Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Abril de 2024, as 17:12:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Boss CE-1  (Lida 9056 vezes)
Marcos Ceia
Visitante
« : 30 de Maio de 2010, as 14:51:39 »

Digníssimos, aproveitando que vi um CE-1 para vender por uma mão, um braço e um rim, pensei: por que não fazermos um projeto do CE-1 atualizado para tempos modernos?

O esquema do CE-1 tem 2 versões, a CE-1D e a CE-1C. A primeira versão (CE-1D) usava um TA7504S para os buffers de entrada, enquanto a CE-1C usava um TA7136P.
O 7136 parece ser um opamp hifi bem usado no Japão nessa época, fim de 70 e início de 80 - é usado no DS1 original, e numa cambada de preamps e amplificadores da época. Pode ser substituído por qq opamp, até um TL072, só observar a pinagem, I guess.

O PC1458/CA1458B pode ser substituido por um LM1458 sem problemas, e os transistores têm equivalencia com BCs tranquiliamente - se houver interesse, coloco os substitutos aqui, só organizar.

Seria legal ter o layout original também para servir de referência, mas pelo jeito só com o service manual =/

Então, alguém interessado em começarmos esta empreitada?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #1 : 30 de Maio de 2010, as 15:48:11 »

Mas dizem que o "mojo" está justamente nesse TA7136P...
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcos Ceia
Visitante
« Responder #2 : 30 de Maio de 2010, as 16:35:53 »

Não sei, e acho pouco provável, já que a primeira versão não os usava. Nunca ouvi alguém falar de diferença de sonoridade das 2 versões, então acho que qualquer op-amp simples dá pro gasto... mas não sei ne dada.

Outra idéia seria retirar o buffer de entrada, como o cara da Retro-Sonic fez. Ele também colocou um regulador pra 9V, mas perdeu a saída estéreo, pelo menos na primeira versáo.

Abraços!
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #3 : 30 de Maio de 2010, as 17:07:17 »

No caso do DS1 o chip influencia demais...
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 30 de Maio de 2010, as 18:26:47 »

No caso do CE-1 nào tenho a mesma crença...

De qualquer forma tenho um CE-1 original e posso fornecer alguns detalhes se necessário. Ele atualmente é o único som de chorus que ainda curto, ando meio cansado desse efeito e tenho preferido outros efeitos de modulação ultimamente.

Também pensava em fazer um clone pois é uma unidade grande e nào confiável. Uma das questões para mim mais chatinhas tem mais a ver com o BBD, se não me engano um MN3002. Teríamos de ver como a substituição por um BBD mais fácil poderia ser feita sem prejuízos ao som final.

Só o vi na SmallBear:
http://www.smallbearelec.com/Detail.bok?no=246
« Última modificação: 30 de Maio de 2010, as 18:29:48 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #5 : 30 de Maio de 2010, as 19:25:31 »

E "barato" ein Lex...

 Huh?
Registrado
Marcos Ceia
Visitante
« Responder #6 : 30 de Maio de 2010, as 19:41:26 »

Vc tem um CE-1 original Alex?  Huh?  Sabe qual versão é o seu? Tem como botar uma foto do layout?  Tongue

Sobre o MN3002, tem na SmallBear, e só lá, mas achei um thread sobre substituir o MN3002 pelo 3007. O único problema é que seria necessário dobrar o clock rate/frequência do projeto, já que o 3007 é um BBD de 1024 estágios. Pode ser usado t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) um MN3004, pelo que parece, ou metade de um 3010, mas o 3010 parece um PITA de achar, e o 3004 é mais caro que o 3002 ainda. Talvez a melhor solução passe pelo 3007 mesmo, só não faço idéia de como dobrar o clock rate ou frequência do projeto.

Abraços!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 30 de Maio de 2010, as 20:04:05 »

Normalmente o clock driver tem um cap que "controla" o clck rate.... Nas experiências que fiz com o LUIX chorus, brinquei com esses capacitores e consegui efeitos diferentes...

Quando voltar ao Rio e tiver um tempinho tiro fotos. De qualquer forma no Freestompboxes.org tem alguma coisa também.

Mensagem Mesclada
Uma coisa interessante no CE-1 é que o clock driver pelo que percebi é implementado com um circuito discreto, com transistores, numa espécie de flip-flop. Diferente do que estamos acostumados a ver, com um CI MN3101 ou um 40xx. Tem que se descobrir que é o responsáve pela velocidade da oscilação desse clock driver.

Outra coisa, no lugar de um compander tipo 570 ou 571, tem uma espécie de noise gate pois o circuito é meio ruidoso... mas foi bem engenhoso fazer isso. O som desse chorus, como disse, é o único que ainda me tira do sério! E a parte de vibrato é fantástica também!
« Última modificação: 30 de Maio de 2010, as 20:09:12 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcel
Visitante
« Responder #8 : 03 de Junho de 2010, as 17:29:31 »

Não sei se ajuda mais quem quiser da uma olhada ..

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=19&t=7482
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 03 de Junho de 2010, as 18:28:51 »

Abrindo a barriga do bicho:



Mensagem Mesclada


Mensagem Mesclada


Mensagem Mesclada
O meu tem além do MN3002 e de um 1458, dois TA7136AP.

Mensagem Mesclada
na placa aparece apenas ET-10   052-145

Mensagem Mesclada
Os transistores sào variados, porém o indefectível FET da Roland/BOSS está lá, 2SK30A!
« Última modificação: 03 de Junho de 2010, as 18:43:49 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #10 : 03 de Junho de 2010, as 20:02:20 »

Putz eu to com um CE 2B aqui que o som com efeito não sai... Queria saber por onde começar pra consertar esse pedal.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcos Ceia
Visitante
« Responder #11 : 03 de Junho de 2010, as 20:05:59 »

Putz eu to com um CE 2B aqui que o som com efeito não sai... Queria saber por onde começar pra consertar esse pedal.

O CE-2 é bem diferente de CE-1, bem mais simples. Tem o layout dele na tonepad, o Corrrral Chorus, algo assim. Não sei a diferença dos componentes do CE2B pro normal, mas pode ser problema do MN mesmo. Esses BBDs costumam morrem facil assim?

Mensagem Mesclada
O problema de fazer o esquema como o original é que os TA são SIP, dificulta bastante na hora de substituir. A não ser que façamos uma daughter board para adaptar um DIP. Outra idéia para aliviar o espaço é fazer a fonte separada, assim não precisa botar o transformador na carcaça.

Agora é queimar a mufa para fazer o layout  Roll Eyes
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #12 : 03 de Junho de 2010, as 20:12:37 »

Realmente o som do CE-1 é bem singular, mas segundo experiências que tive, o DC-2 é bem nesse estilo (com mais profundidade até). Com a vantagem de ser um circuito muito mais viável, com componentes "encontráveis" ou facilmente atualizáveis.
O que acha do DC-2 Alex?

Até mais.
« Última modificação: 03 de Junho de 2010, as 20:19:09 por Tiarlei Crist » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 03 de Junho de 2010, as 21:00:18 »

Muito bom, mas realmente acho mais legal a versào inteira pois uma coisa interessante nele é que com as duas linhas de chorus, vozes como alguns chamam, desaparece um pouco a sensaçào de ondulaçào, é um chorus mais espacial. Em estéreo fica impressionante, mas pouca gente vai usar um set estéreo, principalmente ao vivo.

Mas gostei muito do resultado da sua versào do DC-2 e acho q fica um pouco na linha do CE-1. Mas o CE-1 tem um som que para mim é referência, na verdade acho que a maioria nem deve apreciar muito pois é muito diferente do que se ouve hoje em dia em termos de chorus comercial.

Depois do CE-1 e DC-2, gostava muito do CE-2 e do Small Clone da EHX, do original, o atual nào é tão bom. E tenho um MicroChorus da MXR, só o PCB, sem o BBD. Mas ele tinha um som bem legal também, mais personalizado. Eu nào sou muito fã desses chorus modernos, aliás é um efeito que nào uso praticamente. Sou velhinho e passei pelos anos oitenta cheio de chorus para tudo que é lado...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Ceia
Visitante
« Responder #14 : 03 de Junho de 2010, as 21:03:20 »

O DC-2 é completamente diferente do CE-1. Este se parece mais com o chorus dos Juno-6, 60 e 106, com o MN3002, enquanto o o DC-2 se parece com SDD-320 e outros da geração seguinte de BBDs, com MN3207. Também pretendo fazer/comprar um DC-2, mas o CE-1 tem seu charme próprio.

Outra coisa é que o DC-2, como o Alex falou, cria outra sensação, de um chorus estático, em outra onda que o CE-1  Smiley
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal