Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 06:44:17


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Espessura e espaçamento de trilhas para Valvulados.  (Lida 3447 vezes)
matheusek
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 2



« : 19 de Março de 2014, as 11:47:19 »

Olá pessoal.

Estou desenhando o layout do meu 5F2A que estou montando (literalmente, pois até seus transformadores vou fazer).

Hoje comecei a fazer o layout e queria saber qual seria um espaçamento de trilhas e pads ideal e qual seria a espessura de trilhas.

Eu, com algum comentário de alguém que não lembro no fórum, estou fazendo espaçamento de 3mm e trilha de 0,7mm.

Alguém sabe o cálculo que se faz para calcular isso? Em relação a arcos voltaicos que podem gerar curtos na placa.

Agradeço desde já.  Legal!

-----
Além disso.

Não há nenhum problema em fazer placa 2 faces, correto?   Roll Eyes
« Última modificação: 19 de Março de 2014, as 16:09:36 por matheusek » Registrado

Att,
Matheus Ehrenfredo Knop
-Estudante Engenharia Elétrica - Universidade do Estado de Santa Catarina
-Ativo no nPEE - Núcleo de processamento de Energia Elétrica - LAB. de Eletrônica de Potência.
emaniox
Visitante
« Responder #1 : 18 de Agosto de 2014, as 22:43:40 »

Boa noite.

A largura das trilhas vai depender da corrente que passa ali. Tem uma regra mas nao lembro de cabeça, mas lembro de cabeça que está num livro muito bom que se chama "American Radio Relay League Handbook" ou ARRL Handbook. Deve estar nos primeiros capítulos.

Quanto a distância entre as trilhas, eu acredito que o mais crítico é a técnica de elaboração das placas. Dependendo dos métodos, trilhas ou pads muito próximos podem se fundir, ou ter um pequeno curto entre eles que é mais do que suficiente para invalidar uma placa. No que se refer a capacitancia entre as trilhas, matematicamente voce precisaria de uma capacitancia muito alta para causar alguma atenuacao perceptível na faixa de audio. Digo isso pois, consideranddo uma impedancia em um circuito equivalente AC de aproximadamente 10kOhms (um valor até baixo), voce precisaria de +- 1nF de capacitancia para causar algum efeito em  altas frequencias (+-15kHz).

Quanto a construção de placas de face dupla, o único problema que eu vejo é a dificuldade em alinhar os dois lados da placa. Além disso, em algumas situações pode ser necessário unir parte do circuito de um lado com o do outro, o que pode ser feito com um pedaço de fio, por exemplo.

Sei que este tópico é de março, mas achei melhor responder agora do que deixar sem resposta.
Flw.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal