Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 07:10:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto - JCM800 com Power 25L6  (Lida 12958 vezes)
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« : 19 de Outubro de 2014, as 10:19:40 »

Olá pessoal! Bom dia! já faz um tempo que estou engajado em um projeto..., que em breve disponibilizarei os arquivos para todos...,

Tenho elogios e uma dúvida, Montei o Preamp do JCM800 aqui postado já faz um tempo, devo dizer que me surpreendeu bastante, reparei que alguns membros tiveram problemas com apitos, ruídos, etc..., mas, para minha surpresa, ficou muito silencioso, e de fato, é como se um Marshall adentra-se os Ouvidos "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ", este pré faz o que promete..., pois bem, quando fiz este Preamp, alterei algumas poucas coisas, descritas abaixo:

1- Coloquei mais dois Capacitores, responsáveis pelo filtro PI, como explicado a mim pelo Finck...,
2- Fiz um chaveamento dos Canais limpo e distorcido, através de Relê 12v.
3- Fiz um Chaveamento por Relê para indicação de canal, ou seja, Led verde para canal limpo e Led vermelho para o distorcido, o Relê também é para 12v.
4- Na etapa de potência, resolvi usar uma potência valvulada, no caso, resolvi colocar a etapa do 100buck..., alimentado com 24+24V 1A.

Prós

1- Funciona, o timbre ficou sim de um Marshall, agrada bastante e fala alto.
2- Os chaveamentos funcionam perfeitamente, sem plocs ou ruídos.

Contras e dúvida

Bom, o canal limpo achei um pouquinho baixo, mas nada que atrapalhe...,

Como nada é perfeito, existe um problema chato que não estou conseguindo resolver..., como coloquei o power do 100buck como etapa de potência para este pré, surgiu este probleminha chato, que é o som dar uma embolada quando aumento o Volume do Power, dá uma embolada e falhada quando aumenta o volume (do Power), o engraçado é que toquei nele com duas Guitarras, uma Strinberg parecida com Music Man e uma Les Paul também da Strinberg, com a modelo Music Man, embola muito menos, com a Les Paul, embola mais..., em princípio, pensei se tratar de impedância, entre o Pré e o Power, que pode estar desbalanceado ou precisando de ajustes, porém, estou perdido neste ponto...,

Outro problema, que não sei bem se é um, problema, é que para a Fonte do Pré, estou utilizando dois Transformadores de 15+15v..., um de 500ma e outro de 1A..., porém, o de 15+15v 1A, está aquecendo muito, pode ser que não forneça 1 ampere, pode ter sido remarcado, enfim...,

Já estou fazendo um novo layout, praticamente sem Fios, que será o definitivo, porém, gostaria que os senhores dessem sua opinião a respeito do que pode estar acontecendo entre o pré e o power..., bom, o novo layout será disponibilizado para todos, assim que terminar de montar, testar, etc...,

É isso pessoal, agradeço pela ajuda..., abraços.

Abaixo, segue uma prévia de como está ficando o novo Layout! A Bateria da Câmera está descarregada, assim que carregar, gravo um vídeo com o Amplificador, versão anterior, funcionando...,



« Última modificação: 19 de Outubro de 2014, as 14:08:35 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 19 de Outubro de 2014, as 14:19:05 »

Esse pré do JCM800 tem a saída com muito ganho, me lembro de conseguir 8V pico a pico com ele sem distorcer, talvez possa ser isso... Eu também não gostava da diferença de volumes entre o canal limpo e a distorção. No caso das suas 2 guitarras, pode ser que uma é humbucker e a outra não, dá diferença na amplitude do sinal que cada uma envia. No mais belo projeto.
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #2 : 19 de Outubro de 2014, as 14:27:47 »

Esse pré do JCM800 tem a saída com muito ganho, me lembro de conseguir 8V pico a pico com ele sem distorcer, talvez possa ser isso... Eu também não gostava da diferença de volumes entre o canal limpo e a distorção. No caso das suas 2 guitarras, pode ser que uma é humbucker e a outra não, dá diferença na amplitude do sinal que cada uma envia. No mais belo projeto.

Olá Electric Effects, obrigado pela dica, então, em princípio achei que seria este o problema, ou então a entrada do Power..., ainda não tive tempo de fazer as alterações na prática, já deixei engatilhado no novo layout, poderia fazer no projeto antigo que já está feito, mas está repleto de fios e acessibilidade complicada, "ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ", por isso o novo layout..., uma coisa que pensei, foi fazer uma pequena alteração no Pré, de forma a reduzir a saída do pré, como se faz no uso de Power a transistor, com pré valvulado..., enfim, o projeto promete, funciona e o som é bom, só preciso resolver este pequeno Pepino..., já estou finalizando o novo layout, farei uma última verificação, corroer a Placa, furar e vamos lá,  abraços.

-----
Bom, por desencargo de consciência, resolvi voltar um pouquinho no projeto que já estava feito, o mais antigo, e tentar resolver o problema do som embolado no Power, pois o pré com o Power, não estava casando 100%, notei alguns detalhes que antes passaram despercebidos, consegui melhorar em 70% a compatibilidade com o Power 25L6, ou seja, o caminho é este e está certo, incrível o volume que sai da 25l6, dá para os vizinhos reclamarem bastante..., pois bem, voltarei ao layout, reajustar valores, imprimir, testar, testar novamente e melhorar, aprender e aprender, é isso aí, estou gostando dos resultados..., assim que tiver maiores detalhes e novidades, vou postando, abraços.
« Última modificação: 21 de Outubro de 2014, as 13:44:33 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 22 de Outubro de 2014, as 12:51:56 »

Tenho algumas sugestões pro seu projeto:

- transformador de 18+18v, com fonte de B+ usando quadruplicador de tensão (chegaria a mais ou menos 200V com carga, que pode ser reduzido com um filtro RC);
- Usar a mesma tensão B+ do power pro pré (retirar essa alimentação do B+ principal, como no projeto do HB-1). Não acho que o pré do JCM800 teria muito problema em trabalhar com tensão mais baixa.
- Ligar os filamentos das 12AX7 para 6v, em série entre si, depois em série com o da 25L6 (isso te permite ligar eles em 36V AC vindo do transformador de força);
- Usar um controle de volume master de 250k com resistor de 220k em série com ele, pra evitar que a 25L6 distorça;

Pelo menos é isso que eu faria se o projeto fosse meu, mas faça o que funcionar melhor pra você. Boa sorte com seu projeto!
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #4 : 22 de Outubro de 2014, as 13:25:07 »

Tenho algumas sugestões pro seu projeto:

- transformador de 18+18v, com fonte de B+ usando quadruplicador de tensão (chegaria a mais ou menos 200V com carga, que pode ser reduzido com um filtro RC);
- Usar a mesma tensão B+ do power pro pré (retirar essa alimentação do B+ principal, como no projeto do HB-1). Não acho que o pré do JCM800 teria muito problema em trabalhar com tensão mais baixa.
- Ligar os filamentos das 12AX7 para 6v, em série entre si, depois em série com o da 25L6 (isso te permite ligar eles em 36V AC vindo do transformador de força);
- Usar um controle de volume master de 250k com resistor de 220k em série com ele, pra evitar que a 25L6 distorça;

Pelo menos é isso que eu faria se o projeto fosse meu, mas faça o que funcionar melhor pra você. Boa sorte com seu projeto!

Olá BlackCorvo, obrigado, sua ideia é muito boa, mas já estou conseguindo chegar onde quero neste projeto, a questão que está me fazendo continuar neste projeto é que o pré, da forma que está, em conjunto com o Power do 100buck, me deu um ótimo volume e um timbre arrasador com o volume do Power mais alto, porém, nem tudo são Flores, claro, houve problemas, hoje mesmo já consegui sanar mais problemas, alterando resistor de catodo e Capacitor de acoplamento, curiosamente, o aquecimento do Transformador de 15+15v 1A, reduziu muito, enfim, estou chegando lá, hoje já consegui deixar ele em 85%..., e graças a estes problemas, estou aprendendo bastante, sobre Capacitores de acoplamento, filtros RC, Resistores de catodo, enfim, está sendo uma verdadeira aula..., e claro, com a ajuda de vocês, como a de você, nesta nova ideia, com certeza será lembrada e guardada..., só não farei agora, por causa do bolso mesmo...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #5 : 26 de Outubro de 2014, as 12:53:40 »

Atualização: Fala galera, obtive sucesso, consegui resolver os problemas que estavam me atormentando neste projeto, agora está 100%, timbre fantástico, ótimo nível de volume para uma 25l6. O problema era a pecinha que estava fazendo este projeto, ou seja, eu mesmo..., após muitas verificações, percebi que havia cometido alguns erros bobos..., bom, agora só preciso de um pouco mais de tempo para confeccionar a placa e testar o novo layout, que é o mesmo do anterior, só que melhorado e organizado..., quase tudo onboard. Preciso comprar mais percloreto, pois o meu está super velho e mais Placas, mas, enfim, Vai sair.

Prévia do novo Layout,  Não quero colocar valores de peças ainda, pois só disponibilizarei os arquivos após ter testado o novo layout e me certificar que neste layout novo, está ok...,

« Última modificação: 26 de Outubro de 2014, as 13:02:19 por Mallermb » Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Cristiano
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 60

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7



« Responder #6 : 26 de Outubro de 2014, as 12:57:57 »

Então, ficamos ansiosamente aguardando mais notícias...
 Bravo
 Palmas

Atualização: Fala galera, obtive sucesso, consegui resolver os problemas que estavam me atormentando neste projeto, agora está 100%, timbre fantástico, ótimo nível de volume para uma 25l6. O problema era a pecinha que estava fazendo este projeto, ou seja, eu mesmo..., após muitas verificações, percebi que havia cometido alguns erros bobos..., bom, agora só preciso de um pouco mais de tempo para confeccionar a placa e testar o novo layout, que é o mesmo do anterior, só que melhorado e organizado..., quase tudo onboard. Preciso comprar mais percloreto, pois o meu está super velho e mais Placas, mas, enfim, Vai sair.
Registrado
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #7 : 26 de Outubro de 2014, as 13:17:48 »

Mallermb meus parabéns pelo projeto  Legal! Legal!

Estou esperando novas atualizações.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Forte Abraço
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #8 : 26 de Outubro de 2014, as 13:33:50 »

Agora você me complicou, estou juntando uma grana para o meu primeiro valvulado que seria o HB-1,
mas esse seu projeto me deixou na duvida  Cheesy Cheesy Cheesy

Olá Otton, realmente ficou muito bom, tanto no canal limpo quanto no distorcido, com um pedal empurrando então, minha nossa, a coisa fica séria..., bom, como eu já havia montado em outro layout, resolvi fazer os testes e afins através dele, até mesmo para não desperdiçar placa, solda, etc..., só que está com muitos Fios, por isso estou fazendo o novo layout, para deixar quase tudo onboard, exceto fios dos transformadores..., claro, antes de disponibilizar os arquivos, montarei o novo Amplificador, testarei, só para garantir, vai que faço besteira no novo layout, (ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ). Eu ia gravar um Vídeo deste que fiz que está funcionando normal, mas sempre esqueço..., quem sabe amanhã consigo um tempinho para gravar, vale a pena, me surpreendeu o som..., enfim, vamos aguardar. Abração e obrigado pelo apoio.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #9 : 30 de Outubro de 2014, as 15:11:19 »

Fala galera..., hoje consegui uma brecha para imprimir e corroer a Placa, já está corroída, amanhã farei a furação e soldagem das primeiras peças neste novo Layout..., abraços.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #10 : 03 de Novembro de 2014, as 13:25:12 »

Acabou de me ocorrer o seguinte: dá pra colocar um divisor de tensão com resistores, no lugar do resistor de catodo do último estágio do pré (seguidor de catodo), pra usar com powers mais sensíveis!
Como não pensei nisso antes? Simples pra caramba! E com isso não tem que mudar mais nada do resto do circuito.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 03 de Novembro de 2014, as 21:29:50 »

Também estou acompanhando o projeto, parabéns! Legal!

Como sugestão, daria para "espaçar" os potenciômetros?  Ou seja  aproveitar o comprimento da placa.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #12 : 04 de Novembro de 2014, as 10:55:00 »

Acabou de me ocorrer o seguinte: dá pra colocar um divisor de tensão com resistores, no lugar do resistor de catodo do último estágio do pré (seguidor de catodo), pra usar com powers mais sensíveis!
Como não pensei nisso antes? Simples pra caramba! E com isso não tem que mudar mais nada do resto do circuito.

Olá BlackCorvo, de fato, para usar com outras etapas de potência, algumas modificações serão necessárias, especialmente no Resistor de catodo e Capacitor na saída do pré, (algum chaveamento?), porém, para a 25L6, não foi necessário nenhuma modificação como eu achava que necessitava anteriormente, ou seja, tanto o pré do JCM800 aqui do Site, quanto a etapa de potência também do site, estão perfeitas e são muito versáteis, com inúmeras possibilidades de timbres, cores e afins..., o Capacitor de 22n na saída do pré, pelo que percebi, não influencia em nada se estiver em série com o Capacitor de 10n da entrada do Power com 25L6..., uma idéia interessante seria manter o Capacitor de 22n da saída do pré, assim, se for usar um Power transistorizado, não teria que ficar ajustando ou chaveando..., seria possível também, encontrar um valor para o resistor de catodo, de forma que ficasse compatível com ambas etapas de potência, ou seja, Transistor ou Válvula..., mais uma vez, você estava certo, seria mais simples, e não precisaria ficar mexendo para ser compatível. antes de enviar os PDFs, tentarei colocar esta modificação...,

-----


Como sugestão, daria para "espaçar" os potenciômetros?  Ou seja  aproveitar o comprimento da placa.



Olá Alfredo Padrão..., obrigado pela visita, como já imprimi a Placa e agora já soldei todos os componentes, só falta colocar na Caixa e testar, antes de liberar os PDFs com os arquivos, tentarei ajustar os Potenciômetros como sugerido...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
norgonsa
Visitante
« Responder #13 : 07 de Novembro de 2014, as 12:22:08 »

Desculpe-me pela pergunta meio boba mas qual é a potência estimada deste amp?
Registrado
Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #14 : 07 de Novembro de 2014, as 12:43:07 »

Desculpe-me pela pergunta meio boba mas qual é a potência estimada deste amp?

Olá Norgonsa, 2w, praticamente cerca de 15w de um amplificador com etapa de potência por transistor..., Este Power que estou usando, é a etapa de Power do 100buck, abraços.
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.055 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal