Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Abril de 2024, as 15:29:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Doe uma dica!  (Lida 15998 vezes)
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #30 : 20 de Novembro de 2014, as 13:44:37 »

Se o problema for com pulgas, espalhe umas bolinhas de pimenta do reino (escura) embaixo da cama, e adeus para elas.

Outra dica para retirar soldas antigas, é colocar um pouco mais de solda (nova), e soldar o componente novamente. Quando derreter, entre com o sugador.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #31 : 20 de Novembro de 2014, as 14:31:23 »

Substitui a esponja vegetal para limpar a ponta do ferro de solda por uma esponja de aço inox, dessas encontradas em supermercado, durabilidade maior e não precisa de umidade.

Não se recomenda limpar a ponta do ferro com esponja de aço porque isso faz a ponta do ferro se estragar com mais facilidade. Em qualquer manual de ferro de soldar de boa procedência vem escrito isso.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #32 : 20 de Novembro de 2014, as 14:48:01 »

Eu uso um pedaço de camisa de malha de algodão velha para limpar a ponta do ferro. Nunca estraga a ponta, e é fácil de repor.
Registrado

Albuquerque
Visitante
« Responder #33 : 20 de Novembro de 2014, as 15:18:03 »

Dicas em geral??  Undecided Então vai uma de utilidade pública:
Uma vez que abrir qualquer garrafa de refrigerante (com coca-cola funciona melhor) não as feche mais.
O que faz sair o "gás" do refrigerante é ficar abrindo e fechando. Ele sai com mais intensidade.
Eu nunca comprava aquelas coca-colas de garrafas de vidro por que pensava que só prestaria pra tomar a primeira vez e que ficaria "choca". Cheesy
Basta apenas colocar a tampa por cima e dar a primeira volta na rosca, não 'vedando' a tampa.

Fica aí essa pra quem se interessar...
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #34 : 20 de Novembro de 2014, as 17:46:26 »

Para dessoldar um CI queimado eu uso isso:
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #35 : 20 de Novembro de 2014, as 21:18:29 »

Para colocar trastes em escala, se não tiver o martelo de plástico, é só prender uma tampa de garrafa pet na cabeça de um martelo comum.
"Lavar" discos de vinil ajuda a remover a poeira sem arranhá-lo.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.260

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2012


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 21 de Novembro de 2014, as 07:58:44 »

Só uma observação sobre o tópico: eu acho muito válido ter postagens sobre dicas diversas, entretanto tê-las todas misturadas num tópico só e de forma desorganizada, não adianta muito. Muita informação misturada e sem classificação ou organização é a mesma coisa que não ter nada.  Talvez seja o caso de abrir um fórum especifico para "dicas" e separar as dicas por tópicos.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #37 : 21 de Novembro de 2014, as 10:13:06 »

Ramsay

Onde acho essa ferramenta ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #38 : 21 de Novembro de 2014, as 12:51:36 »

Só uma observação sobre o tópico: eu acho muito válido ter postagens sobre dicas diversas, entretanto tê-las todas misturadas num tópico só e de forma desorganizada, não adianta muito. Muita informação misturada e sem classificação ou organização é a mesma coisa que não ter nada.  Talvez seja o caso de abrir um fórum especifico para "dicas" e separar as dicas por tópicos.

Realmente quando iniciei o tópico, a intenção era essa; que fosse sendo adicionadas dicas referentes ao nosso hobby, e que facilitasse a busca para pequenas dicas, que as vezes muito valiosas, se perdem dentro de outros tópicos; pois as vezes a "gente" lembra que leu sobre um assunto, mas não sabe onde encontrar depois de muito tempo passado.

Espero que esta dica sirva para alguém!

Esta forma de "Doe uma dica!", não é nova, e não é minha; na realidade eu copiei a ideia de um outro fórum que estou sempre dando uma "corujada" para aprender sobre assuntos diferentes, mas que me trazem vontade de fazer: Cutelaria Artesanal  http://www.cutelariaartesanal.com.br/forum/index.php

Nós também poderíamos ir adicionando uma dica aqui, de forma que outros que trabalhem com madeira, pintura, luthieria, eletrônica, etc...  Ou seja assuntos variados, que podem ajudar o nosso Hobby.

Abraços,
Alfredo

E que desta forma, o Marceneiro (ou não ) mas que tenha alguma dica de como trabalhar com madeira, para  fazer caixas ou gabinetes...
O Pintor com dicas de técnicas, tintas, etc..
O Luthier, de pequenos ajustes, elétrica...
O Hobbysta em geral, mas sempre com uma dica que facilite, aos que fazem, ou estão aprendendo a fazer pedais, pré, amplificadores, etc...

Por exemplo: no site que citei de cutelaria artesanal, mesmo que não pareça, eu busco informações de trabalho com couro, para fazer uma "correia de guitarra" personalizada para o meu filho.  Não é que não possa ser comprada pronta; mas é pelo prazer de fazer!

Mas como acabou tomando um rumo mais "genérico" eu fiquei na minha, para não parecer que estava sendo "um chato".

Abraços,
Alfredo

« Última modificação: 21 de Novembro de 2014, as 12:55:26 por Alfredo Padrao » Registrado

Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #39 : 21 de Novembro de 2014, as 13:37:20 »

Isso mesmo, Alfredo.   

Assumo minha parcela da "culpa", sem problemas, e aproveito para reiterar o incentivo à variedade.   Smiley
Registrado

Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #40 : 21 de Novembro de 2014, as 17:02:49 »

Citar
Onde acho essa ferramenta ?

Essa é uma ferramenta antiga que era fabricada pela Ceteisa.
Inclusive vendiam também só a ponta.
Hoje em dia acho que não se encontra mais.

Mas, acho que é possível fazer uma dessas utilizando perfilado de alumínio nas dimensões adequadas e um parafuso de cobre com porca que encaixe no lugar da ponta de um ferro de soldar das antigas.
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #41 : 21 de Novembro de 2014, as 20:36:45 »

Para dessoldar um CI queimado eu uso isso:

Buenas

Qual potência do ferro de solda e o material desta ferramenta?
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #42 : 22 de Novembro de 2014, as 09:13:34 »

Uma dica para quem faz amp valvulado.

Uma das dificuldades para fazer um amp valvulado de maior potência é conseguir um bom chassis para ele, além do gabinete de madeira.

Se você não tem habilidade, tempo, espaço, ferramentas, etc. a dica é comprar um cubo 1x12 usado, com falante do tamanho apropriado ao seu amp, 12" é o ideal para a maioria dos amps clássicos, retirar o amp (transistorizado) de dentro do cubo e transplantar o seu valvulado para esse novo (usado) gabinete 1x12, ou até 2x12.

Esses cubos tipo meteoro e de outras marcas mais populares usados são baratos e já vem com um bom chassis, gabinete, parafusos de fixação, alças, pés de borracha, furos já prontos para o cabo de alimentção, furo do falante, tecido ortofônico, fusivel, chave de liga e desliga e da pra aproveitar os furos da "frente" (painel) dele para os poteciometros, olho de boi e jacks de entrada.

Cobre-se os furos que não serão usados com uma nova faceplate e voilá, você tem um amp com aparência profissional, mais barato e mais fácil de fazer.

O circuito original transistorizado pode ser aproveitado de várias formas, dependendo da qualidade dele.

E pode ser vendido como um cabeçote se colocado dentro de uma caixa metálica qualquer.

Eu comprei recentemente um meteoro simulator chorus de 50 watts por 500 mangos, retirei ele do gabinete 1x12 original e coloquei dentro de uma caixa de rack de altura dupla da Naoko (RK-2U-B), troquei os potenciometros originais por uns alpha e coloquei knobs novos, esta parecendo um amp comprado assim, e como ele me surpreendeu pela qualidade das simulações (e também tem reverb de mola mesmo (belton)), eu nem vou vendê-lo (era a idéia original).

Além do amp extra, ainda fico com o falante original dele que também me surpreendeu positivamente. Segundo a meteoro, ele é fabricado pela bravox sob as especificações dela e me parece, mais ou menos, uma cópia do celestion G12T-75.

Mas se você não quiser, ou ver que não vale a pena ficar com o amp original, a venda dele numa caixa nova mais a venda do falante podem deixar você com um bom chassis e gabinete quase, ou até mesmo, de graça.

No meu caso eu retirei o courvin original e as proteções de canto, que estavam meio velhos e quebrados, e vou colocar novos. vou lixar a caixa até ficar bem lisa e passar um verniz escuro.

Como o amp que vou colocar é um clone do fender champ (2 jacks de entrada, um potenciometro e um olho de boi), a faceplate será bem simples, apenas uma lâmina de madeira com acabamento natural.

Um detalhe muito importante, verifique antes de comprar se o chassis e o espaço interno comportam os componentes do valvulado, às vezes o chassis é estreito e não cabem os soquetes de válvula e transformadores do seu novo amp.

Ou, o gabinete é que é estreito e o imã do falante toma o espaço que seria das válvulas e transformadores.

Outro detalhe, o cubo tem que ser com gabinete open back, claro.
 

Fica a dica do titio.  Smiley


Abraço.    

-----
Fotinhas para ilustrar o que disse:

O Meteoro Simulator Chorus 50 watts, ele não vale uns R$500,00 ?   Cool

Vendendo o falante de 12" por uns R$150,00, reponho o que gastei com o amp e a caixa metálica, ficando o gabinete e chassis grátis.



O gabinete ainda sem uma boa lixada, verniz escuro e faceplate de madeira, o tecido ortofônico será trocado futuramente.




Abraços.



 
« Última modificação: 23 de Novembro de 2014, as 14:19:59 por Ferro_Velho » Registrado
Montanari
Visitante
« Responder #43 : 16 de Julho de 2015, as 13:12:43 »

Pessoal, nos esquemas de Overdrives e/ou Distortions é comum vermos um bloco do diagrama responsável pelo ceifamento de onda, certo ?

É comum vermos vários tipos de componentes exercendo este papel :

- leds
- diodos de silício
- diodos de germânio
- transistores ( mosfets )
- diodos schottky

Diodo Schottky, este cara tem características ligeiramente diferentes dos outros tipos de diodo e produzem uma sonoridade diferenciada.

Os gringos quase sempre indicam o BAT41 ( ou BAT42 ).

Ok, o problema é encontrá-los por aqui...   Batendo Cabeça

Minha dica é procurá-lo nesta loja ( e por um preço bem interessante ) :
http://newportcom.com.br/bat42-diodo-schottky-30v-200ma-do-3.html

Espero ter ajudado aqueles que, como eu, vivem "batendo perna" atrás de elefantes brancos ( de olhos azuis )...
Registrado
lucaseduardo
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 35

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 4


« Responder #44 : 16 de Julho de 2015, as 19:21:10 »

jamais ligue uma pedaleira digitech com uma fonte ruim,utilize a original Cheesy
Registrado
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.059 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal