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Autor Tópico: transformador para 3x TDA2030  (Lida 13955 vezes)
vitorwolff
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« : 24 de Outubro de 2014, as 13:17:03 »

Pessoal, pretendo comprar aqueles kits dye de um som 2.1 com três TDA2030, o kit em questão é esse: ]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-598920638-kit-eletrnica-para-montar-amplificador-audio-21-subwoofer-_JM#D[S:HOME,L:CONVCATEG-CORE-ITM,V:1]
Pois bem, perguntando ao vendedor ele me informou que um transformador 12+12 por 2,5A daria conta do recado, mas fiquei um pouco receoso, visto que pela internet achei indicações de até 4A para dois TDAs 2030.
Usarei para os satélites quatro caixinhas de um velho home theater Philips, já abri elas e no falante diz ser de 25w e 4ohns. O sub que eu tenho é de 6", 55w e 8ohns.
Um transformador de 15+15 por 3A ficaria bom?
Qual transformador devo usar?
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« Responder #1 : 24 de Outubro de 2014, as 16:04:11 »

Buenas

Como a impedância de suas caixas satélites são de 4 ohms cada, você deverá ligá-las em série duas a duas. Cada um destes pares deverá ser ligado a uma das saídas de agudos.
Para a saída de graves, você deverá ligar a caixa para graves normalmente.
Como cada saída terá uma carga com impedância de 8 ohms, no limite você terá 12 W em cada saída (segundo o datasheet), totalizando 36 W, com THD de 0,5% e alimentação de +/- 16 V.
Para atender esta demanda, seu transformador deverá ter uma saída de 12 V + 12 V com no mínimo 2,25 A (comercialmente um transformador de 12 V + 12 V e 3 A).
Com este transformador de 15 V + 15 V o limite superior de alimentação do TDA2030 será extrapolado.
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« Responder #2 : 24 de Outubro de 2014, as 17:56:17 »

Buenas


Com este transformador de 15 V + 15 V o limite superior de alimentação do TDA2030 será extrapolado.

a maioria dos amplificadores comerciais que usam o TDA2030 usam transformadores de 15+15V e o falante com carga de 8 Ohms .
embora depois da retificação a tensão vai ficar na casa dos 21Vdc essa tensão cai pra algo em tornos dos 16~17VDc quando se liga o amplificador.
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« Responder #3 : 24 de Outubro de 2014, as 23:31:48 »

Muito obrigado pelo esclarecimento pessoal, estava na dúvida de o que usar realmente. Até porque muito vendedores só querem vender e se der problemas no circuito vão dizer que foi por culpa da montagem.
Domingo ou segunda já compro o kit e um transformador na solda fria.
Grato a todos por acrescentar um pouco mais de conhecimento.
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« Responder #4 : 25 de Outubro de 2014, as 22:24:34 »

A menos que exista a opção de usar transformador separado para o setor do subwoofer, eu apostaria em maior disponibilidade de corrente, uns 5A talvez. CI's amplificadores de potência são bem gulosos. E em se tratando de corrente, como diria o filósofo, "o que abunda não falta". Mais disponibilidade de corrente se traduz em melhor resposta de graves, já que a fonte vai inevitavelmente derrubar a tensão se o circuito demandar corrente superior àquela que o transformador é capaz de suprir.
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« Responder #5 : 30 de Outubro de 2014, as 21:52:16 »

Usar transformador separado?
Como a placa é pronta poderia usar dois transformadores ligado juntos?
Vi no ML por 36 dilmas cada de 12+12v 2a, já aqui no RS então seria rápido para chegar também.
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« Responder #6 : 31 de Outubro de 2014, as 16:25:30 »

Não, não, não!

Quando eu falei em usar transformador separado eu estava me referindo a possibilidade da placa possuir circuito completamente independente para o subwoofer, desde a fonte até o áudio.

Se não é esse o caso, esqueça, use um único transformador com bastante corrente disponível (5A), e não se esqueça de equipar a sua placa com diodos retificadores capazes de lidar com isso. Eu recomendo MUR860, mas eles são grandões (TO220) e poderão não caber. Se a placa estiver prevendo ponte retificadora, aí é só comprar uma que aguente a corrente, não tenha tamanho exagerado, e possua lides que facilitem a montagem.

Se quiser ganhar tempo, use o transformador de 2A mesmo (1 só...), mas não espere um desempenho maravilhoso.


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« Responder #7 : 31 de Outubro de 2014, as 23:39:41 »

Felizmente tem o transformador 12+12 de 5a na solda fria.
Vou perguntar ao vendedor qual diodo esta na ponte, imagino que deva ser 1nxxxx.
Obrigado pela ajuda Finck.

O vendedor me respondeu dizendo que acompanha o RL207.
Usando o MUR860, ele precisaria de algum dissipador de calor?
Porque até conseguiria por eles na placa mas sem dissipadores.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2014, as 00:10:28 por vitorwolff » Registrado
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« Responder #8 : 01 de Novembro de 2014, as 09:43:46 »

Não precisa de dissipador no seu caso.

Se você quiser parar por aqui, tudo bem, sua resposta está aí em cima. Se quiser saber mais, continue lendo...

No seu amplificador, a corrente em situações "médias" não chegará perto do 5A, o exagero de capacidade de corrente é um artificio para não criar distorção ou limitação (no sentido de "compressão") em passagens mais altas, ou seja, manter o máximo de dinâmica possível.

Tem uma coisa que eu, pessoalmente, gosto de sempre lembrar ao povo (e à mim mesmo...): na capacidade de corrente que os fabricantes de transformadores comerciais declaram tem um certo "exagero" (que eu uma vez chamei de Fator Pinóquio e o pessoal gostou...), então sempre é bom deixar uma margem de segurança confortável. Ou seja, quando você compra um transformador de 5A "comercial", normalmente a corrente que ele consegue manter antes de começar a derrubar a tensão é menor (em torno dos 3A, eu diria).

Os fabricantes não estão exatamente agindo de má fé. Eles sabem que a corrente nominal não será exigida continuamente, principalmente nas aplicações de áudio. Então o transformador se comporta dentro de limites bem razoáveis de desempenho e durabilidade. Quando a carga exige um pico de corrente a tensão cai imediatamente, e num amplificador isso se traduz em perda instantânea de volume, reduzindo a dinâmica da passagem musical. A enorme maioria dos usuários não percebe nem se preocupa com isso, mas quando se quer um amplificador com desempenho excepcional isso tem que ser levado em conta.

Em outras aplicações em que se exigir a corrente nominal continuamente, o transformador aguentará, mas irá aquecer inconvenientemente (embora dentro dos limites suportados pelos materiais que nele foram utilizados). Oras, o transformador pode até aguentar a temperatura, mas vai ficar irradiando calor que comprometerá a vida útil do que está em volta.

Esses efeitos são decorrentes do uso de núcleos subdimensionados (ou dimensionados no limite) e feitos com aço de qualidade duvidosa.
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« Responder #9 : 10 de Novembro de 2014, as 12:12:28 »

O meu kit chega hoje ainda, eu estava pensando, como que eu faço pra substituir os quatro diodos por uma daquelas pontes quadradas?
Ou a placa tem que ter as trilhas prontas pra isso?
Grato pela ajuda de todos anteriormente.
Uma outra pergunta que tenho é:
Quantos litros deve ter a caixa do sub woofer?
O falante tem 6".
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« Responder #10 : 10 de Novembro de 2014, as 12:42:24 »

Vai depender muito da disposição dos diodos na placa e no diâmetro do furo na placa para os terminais dos diodos. O jeito mais fácil vai ser soldar fios no retificador quadrado e depois ligá-los na placa.  O retificador em ponte tem 4 ligações: o "+", o "-"  e dois "~".   O "+" tem de ir na junção dos catodos de dois diodos na placa, o "-" tem de ir onde houver a junção de anodos de dois diodos, e os "~" serão ligados onde tem catodo e anodo de diodos juntos (não importa qual das duas, dá na mesma).  Ou se não quiser ligar os "~" na placa, ligue-os diretamente no transformador e apenas ligue o "+" e o "-" na placa.
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« Responder #11 : 10 de Novembro de 2014, as 15:29:27 »

O vendedor me mandou 8 diodos rl207, se liga-los em paralelo terei uma ponte que suporta 4a?
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« Responder #12 : 10 de Novembro de 2014, as 16:58:17 »

O vendedor me mandou 8 diodos rl207, se liga-los em paralelo terei uma ponte que suporta 4a?

Não se costuma ligar diodos retificadores em paralelo. Há algumas diferenças entre eles, de forma que um dos diodos pode conduzir mais do que o outro e por isso acabar queimando, o que depois causa a queima do outro também. Se esses RL207 aguentam até 2A e o total exigido será 4A, talvez passe por um 2,2A e no outro 1,8A, queimando o primeiro e depois o outro, porque não teria uma folga. Se fossem para até 3A cada, haveria uma folga.
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« Responder #13 : 11 de Novembro de 2014, as 01:56:03 »

Acabei de montar o amplificador.
Como ainda não tenho o transformador em mãos eu posso usar uma fonte chaveada 12v 2a só para testar?
Se sim, ligo normalmente no lugar do transformador e ligo os três fios?

PS.: Quis compartilhar com o pessoal do fórum que tem me ajudado bastante nesses dias!



« Última modificação: 11 de Novembro de 2014, as 02:05:58 por vitorwolff » Registrado
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« Responder #14 : 11 de Novembro de 2014, as 07:11:19 »

A fonte do amplificador é simétrica, não é? Quero dizer, após retificação e filtragem, você tem uma tensão positiva (V+), um terra (ground, GND, 0V) e uma tensão negativa (V-).

Se for isso, uma fonte chaveada que só tenha positivo e negativo não vai funcionar. A menos, claro, que você tenha uma fonte simétrica. Neste caso, ligue-a APÓS a retificação na sua placa.
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