Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Abril de 2024, as 11:53:24


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pintura de violão  (Lida 7347 vezes)
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« : 19 de Outubro de 2014, as 22:26:29 »

Olá!

Meu violão está com o braço bem arranhado e com a tinta descascando, então gostaria de saber qual tinta eu devo utilizar para que fique o mais liso possível.
Pesquisei rapidamente e algumas pessoas utilizaram tinta PU e automotiva e obtiveram bons resultados. Lembrando que pretendo pintar apenas o braço.
Já lixei e esta pronto para ser pintando.

Aguardo ajuda. Té!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 20 de Outubro de 2014, as 09:01:23 »

Você sabe qual a tinta original do instrumento? Como fez para tirar a tinta velha? Notou se tem verniz por cima da tinta ou não?

O fato é que se o braço arranhou e descascou tão facilmente, possivelmente a pintura original não era com poliuretano (que é muito resistente), ou a pintura foi feita de forma inadequada.

Lembro que podem ocorrer problemas de compatibilidade com a camada de seladora que possa ter restado na madeira. Para evitar isso será necessário dar uma camada de primer antes da pintura, para "isolar" e promover aderência.

Outra coisa, será difícil igualar a cor.

Dependendo do valor do instrumento, talvez compense mais você deixar quieto (talvez aplicando um verniz em spray) e guardar dinheiro para comprar um novo.
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Cesar Pinheiro
Visitante
« Responder #2 : 20 de Outubro de 2014, as 09:05:25 »

Blum,

Quando se vai pintar alguma parte apenas tem que levar em consideração algumas coisas.
1- Se você consegue a tinta da mesma cor que o restante do instrumento, normalmente não é uma tarefa fácil. O processo que o instrumento foi pintado influencia também na cor, que tipo de tinta tem nele.
2- Dependendo do tempo do violão a tinta pode estar com uma cor diferente de quando comprou.
3- Normalmente mesmo quando só vai pintar o braço tem que considerar que quando for envernizar, polir, a necessidade de realizar o trabalho no instrumento inteiro pra não dar diferença na cor.
4- Se for pintar somente o braço mesmo e não for fazer com o braço separado do instrumento, na hora que for "isolar" com fita crepe o restante do instrumento, lembrar de dar umas puxadinhas na fita pra não acontecer aquelas linhas de pintura.

Na minha opinião de amador, gosto muito da tinha P.U, tanto pra pintar madeira quanto metal, tipo pra pintar pedais.
E apenas gosto pessoal, gosto de acabamento de violão o mais natural possível, com cera, seladora, ou um verniz mais de leve.

Abraços e boa sorte no seu projeto.

Registrado
Blum
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 89
-Recebido: 19



« Responder #3 : 21 de Outubro de 2014, as 01:38:23 »

Finck e Cesar Pinheiro, agradeço o retorno.

Pois bem, não sei informar qual tinta seria a original mas a cor é um marrom bem forte que praticamente não é possível enxergar a madeira. A tinta está descascando facilmente em partes do braços então lixei utilizando lixa para madeira até remover toda a tinta. Após lixar notei que abaixo da camada de tinta existe uma outra pintura que lembra verniz e é possível visualizar a madeira, ou seja, ainda tem uma camada de tinta o que pode causar o problema de compatibilidade que o Finck mencionou.
O instrumento não é grande coisa mesmo mas gostaria de deixa-lo em ordem. 

Visualizei trabalhos em violões que foram pintados com tinta PU e me pareceram bem boas, mas como sou novato nisso não tenho referência.
Outra coisa, mencionei de pintar apenas o braço, mas caso seja muito difícil de encontrar a mesma cor, talvez eu pinte logo todo menos a parte frontal que é de cor natural.

Alguma dica de como devo realizar o procedimento de pintura de modo que eu não acabe por danificar o instrumento e que fique com um resultado razoável ?

Abraço pessoal!
Registrado
Cesar Pinheiro
Visitante
« Responder #4 : 21 de Outubro de 2014, as 12:28:55 »

Blum,

O Acabamento com a tinha P.U fica muito bonito mesmo.
Pra realizar o trabalho vai precisar de:
Um Compressor
Um aerógrafo ou uma pistola HVPL - nesse item como disse que é iniciante na prática procure conhecer as regulagens pinte algumas coisas antes pra ir testando o leque da pistola e a pressão do compressor que vai se adaptar melhor.
Primer P.U, que o pessoal chama de fundo também - Esse vai dar uma base na pintura P.U, ele é bem denso, vai ver que cobre bem. Em minha opinião de amador o que tem que prestar mais atenção é o lixamento, lixa antes de jogar o fundo, lixa depois pra acabamento do fundo gosto da 400 ou as vezes paro na 320.
Tinta P.U - uma observação sobre essa tinta, não tem em spray, como é catalizada tem que se usar o mesmo processo acima na tinta. Pra acabamento da tinta uso lixa 1200, as vezes quando erro muito começo com uma 600 bem de leve e de preferencia com a lixa gasta.
Verniz P.U - Dizem que esse é opcional, eu acho que fica mais bonito. Outra coisa que tem gente que passa massa de polir antes do verniz.
E uma mais opcional ainda seria o processo de polimento que se usa em carros. Mas os produtos são caros.
 Emfim, só pra você ter uma ideia de como fica o verniz P.U vou te mandar um video, lembrando que tem várias tonalidades de brilho de verniz.

Abração e boa sorte no seu projeto.

Se não puder postar videos assim só me avisar.
www.oficina44.com.br
http://www.youtube.com/watch?v=wl5S_Nt23So#t=702
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.034 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal