Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Março de 2024, as 07:14:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Proposta de tópico fixo sobre EPIs.  (Lida 4218 vezes)
Sérgio Crepaldi
Visitante
« : 04 de Outubro de 2014, as 18:21:24 »

Boa tarde senhores.

Diante da importância desses itens indispensáveis, proponho a criação de um tópico fixo, ou até mesmo de uma sessão do site voltada para EPIs (equipamentos de proteção individual).

Seria possível apresentar os equipamentos corretos para cada tipo de trabalho, destinados a evitar ou minimizar acidentes envolvendo eletricidade, alta temperatura, manuseamento de ferramentas e produtos químicos, entre outros.

Também seria muito importante enfatizar os procedimentos corretos a respeito de descarte de produtos químicos e eletrônicos. 

Saudações a todos.

Sergio
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.254

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2009


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 04 de Outubro de 2014, as 21:03:16 »

Antes de tratar de equipamentos de segurança, eu considero indispensáveis para as atividades de DIY:

- Conhecimento. Saber o que se está fazendo é importante, pois elimina o risco de se adotar procedimento ou operação perigosa. Saber usar os equipamentos (de segurança ou não - máquinas principalmente) de forma correta é mais importante do que ter os equipamentos e não saber usá-los.

- Bom senso. Montador sem bom senso, vai realizar procedimentos perigosos e  se expor a acidentes. Saber o que é perigoso, é fundamental.

- Atenção e concentração. Querer fazer duas coisas ao mesmo tempo, ou ficar distraído com coisas que não tenham a ver com a operação de risco que se executa, contribuem muito com acidentes e erros. Trabalhar com sono ou cansaço é muito perigoso.

- Ambiente adequado. O lugar onde se realiza a montagem pode precisar ter ventilação, iluminação, espaço, isolação, temperatura, etc, de acordo com a tarefa que se vai realizar. Estar em local não adequado pode induzir a erros e acidentes.

- Organização e limpeza. Bagunça também pode causar acidentes. Material espalhado, máquinas sujas, em mal estado ou sem manutenção, não são recomendáveis.

- Trajar-se adequadamente. O uso de correntinhas, pulseiras, anéis e outros objetos metálicos, cabelos compridos e soltos, podem causar acidentes quando operando máquinas e ou circuitos elétricos.

A partir daí podemos tratar dos diversos EPIs: luvas, óculos, fones, máscaras, botas, etc
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Sérgio Crepaldi
Visitante
« Responder #2 : 05 de Outubro de 2014, as 00:06:46 »

Excelentes recomendações xformer.

Na ansiedade de concluir um projeto, muitas pessoas acabam deixando de levar em consideração os riscos envolvidos. Seja adotando procedimentos que não dominam, ou fazendo aquela conhecida "gambiarra inofensiva".

Minha motivação para criação desse tópico surgiu quando eu vi alguns anúncios de discos para corte de madeira para serra mármore. Mesmo com a enorme quantidade de relatos a respeito de acidentes envolvendo o mau uso dessa ferramenta, muitas pessoas se arriscam em usá-la para um serviço ao qual ela não foi projetada.

Outros acidentes são causados pelo não uso do equipamento de segurança adequado. Uma rápida pesquisa sobre o assunto no Google revela o preço pago por conta da negligência.

Minha intenção não é desmotivar ninguém, pelo contrário. As ferramentas, em conjunto com procedimentos corretos e bom senso trazem ótimos resultados e evitam acidentes.

A proposta inicial foi a respeito de EPIs, mas será de grande valor se houver discussões sobre operação de ferramentas básicas com segurança, além de condutas que devem ser evitadas.

Sergio

« Última modificação: 05 de Outubro de 2014, as 12:03:41 por xformer » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.033 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal