Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 11:26:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Elétrica do contra-baixo Tonante. Alguém conhece?  (Lida 6676 vezes)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« : 23 de Outubro de 2014, as 00:35:35 »

Não é para rir, que o negócio é sério! Legal!

Hoje chegou, um amigo com um "negócio" em baixo do braço, embrulhado dentro de uma sacola de mercado; e perguntou para mim: você sabe ligar isso aqui?

Eu olhei, meio desconfiado, e retruquei: o que é isto? e ele de bate pronto respondeu; é de um contra-baixo. 

Era um escudo, num material que parece ser de fórmica com toda parte elétrica cortada, só restando os fios dos dois captadores.  As porcas dos potenciômetros e do jacks, tudo enferrujado e lambuzado de um material que parecia ser WD40.

Ele complementou; o rapaz lá da igreja tentou trocar o potenciômetro "do meio" mas tava travado, aí ele colocou lubrificante, e no dia seguinte não sabia mais onde soldar os fios.  Eu continuei "papeando" com ele, e perguntei se sabia qual a marca do contra-baixo, para dar uma olhada na net para ver se achava alguma coisa referente a parte elétrica.

Enquanto isto, o telefone dele tocou, e ele perguntou; qual a marca do "baixo", e responderam para ele, que era Tonante.  Quando ele terminou de falar ao celular, confirmou a marca é Tonante.

Eu falei; dizem que Tonante não é instrumento, é um "pau com cordas".  Ele riu sem graça e disse; o rapaz da igreja não tem condições de comprar outro.

Enfim, eu disse para ele que iria fazer uma pesquisa para ver se conseguiria achar informação que pudesse ajudar.

Então estou aqui pedindo, caso alguém conheça alguma informação que possa ajudar, eu agradeço antecipadamente.

Vou colocar um link de um com o escudo igual, ao dele. http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fimg34.imageshack.us%2Fimg34%2F6448%2Ftonante.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.contrabaixobr.com%2Ft14219-o-primeiro-baixo-a-gente-nunca-esquece&h=500&w=374&tbnid=8cnuDQZNWNBAWM%3A&zoom=1&docid=gidSBNXOkQ-V4M&ei=uWlIVJvXLozCggSt-YLwCw&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&client=firefox-a&ved=0CFsQMyg0MDQ&iact=rc&uact=3&dur=2355&page=2&start=42&ndsp=44

Vejam, ele só veio com o escudo, então não tenho mais detalhes.

Abraços,
Alfredo
Registrado

daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #1 : 23 de Outubro de 2014, as 06:23:17 »

Lá na paróquia onde eu frequento tem um tonante encostado tem uns 10 anos... as vezes alguém usa ele. Se tu puder esperar até quarta que vem eu vejo se é o mesmo modelo. Se for eu trago ele pra casa e tiro umas fotos do escudo pra ti.

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
adautomarttau
Visitante
« Responder #2 : 23 de Outubro de 2014, as 07:06:09 »

Tenho um semelhante a esse,mas o meu é vermelho , se não me engano eram dois volumes um para cada captador , um tone geral e as chaves para combinar os captadores.Não tenho certeza se era isso mesmo pois faz muito tempo que o modifiquei.
Registrado
marcao_cfh
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.694

Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 414


« Responder #3 : 23 de Outubro de 2014, as 07:12:08 »

As chaves são para ligar e desligar cada captador (provavelmente em paralelo), e os potenciômetros devem ser ou dois volumes e um tone ou então um volume e dois tones. Da pra seguir o esquema de ligação de outros contrabaixos.
Registrado
RuyThonson
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 257

Obrigado
-Dado: 105
-Recebido: 62



« Responder #4 : 23 de Outubro de 2014, as 09:15:13 »

Bom dia galera.

Basicamente é essa ligação, sendo que você deve direcionar uma chave para cada captador.

http://www.seymourduncan.com/support/wiring-diagrams/schematics.php?schematic=jazz_bass_stacks
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #5 : 23 de Outubro de 2014, as 13:05:53 »

Lá na paróquia onde eu frequento tem um tonante encostado tem uns 10 anos... as vezes alguém usa ele. Se tu puder esperar até quarta que vem eu vejo se é o mesmo modelo. Se for eu trago ele pra casa e tiro umas fotos do escudo pra ti.

Daniel.

Daniel, eu agradeço antecipadamente e fico no aguardo.

Abraços,
Alfredo
Registrado

daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #6 : 29 de Outubro de 2014, as 09:59:50 »

Daniel, eu agradeço antecipadamente e fico no aguardo.
Abraços,
Alfredo

Alfredo.

Desculpe a demora. Eu dei uma olhada no "pau com cordas"  que tem lá e o modelo dele é diferente. Ele só tem dois potenciômetros  e não tem as chaves. Sinto muito.

Mas o esquema de ligação deve ser bem parecido com o que o RuyThonson postou. As chaves normalmente colocam os captadores " em curto" para desabilitá-los.

Boa sorte.

Daniel.
« Última modificação: 29 de Outubro de 2014, as 12:55:21 por daniellp » Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #7 : 29 de Outubro de 2014, as 23:54:03 »

Daniel,

Obrigado pela atenção.

Abraços,
Alfredo
Registrado

Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #8 : 30 de Outubro de 2014, as 08:22:07 »

Então, eu tenho um Tonante com esse mesmo esquema em casa, que um amigo pediu para trocar o jack e nunca mais veio buscar, o esquema pelo que me lembro, é praticamente aquilo postado pelo Ruy.
Mas se você quiser, mais tarde posso tirar o esquema dele (ou uma foto) e postar.
ai você decide, se quiser é só falar.
Basicamente, é um Tone para cada captador, as chaves são para selecionar captador e um volume geral.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 30 de Outubro de 2014, as 12:14:54 »

Doug, é claro que quero!  E agradeço antecipadamente.

O esquema seria bom; mas algumas fotos seriam muito melhor, ou até as duas coisas. Legal!

Abraços,
Alfredo
Registrado

Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #10 : 30 de Outubro de 2014, as 13:37:14 »

Tá na mão (literalmente):
o esquema:


no spoiler, algumas fotos.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 30 de Outubro de 2014, as 20:49:50 »

Pô irmão, você não sabe o quanto vai me ajudar a fazer o dono de um "Tonante" feliz. Legal!

Como não sou luthier; apenas me comprometi a ajuda-lo a refazer a ligação da parte elétrica, sem nada cobrar.  Então o custo dele será apenas da compra do material (potenciômetros, chaves, jacks, capacitores e cabo blindado).

Assim que estiver fazendo o reparo, documento e posto aqui.

Agradeço imensamente,
Abraços,
Alfredo
Registrado

Doug
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 925

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 123



« Responder #12 : 30 de Outubro de 2014, as 21:33:15 »

Pô irmão, você não sabe o quanto vai me ajudar a fazer o dono de um "Tonante" feliz. Legal!

Como não sou luthier; apenas me comprometi a ajuda-lo a refazer a ligação da parte elétrica, sem nada cobrar.  Então o custo dele será apenas da compra do material (potenciômetros, chaves, jacks, capacitores e cabo blindado).

Assim que estiver fazendo o reparo, documento e posto aqui.

Agradeço imensamente,
Abraços,
Alfredo
De nada, disponha!
Só lembrando que, nesse esquema que tracei e nas fotos, falta o aterramento da ponte, que é feito nesse fio desencapado, entre os dois pots de tone.
talvez seja até melhor voce juntar todos os terras em apenas um ponto, essa montagem original é cheia de loops de terra.

Mudando um pouco de assunto, esse Tonante que está aqui é um instrumento até bem honesto, a regulagem de altura das cordas funciona bem, sem que fique trasteando, mesmo não possuindo tensor e, por incrível que pareça, mesmo com essa ponte em barra, ele casa as oitavas bem direitinho até a 12ª casa, o que ferra com ele, além do acabamento mal feito, são os captadores, que desconfio que são os mesmos que a Tonante usa em guitarras, o som não tem peso nenhum, parece até que as cordas estão afinadas fora da tensão, mas testei ele com o escudo de um Golden e o timbre melhorou 100%, ficou com pegada de baixo.
Registrado

Essa Estória de viver em paz, não me satisfaz
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #13 : 30 de Outubro de 2014, as 22:08:07 »

Interessante esta informação.  Vou falar isto com ele, ver ver se tem alguns cavacos para queimar em outros captadores, já que não dá para ele investir muito.

Mais uma vez, obrigado.
Registrado

Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal