Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 20 de Abril de 2024, as 00:54:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Wampler Velvet Fuzz handmade  (Lida 3917 vezes)
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« : 14 de Outubro de 2014, as 20:05:21 »


Há pouco, terminei a montagem do Velvet Fuzz, layout próprio feito a mão, porque o layout que eu havia criado com o Eagle, além da placa ficar no tamanho de 8,5 x 85cm, que não cabe numa Hammond 1590A, não ficou 100% com o Eagle dizendo que faltavam 9 trilhas para serem interligadas.

Teve até alguns colegas do fórum que criaram layouts para o Velvet Fuzz, sendo um numa placa de dupla face (que não sei confeccionar) e os outros em face simples, mas, esses layouts, quando imprimi, notei que os capacitores de poliéster maiores que eu já havia comprado não encaixariam na placa, por isso, resolvi criar o meu próprio layout.

Os potenciômetros e jacks que usei são provisórios, mas, medi e todos apresentam valores bem próximos aos pedidos no esquema.

Enfim, liguei o pedal e ele apresentou um som muito bonito e apesar de não ter caixa, o circuito não apresentou nenhum ruído excessivo que prejudicasse o som e com a guitarra plugada é até bem silencioso.

Mas, o porém (sempre tem um porém) é que eu queria um pouco mais de saturação.
Mesmo com o controle de fuzz no máximo, o som lembra mais o de um overdrive turbinado.

Antes de montar medi os valores dos componentes, sendo que os resistores utilizados estão todos na faixa de 1% de tolerância e os capacitores de poliester, 90% deles apresentam uma variação de no máximo 2% e apenas 2 capacitores estão na tolerância de 5% e 10%.
Os fets J201 são novos, de boa qualidade e comprados em 2010.
Já quanto ao integrado estou usando um GL386 que é similar ao LM386.

Então, pergunto aos experts do fórum quais as eventuais "mods" que eu poderia fazer para aumentar a saturação do circuito?

Abaixo, posto o link do esquema e fotos da montagem:
http://www.4shared.com/office/KAodY7ZXba/Wampler_Velvet_Fuzz.html








Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 14 de Outubro de 2014, as 21:36:39 »

Mas, o porém (sempre tem um porém) é que eu queria um pouco mais de saturação.
Mesmo com o controle de fuzz no máximo, o som lembra mais o de um overdrive turbinado.
....
Já quanto ao integrado estou usando um GL386 que é similar ao LM386.

Então, pergunto aos experts do fórum quais as eventuais "mods" que eu poderia fazer para aumentar a saturação do circuito?

Abaixo, posto o link do esquema e fotos da montagem:
http://www.4shared.com/office/KAodY7ZXba/Wampler_Velvet_Fuzz.html

Se seu circuito estiver como o do esquema, então os pinos 1 e 8 do LM386 estão sem conexão. Nessa configuração, o LM386 dá um ganho de 20 vezes. Se colocar um capacitor de 10uF  ligando os pinos 1 e 8 (+ no pino 1), ele faz um bypass (curto para sinais AC) no resistor interno de 1,35k que faz parte da malha de realimentação e aumenta o ganho para 200 vezes. Isso deve melhorar a saturação. Se quiser pode colocar um potenciômetro de 1k em série com esse capacitor e assim ter um controle de ganho.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 15 de Outubro de 2014, as 19:06:48 »

Xformer, hoje instalei a micro chave 2PDT para poder testar o outro canal que tem o 2N5089 (BC549C com hfe=250) e mesmo com o BC549C, ainda assim este canal apresentava ganho um pouco maior que o canal do GL386. Aliás, achei aqui um LM386L, botei no soquete no lugar do GL386 e o som e o ganho não sofreram alterações.

Então, fiz o que você sugeriu, usando um capacitor de 10uF em série com um potenciômetro . de 4k7.
À medida que eu girava o potenciômetro e diminuía a resistência, o ganho e o "humm" aumentavam. Girei o potenciômetro até o ponto em que o som ficava com o mesmo volume do outro canal e o "humm" (devido a falta de caixa) ficava suportável.
Daí desliguei, dessoldei um dos fios ligados ao potenciômetro  e com um multímetro digital medi a resistência que marcou 365 ohms. Então, pretendo comprar um resistor de 330 ou 390 ohms e um capacitor de tântalo de 10uF/35V e soldá-los entre os pinos 1 e 8 do GL386.

Experimentei também trocar o potenciômetro . de fuzz de 500K por 1M e o que consegui foi um leve incremento no ganho e uma leve emagrecida no som que não me agradou.

O som melhorou, mas, o fato é que mesmo com a modificação, o timbre não se alterou significativamente, apesar de apresentar um som aveludado com belos harmônicos pares que lembra muito o de um drive valvulado de ganho relativamente alto.

Mas, ainda assim não chegou ao som mostrado no vídeo abaixo, que me levou a montar o circuito, e cujo som apresenta uma saturação maior que o meu:
https://www.youtube.com/watch?v=85Dd9rdOaMg

De toda forma, te agradeço pela modificação proposta e estou aberto a mais mods.
Abraço.


« Última modificação: 15 de Outubro de 2014, as 19:19:43 por Ramsay » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 15 de Outubro de 2014, as 19:35:03 »

Xformer, hoje instalei a micro chave 2PDT para poder testar o outro canal que tem o 2N5089 (BC549C com hfe=250) e mesmo com o BC549C, ainda assim este canal apresentava ganho um pouco maior que o canal do GL386. Aliás, achei aqui um LM386L, botei no soquete no lugar do GL386 e o som e o ganho não sofreram alterações.

Um engano que muita gente comete e não sabe é que quando se usa um estágio amplificador emissor comum classe A, o ganho dele não depende do hfe do transistor. Esses estágios são projetados para ficarem insensíveis a essa característica do componente (dada a sua grande variabilidade e tolerância). Então se usar um BC549A (menor hfe) ou BC549C (maior hfe), o ganho do estágio praticamente não muda.
Se quiser alterar o timbre dos estágios a JFET seguintes, teria que alterar o valor do resistor de source (fonte, o de baixo) de forma a alterar o ponto quiescente (bias point como nas válvulas) e talvez fazer com que o sinal seja cortado ou saturado (num dos picos) causando uma distorção.  
« Última modificação: 15 de Outubro de 2014, as 19:37:11 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #4 : 15 de Outubro de 2014, as 20:00:09 »

Então, não adianta usar o 2N5089 no lugar do BC549C porque o ganho do estágio não vai ser alterado, confere?
Os resistores de source dos três J201 são de 1K. Então para aumentar a saturação eu teria que baixar o valor dos três ou só o do primeiro estágio seria suficiente?
Que valores você sugeriria para os três resistores de source?

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.258

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2010


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 15 de Outubro de 2014, as 20:30:36 »

Então, não adianta usar o 2N5089 no lugar do BC549C porque o ganho do estágio não vai ser alterado, confere?
Confere, vai mudar quase nada.

Citar
Os resistores de source dos três J201 são de 1K. Então para aumentar a saturação eu teria que baixar o valor dos três ou só o do primeiro estágio seria suficiente?
Que valores você sugeriria para os três resistores de source?

Você não aumenta a saturação, apenas altera o ponto de operação quiescente (normalmente é o ponto médio de um segmento mais reto na curva de transferência). Ao alterar o ponto quiescente, você faz com que o sinal amplificado possa ser distorcido na ponta de saturação ou na ponta de corte do JFET, criando a distorção. Como os JFETs tem muita variabilidade, o melhor jeito é você fazer como fez com o LM386: usar um trimpot de 4k7  no lugar do resistor de 1k e achar o melhor timbre a seu gosto. Se quiser faça isso nos três ou apenas em um, fica a seu critério. Num estágio você pode distorcer por saturação e no outro por corte, por exemplo.


Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #6 : 15 de Outubro de 2014, as 20:37:45 »

Obrigado, vou tentar isso em breve e quando o fizer retorno.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal