Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 15:49:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Apresentação de trabalho  (Lida 2612 vezes)
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« : 22 de Outubro de 2014, as 20:40:34 »

Pessoal, dia 6 de Novembro vou fazer uma breve apresentação do meu amplificador numa "feira" na minha faculdade, então vou ter que bolar alguns slides e apresentar meu amplificador valvulado que fiz recentemente. A princípio vou tentar explicar o funcionamento das válvulas, fazer um diagrama de blocos do funcionamento do ampli, mostrar os datasheets dos transformadores e no final é claro colocar ele pra falar.

Gostaria de saber se os senhores recomendam algum artigo que fale brevemente sobre o funcionamento das válvulas triodo e pentodo para eu me basear? Não precisaria de nada tão elaborado... Algumas outras dicas são bem vindas também.

Abraços.
Registrado
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #1 : 22 de Outubro de 2014, as 21:38:24 »

Cara, sou bem iniciante em eletrônica mas sempre fui muito curioso para saber como funcionam as coisas, principalmente em relação a áudio. Uma vez pesquisando sobre amplificadores valvulados, acabei achando esse site com algumas informações sobre válvulas:

http://www.mspc.eng.br/eletrn/vterm_110.shtml

Não sei se tem tudo o que você precisa, mas dá uma olhada que pode ter algo útil. No final da página, estão listadas as referências do artigo.

Espero que te ajude.  Smiley

Abraço

Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
felix
Visitante
« Responder #2 : 23 de Outubro de 2014, as 00:23:49 »

Lá na minha, a galera está frenética no lance da sustentabilidade energética.
Se eu levasse um valvulado para lá, era arriscado me amarrarem no HT e ligarem o treco.

Mas veja bem Tubes Again:
http://arstechnica.com/science/2014/06/nasa-melds-vacuum-tube-tech-with-silicon-to-fill-the-terahertz-gap/

 Cheesy

Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #3 : 23 de Outubro de 2014, as 06:17:31 »

Sabe como as válulas eram fabricadas na década de 40?

Assista eses videos:

https://www.youtube.com/watch?v=QCksgN7kiv4

https://www.youtube.com/watch?v=J61hHMjxzC4

São muito legais...

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #4 : 23 de Outubro de 2014, as 09:01:07 »

Buenas

Não sei qual é o seu público alvo, mas seria interessante você justificar o uso das válvulas, já que as mesmas apresentam um consumo energético maior, em relação aos transístores, além do alto custo do conjunto (válvulas e transformadores).
Você poderia levar um amplificador transistorizado para fazer comparações.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #5 : 23 de Outubro de 2014, as 09:03:52 »

Farei exatamente desse jeito, vou dar uma breve introdução, falar que "é caro mas é bom". O público alvo são alunos do curso de engenharia elétrica mesmo e talvez alguns professores.

Obrigado pessoal, estou reunindo o material aqui.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.262

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #6 : 23 de Outubro de 2014, as 12:29:08 »

Farei exatamente desse jeito, vou dar uma breve introdução, falar que "é caro mas é bom". O público alvo são alunos do curso de engenharia elétrica mesmo e talvez alguns professores.

Não é questão de ser caro ou bom, ou gastador de energia. O uso de válvulas não se justifica mais em algumas aplicações de eletrônicos, por exemplo em computadores, receptores de TV ou rádio, devido ao consumo de energia, geração de calor, baixa confiabilidade e durabilidade e tamanho.
Mas em algumas aplicações, elas são a única opção (grandes transmissores de rádio, máquinas industriais) ou tem característica única não reproduzível pela eletrônica de estado sólido (no caso de áudio hi-end e instrumentos, ou sistemas de comunicação militares a prova de pulso eletromagnético nuclear **). Nesses exemplos, os adjetivos caro e consumidores de energia não se aplicam, mas o que se sobressai é a qualidade e propriedades únicas das válvulas eletrônicas. Talvez esse seja um bom ponto pra apresentar e justificar porque elas nunca desapareceram e continuam em uso.

** Os russos e outros países do leste europeu, durante a guerra fria, continuaram a fabricar as válvulas, não por atraso tecnológico ou para fornecê-las para os amplificadores de áudio ou de guitarra, mas para ter seus sistemas de comunicação imunes a uma possível guerra nuclear.
« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, as 12:32:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal