estude o que quer fazer, antes de colocar a mão na massa como louco.  Planejamento é tudo.  E montar algo que não se compreende o que ocorre, só funciona se seguir a receita à risca, com todos os ingredientes (componentes e peças) adequados e corretos.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2014, as 21:38:59 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
David Loos
Visitante
« Responder #10 : 02 de Outubro de 2014, as 07:35:51 »

Já descobriu a impedância do primário do seu transformador de saída ?

primário de 5k e secundário de 4 e 8 Ohms, exatamente como o descrito no artigo.

O resistor de catodo define a polarização da válvula (ponto de repouso em volta do qual a válvula opera a amplificação), que por sua vez também depende da carga da válvula (o primário do transformador).

Vou usar a EL34, e montar o circuito de acordo com o artigo, se depois quiser fazer modificações com outras válvulas (possivelmente vou testá-lo com a 6L6) daí eu refaço os cálculos para o R9 e R10.

Querer começar assim, é por a carroça na frente dos bois e quase certeza de desastre e decepção, além de muito trabalho pra consertar depois. Entenda e estude o que quer fazer, antes de colocar a mão na massa como louco.  Planejamento é tudo.  E montar algo que não se compreende o que ocorre, só funciona se seguir a receita à risca, com todos os ingredientes (componentes e peças) adequados e corretos.

Bom, neste projeto em particular, não vejo problemas em começar a montá-lo sem reunir tantas informações. Geralmente quando decido montar algo, eu faço todo o planejamento, cálculos e tudo o que o projeto envolve, desenhos do chassis em 3D e tudo mais, pra se trabalhar certo e fazer uma vez só. Como o autor mesmo disse no artigo, ele quer algo que qualquer iniciante (hobbysta ou não) possa montar sem grandes problemas. Como eu tenho o transformador e a válvula de saída idênticos ao descrito no artigo, poderei começar a montagem com os componentes que tenho em mãos. Posso ir fazendo a fonte, depois o pré, (que acredito não precisar de redimensionamento de componentes), e ir testando etapa por etapa. Eu não estou construindo nada na loucura não hehehe só reuni as informações e os componentes que eu tinha, peguei o meu velho chassis de montagens genéricas (minha forma de pão caseiro em alumínio) e ia começar a montagem da fonte. Legal!
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #11 : 02 de Outubro de 2014, as 12:02:40 »

o circuito que você escolheu,é otimizado pra escutar audio...na guitarra vai soar meio morto provavelmente...
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #12 : 02 de Outubro de 2014, as 12:39:20 »

o circuito que você escolheu,é otimizado pra escutar audio...na guitarra vai soar meio morto provavelmente...

Sim!, por isso que vou colocar um interruptor naquele ramo de ganho do circuito, posso operar ele no modo "music" e no modo "guitar".

vou montá-lo seguindo o esquema original e depois procuro fazer as modificações para o meu agrado. não sei como este circuito vai se comportar, depois de pronto eu faço as alterações todas daí, eu queria ter um controle de ganho que me atuasse o suficiente para conseguir um drive leve quando totalmente saturado, não sei se nesse caso vou conseguir isto, mas vou ver como fica a sonoridade dele!



« Última modificação: 02 de Outubro de 2014, as 12:42:18 por David Loos » Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #13 : 02 de Outubro de 2014, as 12:51:37 »

faz aquele do pdf que eu postei,do site da ax84,são só uma 12ax7 e uma el 34,especifico pra guitarra...
vai dar o resultado que você quer mais facilmente...

-----
faz aquele do pdf que eu postei,do site da ax84,são só uma 12ax7 e uma el 34,especifico pra guitarra...
vai dar o resultado que você quer mais facilmente...
http://www.ax84.com/static/p1x/AX84_P1x_101004.pdf
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #14 : 02 de Outubro de 2014, as 13:48:17 »

é, parei agora para dar uma estudada no projeto, ele parece ser bem mais completo, e acho que é o que melhor se encaixa no som que eu quero tirar... Vou seguir o conselho do Xformer e estudar melhor os circuitos, aquele outro eu ia fazer meio nas coxas mesmo, já que eu tinha as peças idênticas ao projeto, não teria risco de erros, mas vou acabar usando este esquema da AX84 então, tem mais recursos que eu preciso, mas pelo menos sei que é um amp que poderei usar na minha guitarra sem precisar ficar fazendo modificações.

O valor daquele R19, é pra ser 604R mesmo?

e aquela ligação marcada como A, o porquê dela? já vi vários circuitos com a EL34 usando um curto entre o pino 1 e o 8, mas do 7 para o 8 eu não sei o porquê, alguém poderia me ajudar nisso?

abraço
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal