Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Abril de 2024, as 07:46:10


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Lixar capacitor ceramico para diminuir a capacitancia  (Lida 5838 vezes)
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« : 23 de Outubro de 2014, as 10:40:02 »

Bom dia pessoal,
Montei o TSW lite, e não estava conseguindo achar um capacitor cerâmico de 33pF que tem no projeto, ai um amigo meu me deu uma ideia, que ele já tinha feito uma vez e deu certo, ai resolvi fazer também e funcionou. Vou compartilhar a "gambiarra" com vocês e pedir a opinião dos grandes mestres sobre as consequências de fazer isso. Desculpem-me pela heresia, mas como eu não achava o capacitor e comprar pela internet não compensava, fiz assim mesmo e deu certo.
Peguei um capacitar de 47pF e fui lixando a parte superior dele e medindo no capacimetro ate conseguir o valor desejado, no caso 33pF.
depois de chegar no valor, passei esmalte de unhas para isolar e pronto.




« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, as 11:37:06 por xformer » Registrado

For those about to rock (we salute you)
rafafelix
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 611

Obrigado
-Dado: 728
-Recebido: 207



« Responder #1 : 23 de Outubro de 2014, as 10:53:52 »

Muito interessante isso. Não sabia que isso era possível (não manjo de eletrônica).

Vou ficar no aguardo da manifestação da galera que entende do assunto pra aprender também.  Smiley
Registrado

Timbre é tudo igual. Os ouvidos é que são diferentes!
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #2 : 23 de Outubro de 2014, as 10:59:11 »

Não é a solução mais elegante mas funciona... só te aconselho a colocar um pingo de esmalte de unha sobre a parte lixada pois os contatos ficaram a mostra e pode haver problemas com umidade e poeira no futuro.

Já fiz isso para rádios, quando se precisa de alguma capacitância específica que não se acha por terras tupiniquins.

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.261

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 23 de Outubro de 2014, as 11:39:46 »

Não é a solução mais elegante mas funciona... só te aconselho a colocar um pingo de esmalte de unha sobre a parte lixada pois os contatos ficaram a mostra e pode haver problemas com umidade e poeira no futuro.

Ué, ele escreveu que passou esmalte na parte lixada.

Eu já vi gambiarras, mas essa é nova. Obviamente, não dá pra querer fazer um capacitor de 10pF a partir de um de 47pF, senão quase não vai sobrar nada ...  Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 23 de Outubro de 2014, as 12:14:44 »

E eu achando que não tinha mais nada a aprender sobre capacitores...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #5 : 23 de Outubro de 2014, as 13:24:20 »

Ué, ele escreveu que passou esmalte na parte lixada.

My bad... eu não li tudo...

Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
VOX
Handmaker
****
Offline Offline

Mensagens: 1.630

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 116



« Responder #6 : 23 de Outubro de 2014, as 13:32:37 »

Já li aqui no HM, há muito tempo atrás, que alguém lixava resistores também, hehehe...
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #7 : 23 de Outubro de 2014, as 15:28:27 »

lferg, essa foi muito boa.
Gostei dessa dica; agora vou aventurar-me na precisão de capacitores cerâmicos.
Só me falta comprar um capacímetro.

Valeu... Legal!
Registrado
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #8 : 23 de Outubro de 2014, as 16:04:27 »

lferg, essa foi muito boa.
Gostei dessa dica; agora vou aventurar-me na precisão de capacitores cerâmicos.
Só me falta comprar um capacímetro.

Valeu... Legal!

É um instrumento muito útil, e não é tão caro, vale a pena ter um em mãos.
Outra coisa, eu usei uma dremel com um rolo de lixa bem fina, para não danificar o capacitor e não deixar rebarbas.  Roqueiro
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 23 de Outubro de 2014, as 16:26:38 »

Esta para mim é novidade; já tinha visto fazer capacitor de baixo valor torcendo 2 fios encapados, e depois selando.

« Última modificação: 23 de Outubro de 2014, as 19:59:58 por Alfredo Padrao » Registrado

du.kurubaco
Visitante
« Responder #10 : 23 de Outubro de 2014, as 23:23:52 »

Muito interessante a gambiarra. Na teoria faz sentido, pois um capacitor nada mais é que duas placas de metal separadas por um material isolante, chamado dielétrico. O valor da capacitância é proporcional a área das placas e a distância entre elas. Ao lixar o capacitor, você está diminuindo a área destas placas, diminuindo então o valor da capacitância. Acredito que para frequências de áudio não deva trazer nenhum problema grave. Espero ter ajudado.
Registrado
007
Visitante
« Responder #11 : 07 de Novembro de 2014, as 02:34:45 »

Dica bem útil para um domingo a tarde e você não tem onde comprar justamente "aquele" capacitor que precisa para continuar sua montagem.  Legal!
Registrado
Di. Rocha
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8



« Responder #12 : 07 de Novembro de 2014, as 20:52:37 »

Já li aqui no HM, há muito tempo atrás, que alguém lixava resistores também, hehehe...

Não me lembro bem, mas acho que fui eu quem postou essa informação, pois era prática de um colega técnico da Sharp nos idos 1987. Essa do capacitor também já vi em um radio portátil antigo. De qualquer maneira são dicas que, embora pouco ortodoxas, são de grande valia na "hora do sufoco" por falta de um componente chave para o término de um projeto.
Registrado

Di. Rocha
lferg
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 85

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 14



« Responder #13 : 07 de Novembro de 2014, as 23:58:07 »

Não é a solução mais elegante mas funciona... só te aconselho a colocar um pingo de esmalte de unha sobre a parte lixada pois os contatos ficaram a mostra e pode haver problemas com umidade e poeira no futuro.

Já fiz isso para rádios, quando se precisa de alguma capacitância específica que não se acha por terras tupiniquins.

Daniel.
Já li aqui no HM, há muito tempo atrás, que alguém lixava resistores também, hehehe...

Não me lembro bem, mas acho que fui eu quem postou essa informação, pois era prática de um colega técnico da Sharp nos idos 1987. Essa do capacitor também já vi em um radio portátil antigo. De qualquer maneira são dicas que, embora pouco ortodoxas, são de grande valia na "hora do sufoco" por falta de um componente chave para o término de um projeto.

E´ exatamente isso galera, não e´ uma solução para ser definitiva, mas quando você esta empolgado, numa sequencia em que você só para quando escutar ele "falando", vale a pena.
E olha que o meu TSW Lite esta "gritando" muito bem!
Afinal, e´ um capacitor Handmade!
 Roqueiro
Registrado

For those about to rock (we salute you)
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal