Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Março de 2024, as 07:43:00


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Gabinete (ou combo) fácil de fazer  (Lida 13723 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« : 22 de Outubro de 2014, as 12:55:14 »

Tive essa idéia faz algum tempo mas só hoje sentei pra desenhar.

http://i.imgur.com/i0TCZvY.png
http://i.imgur.com/ecz5X9W.png
http://i.imgur.com/Tw28fdt.png
http://i.imgur.com/smOnP55.png

Queria ouvir a opinião de vocês.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Jupterra
Visitante
« Responder #1 : 22 de Outubro de 2014, as 17:44:04 »

blackcorvo, teu projeto é bonito; mas eu pouco consigo entender esses desenhos; mas posso dizer que foi bem projetado.

Dê mais detalhes das medidas utilizadas. ok?
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #2 : 22 de Outubro de 2014, as 17:51:27 »

Olhando-se a vista de perfil, nota-se que a caixa parece ter uma boa profundidade.
Essa profundidade só traz resultados se a caixa for usada num amplificador de contrabaixo.
Em se tratando de amplificadores de guitarra, essa profundidade pouco ou nada acrescenta ao som.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #3 : 23 de Outubro de 2014, as 06:41:28 »

blackcorvo, teu projeto é bonito; mas eu pouco consigo entender esses desenhos; mas posso dizer que foi bem projetado.

Dê mais detalhes das medidas utilizadas. ok?

O gabinete tem 18cm x 18cm x 18cm, e nesses desenhos usei tábuas de 20mm de espessura.

Olhando-se a vista de perfil, nota-se que a caixa parece ter uma boa profundidade.
Essa profundidade só traz resultados se a caixa for usada num amplificador de contrabaixo.
Em se tratando de amplificadores de guitarra, essa profundidade pouco ou nada acrescenta ao som.

Isso pode ser alterado sem problemas.  Existe alguma regra ou proporção que se use em projetos de gabinetes?
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Jupterra
Visitante
« Responder #4 : 23 de Outubro de 2014, as 15:46:48 »

"O gabinete tem 18cm x 18cm x 18cm, e nesses desenhos usei tábuas de 20mm de espessura."

blackcorvo, permita-me 'palpitar' sobre esse teu projeto:

* as medidas são para uma pequena caixa; portanto terá uma forma de um cubo... normal.
* Por ser caixa pequena, não há necessidade de uma espessura tão substancial, você pode faze-la com 15mm e até com 10mm; que terá muita firmeza.

É só minha opinião. ok?
Abraços.
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #5 : 23 de Outubro de 2014, as 18:26:27 »

"O gabinete tem 18cm x 18cm x 18cm, e nesses desenhos usei tábuas de 20mm de espessura."

blackcorvo, permita-me 'palpitar' sobre esse teu projeto:

* as medidas são para uma pequena caixa; portanto terá uma forma de um cubo... normal.
* Por ser caixa pequena, não há necessidade de uma espessura tão substancial, você pode faze-la com 15mm e até com 10mm; que terá muita firmeza.

É só minha opinião. ok?
Abraços.

É que eu não tinha referência de espessuras de tábuas, então usei 20mm mesmo por garantia.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 26 de Março de 2015, as 02:45:40 »

Depois de um bom tempo, com ajuda do meu pai, consegui colocar um projeto com esse tipo de montagem em prática.
A caixa foi feita com tábuas de Eucalipto de 18mm de espessura, sendo que a caixa é de 300x300x150mm. Foram usados quatro falantes de 5" (furo de encaixe pela frente medindo 110mm de diâmetro).
Porém, fizemos a frente recuada dentro da caixa para permitir o encaixe de uma moldura com a tela ortofônica (usamos tela de plástico por enquanto, mas ela pode ser facilmente trocada por um tecido ortofônico mais adequado no futuro).

Seguem fotos do produto pronto, envernizado com verniz naval:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Esses falantes não tem nenhuma informação sobre potência máxima, mas baseado em testes eu suponho que seja algo como 5w cada um, portanto essa caixa suportaria um amplificador de até 15w sem problemas (não digo 20w só para deixar uma margem de segurança).
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Albuquerque
Visitante
« Responder #7 : 26 de Março de 2015, as 09:41:41 »

Ficou muito caprichada, parabéns!  Smiley
Registrado
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #8 : 10 de Abril de 2015, as 19:11:50 »

É sempre complicado dar um acabamento com o tecido ortofônico, na minha, eu fixei o falante atrás do bafle, pelo lado de dentro da caixa, e o tecido coloquei diretamente no bafle, grampeado por dentro também.
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
andersohm
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 110

Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 21


« Responder #9 : 17 de Junho de 2015, as 17:44:47 »

Galera não quis criar outro tópico pois esse já trata praticamente do mesmo assunto...

Fiz um esquema baseado nas caixas 4x12" e head da Marshall, vasculhei pela internet e adaptei algumas medidas, gostaria de alguma opinião a respeito das proporções, principalmente do faceplate o pré vai ser o do site + o marshallizer, ainda necessita de algum ajuste nas distancias dos knobs e dos furos para os leds dos canais.

A alça da caixa vai subir um pouco também e serão instaladas rodinhas com trava.  Grin

A madeira eu estou em dúvida entre compensado comum ou o naval ambos de 15mm.

As medidas externas da caixa são LxHxD - 770x755x365mm (1960A) e do head LxHxD - 740x310x215 (1959SLP) e foram retiradas do site da Marshall, não coloquei no desenho porque tive uma certa dificuldade no CAD para alterar a escala para as medidas que ficaram muito pequenas, é um programa diferente, e o tempo sem mexer também ajudou.

O modelo do head é baseado no singnature do Randy Rhoads e algumas adaptações, vai ser branco mesmo com cantoneiras pretas, gostaria também de saber como fazer um faceplate dourado o mais próximo do dourado dos faceplates da própria marshall e não é a ideia fazer um clone perfeito, mas pode servir para mais alguém que esteja interessado nesses planos, assim que construir posto os detalhes da parte interna.

Ainda estou editando e adaptando algumas coisas para o meu projeto.
 
Registrado

"Don't talk to strangers..."
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #10 : 18 de Junho de 2015, as 23:21:05 »

Não entendi muito bem quais são as opiniões que você precisa, mas o que deu para sacar é:

1) Entre compensado comum e naval, prefira o naval.

2) Você pode fazer o faceplate dourado usando chapa de latão (tem que envernizar, porque oxida), ou alumínio anodizado (esse é o Marshall autêntico, ideal seria fazer o faceplate e mandar anodizar, mas há esquemas caseiros na internet que você pode tentar), ou alumínio comum pintado com verniz vitral amarelo (tem que ser no aerógrafo ou pistola, há verniz vitral em spray, mas o acabamento não fica muito bom). Das 3 opções, a última é menos durável.

3) distância entre knobs vai do seu gosto, desde que caibam os potenciômetros e o modelo de knob escolhido, com folga suficiente para você segurá-los. Se ajudar, tenho um cubinho MG15, e a distância entre centros dos knobs é de 1" (25,4mm). Acho que os pots desse modelo são de 16mm, mas com essa distância deve caber até mesmo os de 23mm (vão ficar bem próximos internamente).

Uma dica que você não pediu, mas eu vou dar assim mesmo: encontra-se com certa facilidade umas cantoneiras baratas de plástico duro, muito parecidas com as Marshall autênticas. Não as compre, quebram na primeira batida.  Use cantoneiras de ABS, ou de metal (ou as plásticas Marshall autênticas).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal