Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 04:29:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Mini amplificador de baixa potência.  (Lida 3856 vezes)
Gabrielckrs
Visitante
« : 31 de Outubro de 2014, as 16:50:01 »

  E ai pessoa tudo na boa?
  Como primeiro post estou trazendo para vocês algo um pouco manjado mas é a intenção é receber alguns feedbacks para melhorar a minha contribuição, então por favor, não sejam bons na hora da crítica. Esse projeto é de um amplificador de baixa potência cerca de 1 ou 2 Watts, algo para ser carregado no bolso ou utilizado, como no meu caso, às duas da manhã quando estão todos dormindo.

  Obs: Eu esqueci de inverter a parte que será usada para transferência, então caso vocês forem utilizar este método, invertam a imagem antes.

  Download: https://mega.co.nz/#!s4YU2QIa!OQc-5ZwPzjhP1LA3uE61946bOhmROsY-Z-tY9OA96cU

  Abraços
  att, Gabriel.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 31 de Outubro de 2014, as 17:33:25 »

 Olá Gabrielckrs  

Benvindo ao fórum

Interessante seu projeto.

Eu acho que para ficar mais completa a documentação, seria bom você colocar o esquema elétrico do seu mini amp, não só o layout.

O layout também ficaria melhor se tivesse desenhada a borda da placa. Opinião minha.

O valor de R2 com certeza não é esse indicado no layout. Com 330k o Led não acende em 9v.

O controle de volume está configurado para variar a impedância de entrada, o que não fica bom para se ligar a guitarra diretamente no Input. Vai perder qualidade. Batendo Cabeça

Uma sugestão: colocar um tonestack simples além do volume. Roll Eyes


Abraço. Legal!
« Última modificação: 25 de Abril de 2017, as 17:32:01 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 31 de Outubro de 2014, as 17:36:37 »

Vou ser bem crítico pra você não ter que levar bordoadas no futuro:
- Primeiro revise o que escreveu antes de postar a mensagem (tem erros de digitação e falta de sentido em uma frase). Essa sua falta de atenção também ocorre no seu documento do projeto (vou descrevê-los mais adiante). Se depois de postada a mensagem, você enxergar coisa errada, ainda pode editar a mensagem e corrigir os erros.
- Saiba o que está informando. O seu amplificador NÃO vai fornecer 1 ou 2 watts de potência. O LM386 alimentado com 9V talvez chegue a 0,5W na saída. Com 12V dá pra chegar em 1W.
- Agora sobre o PDF:
Se você sabe que se enganou na face do layout, por que não o conserta e divulga o correto ? Ou ponha as duas faces (para transferência e real). Qual a pressa ? Divulgue algo certo ao invés de dizer que o desenho está errado.
No layout você indicou um resistor de 10k em série com o de 0,047uF, na lista está 10 ohms. O certo é 10 ohms. Não há relação entre a lista e os códigos dos componentes no layout.
Faltou uma ligação para o led. Ele não vai acender desse jeito, além disso o resistor em série é de 330k no layout e 330 ohms (certo) na listagem de componentes.
O sinal de entrada vai para o MEIO do potenciômetro (10k) de volume, quando deveria ir para um dos terminais de fora.
Não tem as dimensões da placa de CI.
É muito erro pra um circuito tão simples.
E só para lembrar, existe uma regra de ouro aqui no fórum: tem que informar se o layout foi ou não foi testado (obviamente o seu não o foi). O pessoal aqui odeia fazer placa que não tem layout garantido (ninguém quer ser cobaia). Não existe o espírito experimentador na maioria do pessoal.

Agora uma sugestão:
É possível aumentar o ganho do LM386 (você deixou os pinos 1 e 8 desligados, o que fixa o ganho em 20 vezes) usando componentes externos (um capacitor ou um capacitor e resistor em série entre os pinos 1 e 8 ), bem como dar um realce  nos graves com mais um resistor e um capacitor entre os pinos 5 e 1:
« Última modificação: 31 de Outubro de 2014, as 18:49:40 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Gabrielckrs
Visitante
« Responder #3 : 31 de Outubro de 2014, as 23:28:59 »

Obrigado Matec e Xformer pelos feedback's. Xformer concordo com tudo oque você disse, tenho muito no que melhorar perdoem os erros, porém, sim eu testei esquema porém com ligações ponto a ponto, pois estava sem percloreto de ferro em casa para a confecção de um placa e funcionou bem. Vou tentar as configurações novas que vocês me recomendaram para melhorar ele. Novamente obrigado. ^^
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #4 : 01 de Novembro de 2014, as 09:51:37 »

XFormer, essa do resistor mais capacitor entre os pinos 1 e 5 eu não sabia... Mas a formuleta dá a impressão que o artifício irá "cortar" frequência, e não introduzir algum "ganho". Você pode explicar melhor o princípio da coisa?

Para não desanimar o Gabriel: realmente o LM386 não chega na potência que você declarou, mas a que ele atinge faz um barulho considerável, mais do que suficiente para usar com fones, ou mesmo para estudar em casa a noite. Ligado num falante com boa sensibilidade, dá para incomodar vizinhos...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 01 de Novembro de 2014, as 20:01:30 »

XFormer, essa do resistor mais capacitor entre os pinos 1 e 5 eu não sabia... Mas a formuleta dá a impressão que o artifício irá "cortar" frequência, e não introduzir algum "ganho". Você pode explicar melhor o princípio da coisa?

Sim, na verdade esses componentes, em valores adequados, vão diminuir o ganho acima da frequência de corte (de 20x = 26dB para 9x = 19dB) e atenuar menos os graves (de 20x para 17x).  Veja circuito e gráfico retirados da datasheet do LM386:


Na datasheet não tem essas fórmulas, eu fui encontrá-las nessa página, com a demonstração delas:

http://www.electrosmash.com/lm386-analysis
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal