Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Abril de 2024, as 12:31:38


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como regular Bias do JCM2000?  (Lida 5080 vezes)
David Loos
Visitante
« : 31 de Outubro de 2014, as 19:37:19 »

Boa noite,

Gostaria de saber como regular o Bias do JCM2000.

ele já foi bastante mexido (o velho problema de desligar depois de um tempo funcionando...) e não consigo regular o Bias dele, atrás dele onde tem aquele soquete de 3 pinos, na parte de baixo em um lado dos pots tem um resistor de 100k, e no outro um de 10k. e justamente neste do lado do resistor de 10k a válvula fica com a placa levemente avermelhada.

Como faço para ajustar o bias dele? posso plugar meu multímetro direto neste conector? qual a corrente recomendada para este caso?

abraço.
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #1 : 31 de Outubro de 2014, as 20:31:10 »

Seria interessante postar o esquema do JCM2000, se é que você o tem.

O fato é que existem 2 métodos para se regular o bias e em ambos é necessário que exista um trimpot de regulagem:
1) Através de uma Bias Probe
2) Através da corrente de repouso do amplificador.

Como não tenho Bias Probe eu uso o 2º método que consiste em se ligar um multímetro na escala de miliamperes na chave bypass (desativada) do amplificador e medir a corrente quiescente, uma vez que o consumo das válvulas pré amplicadoras não é alto e, portanto, desprezível.

Então, você mede a corrente e ajusta o trimpot para que dê de 50 a 70% da capacidade nominal de corrente das válvulas de potência que é informado no datasheet da válvula e multiplicado pelo número das válvulas de potência existentes.

No meu caso, como eu não gosto do som de drive do meu amplificador e todo o som de drive vem do meu pedalboard, eu ajusto a corrente em 50% o que faz as válvulas aquecerem menos e durarem mais.

Agora, se só uma das válvulas estiver com a placa avermelhando, pode ser defeito só nessa válvula e aí o aconselhável seria trocar o quarteto.

Mas, antes de condenar a válvula é importante que você reajuste o bias das válvulas através do trimpot e ver se a vermelhidão dessa válvula desaparece.



« Última modificação: 31 de Outubro de 2014, as 20:33:50 por Ramsay » Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #2 : 01 de Novembro de 2014, as 23:46:46 »

aqui nesta foto dá de se ver como é a traseira do amp: http://www.marshallforum.com/gallery/showphoto.php?photo=206&size=big&cat=recent&limit=recent

apenas uma válvula fica coma placa levemente avermelhada, e fica um ruído de fundo no amp... meu inglês é péssimo, e este amp já foi mexido, tem uma série de componentes adaptados, eu queria saber como que posso medir o bias através deste conector da saída do amp, sei que ali é o ajuste de bias, mas não sei como fazê-lo, onde ligar o meu multímetro...

Acho que não fui muito explícito no post, mas o ajuste do bias eu sei como deve ser, eu não sei como ajustar ESTE amp  Roll Eyes

já fizesse tal ajuste em um destes?

abraço
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #3 : 03 de Novembro de 2014, as 11:23:59 »

Essa foto que você postou não ajuda muito, mas, no esquema "DSL100 power amp & PSU circuit diagram JCM2000 DSL100" que encontrei na internet, existem 2 pontos de teste distintos que são 2 resistores de 1 ohm/1W (R6 ligado entre os catodos de V5 e V6 e a terra) e (R9 ligado entre os catodos de V7 e V8 e a terra).
Devido a isso, conforme mostrado no penúltimo esquema "DSL bias board circuit diagram", existem dois trimpots PR1 e PR2 de 22K para o ajuste do bias de cada par de válvulas.
A vantagem dessa disposição é que em caso de defeito não é necessária a troca do quarteto de válvulas, mas apenas do par.

Citar
apenas uma válvula fica coma placa levemente avermelhada, e fica um ruído de fundo no amp...

Esse ruído de fundo é típico de placa de válvula avermelhando e pode significar que ela não está casada com a outra EL34 que faz par com ela, ou que o bias esteja menos negativo do que deveria ou mesmo defeito interno na válvula. Eu sugeriria que antes de abrir o amplificador você arrumasse alguma EL34 confiável emprestada e colocasse no lugar da que está avermelhando pra ver o que acontece.

Se não der certo, aí você vai ter que abrir o JCM200 e ajustar o bias, atuando no trimpot correspondente ao par em que fica essa válvula que está avermelhando e com um multímetro na escala de 100 mV ligado entre os terminais do resistor de 1 ohm que sai do par cuja válvula está avermelhando e ajustar para dar uma leitura o mais próximo possível do outro par de válvulas, mas, sem avermelhar a placa.
Link dos esquemas:
http://www.drtube.com/library/schematics/69-marshall-schemas#JCM2000-DSL
« Última modificação: 03 de Novembro de 2014, as 11:39:47 por Ramsay » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 03 de Novembro de 2014, as 12:06:29 »

David, sobre esta válvula que fica avermelhada, você já tentou mudar ela de soquete e ligar o amp? Ela continua avermelhada?

Se sim, sugiro que remova um dos pares e veja se o amp soa OK.
Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #5 : 04 de Novembro de 2014, as 06:54:56 »

Bom dia,

não, ainda não mudei a válvula de posição, farei isto hoje de noite e posto os resultados aqui!

Este amp é daquela série problemática da Marshall que desliga com o tempo, e o dono dele reclamou de sobreaquecimento ( claro, a placa da válvula está avermelhando...)

Sobre a foto que postei acima, era com o intuito de ver o conector onde estão os dois pots do BIAS, eu queria saber se é possível de se regular o BIAS apenas por estes trimpots, e como eu devo fazer isso (tipo, em escala de 100mV colocar a ponteira de teste negativa no centro e a positiva no lado do par que desejo fazer o ajuste... este tipo de informação, sabe? a parte das correntes e do resistor eu sei, queria saber como usar estes conectores ali para o ajuste!) Porque este amp já foi bastante mexido, tem uns resistores de 10K e 100K pendurados em baixo dos trimpots de BIAS, e em resumo, o amp já foi bastante mexido, o dono já considera ele como perdido...

enfim, hoje falei o teste substituindo a válvula de soquete, e vou ver se ela avermelha também, vou passá-la para o outro lado do amp, e logo mais posto os resultados!

Eu não tinha visto este esquema, vou ver hoje de noite junto ao amplificador e tentar ajustar o bias dele!

Logo mais posto mais detalhes!

Obrigado!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 04 de Novembro de 2014, as 09:39:52 »

Eu sempre regulei meus amps usando resistor de catodo, tem uma página do antigo audiolist que explica bem explicadinho como se faz isso, se ao inverter as vávulas a mesma válvula permanecer avermelhada, eu diria com 90% de certeza que a válvula esta ruim e deve ser descartada.

Eu já mexi um pouco com outro amp cópia do DR, ele tem um circuito de bias um pouco diferente e segundo os fóruns gringos, um capacitor (c12) pode dar problema e avariar as válvulas, no circuito temos um capacitor de 47n para 250v, os gringos recomendam no mínimo 1 megavolt.



Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #7 : 04 de Novembro de 2014, as 10:49:32 »

farei a substituição deste capacitor também então!

obrigado!

-----
http://www.bustedgear.com/repair_Marshall_DSL100_transformers_2.html este é o site explicando um pouco das mod´s deste modelo, não fiz nenhuma, só troquei os valores de dissipação dos resistores. agora preciso ajustar o BIAS.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2014, as 10:51:35 por David Loos » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 04 de Novembro de 2014, as 11:02:34 »

Eu já mexi um pouco com outro amp cópia do DR, ele tem um circuito de bias um pouco diferente e segundo os fóruns gringos, um capacitor (c12) pode dar problema e avariar as válvulas, no circuito temos um capacitor de 47n para 250v, os gringos recomendam no mínimo 1 megavolt.

Pessoal, vamos pensar e reler o que se escreve antes de enviar a mensagem, senão começa a aparecer muita bobagem. Até pode existir um capacitor com essa isolação, mas talvez ele seria maior do que o próprio amplificador.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
David Loos
Visitante
« Responder #9 : 04 de Novembro de 2014, as 11:19:54 »

Eu entendi que era 1kV, mas não achei necessário corrigir, sei que ás vezes isso engana!
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #10 : 04 de Novembro de 2014, as 11:56:25 »

Eu entendi que era 1kV, mas não achei necessário corrigir, sei que às vezes isso engana !

Acontece que a mensagem não será lida apenas por você. Muita gente desavisada ou que não tenha noção (por isso procuram aprender por aqui) pode entender da forma errada. Se o objetivo do fórum é divulgar conhecimento e ajudar a resolver problemas, então as informações que aqui aparecem precisam ser e estar corretas no maior esforço possível, sob pena de perda de credibilidade e confiabilidade no nosso fórum, se coisas absurdas como essa passarem e não forem corrigidas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 04 de Novembro de 2014, as 12:55:37 »

Eu entendi que era 1kV, mas não achei necessário corrigir, sei que ás vezes isso engana!

Exatamente, foi mal galera, mas é 1kv e não o absurdo que eu escrevi acima, acho que nem exista tal capacitor.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal